Você está Aqui: Início

Editorial – Um novo formato de apresentar o jornalismo eletrônico do Planet Kart

E-mail Imprimir PDF

Há pouco mais de dez anos o jornalismo especializado em automobilismo na internet ainda engatinhava e seguia à risca os preceitos definidos em bancos acadêmicos de que este tipo de mídia se prestava apenas para notas curtas e desprovidas de imagens ilustrativas.

Ao criar o Planet Kart, optamos por subverter essa ordem dos fatos e apresentamos ao “mercado” um web-site diferenciado, com matérias mais aprofundadas e, sempre, acompanhadas de fotografias digitais, uma “tecnologia” então também incipiente. O sucesso foi imediato e logo passamos a ser literalmente e orgulhosamente “copiados” por todos e hoje não se imagina qualquer site que não seja “multimídia”, embarcando as mais variadas tecnologias que a mente humana é capaz de conceber.

Fomos precursores sim, mas não deitamos em berço esplêndido e permanecemos com a característica básica de sempre inovar.

Embora com bases de programação diferentes, o Planet Kart estava com a mesma “cara” desde sua criação em 2000 e apesar do aspecto “clean” deste web-site, estávamos limitados por apenas onze artigos na pagina inicial e a programação utilizada era conflitante com boa parte dos recursos técnicos mais modernos, que gostaríamos de colocar à sua disposição.

A internet é reconhecidamente a mídia mais dinâmica que existe e para não perdermos o bonde da historia, passamos ao longo dos dois últimos anos a planejar detalhadamente e construir essa nossa “nova casa”, mais moderna, mais dinâmica, mais interativa e repleta dos recursos tecnológicos mais modernos.

Bem, como esta é uma “pista nova” para nossos velozes internautas esta é a hora de fazermos um “brieffing” detalhando onde acelerar fundo no “new” Planet Kart para você tirar o máximo de performance em sua navegação pelas mais completas noticias do mundo do kart.

Vamos começar lá no alto, na barra de Menu da pagina principal. As três primeiras abas apresentam as opções de visualização dos Vídeos, das Galerias de Fotos e dos Links para outros sites importantes para o mundo do kart.

Lá também você encontrará a aba “Estilo PK”, em qual você poderá escolher com um simples clique a cor e fundo de tela que mais lhe agrada para “vestir” o Planet Kart, enquanto você desfruta as noticias mais completas do kartismo nacional e internacional. (Saiba tudo sobre Estilo PK clicando aqui).

Ainda na barra do Menu está o botão de “Login”. Estar “logado” é muito importante e significa ser cadastrado no site para poder usufruir todos os recursos disponíveis aos usuários. Apenas como exemplo, um desses recursos é poder assistir os vídeos e programas do Planet Kart, uma exclusividade para os leitores cadastrados.

Mas ao longo do tempo outras “exclusividades” para os leitores cadastrados virão, como enviar noticias e fotos para a nova seção “Você Leitor”, escolher e adquirir fotos produzidas pela equipe do Planet Kart em nossa “Loja Virtual”, bem como participar do Fórum que voltará ao ar em breve.

Os leitores mais antigos certamente lembrarão que o Fórum do Planet Kart sempre foi referência e ponto de encontro diário obrigatório de todos os kartistas e aficionados do esporte, bem como o melhor local para comprar e vender equipamentos usados, através do mais conhecido setor de “Classificados” da internet. Até equipe vencedora da 500 Milhas de Kart Granja Viana foi formada entre internautas nas paginas do Planet Kart Fórum. Por algum tempo o Fórum do Planet Kart esteve fora do ar, mas agora estará de volta e, com força total!

Logo abaixo do Menu Superior você encontrará as Manchetes do Planet Kart em um belo slideshow interativo em qual basta passar o mouse sobre a imagem em destaque, para surgir um texto de chamada da matéria. Para ler a matéria na íntegra, basta clicar sobre a imagem que você será automaticamente direcionado para a pagina do artigo completo. Simples e pratico!

Ao lado do slideshow o módulo “Em Foco no Planet Kart”, que estará sempre trazendo em matéria completa o assunto mais “quente” do momento no Mundo do Kart. Para ler a matéria na íntegra é só clicar no link ao final da chamada da matéria.

Pouco abaixo, no módulo maior à esquerda, as quatro matérias de “Primeira Pagina”, que merecem uma atenção e leitura especial. As demais matérias de “Primeira Pagina” podem ser vistas clicando logo abaixo no “Mais Artigos”, ou, simplesmente, escolhendo no menu numérico a pagina que você quer ver.

Ao lado das matérias de Primeira Pagina está outro módulo interativo, composto de duas abas. Na primeira aba sempre uma “Entrevista” interessante e, na segunda aba, o “Perfil” de algum piloto, onde você poderá saber tudo sobre as carreiras, conquistas e projetos de futuro.

Legal, não é? Assim você não apenas acompanhará pelas paginas do Planet Kart as performances nas pistas dos melhores pilotos do Brasil e do mundo, mas também saberá tudo sobre suas carreiras, o que pensam e, principalmente onde querem chegar. Pelas paginas do Planet Kart você poderá acompanhar, de forma organizada e detalhadamente, as carreiras de alguns ases que algum dia estarão sentando no cockpit de um F1.

Mas não param por aí as novidades diferenciadas do Planet Kart!

Abaixo do módulo Entrevista/ Perfil está o modulo “Você Repórter”, um espaço democrático onde serão publicadas notas, informações e curiosidades enviadas à nossa redação diretamente por nossos leitores. A forma e regras de envio serão especificadas em outra matéria, portanto, fique ligado!

O Foto do Dia do Planet Kart – que mais parecia Foto do Mês, ou Foto do Semestre – mudou e agora no modulo à direita da pagina principal, logo abaixo do “Kart Vídeo”, você encontra o Click. As imagens do Click são randomizadas com todas as imagens que já entraram no antigo “Foto do Dia” e receberá novas fotos a cada semana. Cada vez que a pagina for atualizada, ou você voltar para a pagina inicial de algum artigo que tenha lido, a foto do Click vai ser diferente. Caso você tenha gostado de alguma e queira vê-la em alta resolução é só clicar com o botão direito do seu mouse e selecionar “Exibir Imagem”.

Logo abaixo do modulo das matérias de Primeira Pagina está o módulo “Todas Categorias”, em qual todas noticias publicadas estão organizadas separadamente em seis categorias e por área de interesse. A primeira categoria é a Paulista, Granja e Light, em qual você encontrará todas as noticias sobre esses certames do estado de São Paulo, bem como de outros campeonatos e provas dentro do estado paulista. Ao lado a categoria Internacional, onde estarão todas as matérias de provas, eventos e campeonatos internacionais. O “detalhe” importante é que muitos artigos serão encontrados na língua original em que foram produzidos, mas sempre com uma versão em português, para que você não perca nenhum detalhe. Ao abrir qualquer artigo em outra língua você encontrará no canto superior direito um mini-menu com três links. O primeiro para a “versão original”, o segundo abre a versão em português e o terceiro abre em uma mesma pagina as duas versões. Um luxo que você encontra só aqui no Planet Kart!

Os campeonatos Centro-Oeste, Paranaense, Mineiro, Catarinense, Potiguar, Gaúcho, Metropolitano de Curitiba e demais certames, provas e eventos dos demais estados do Brasil estão todos na categoria Pelo Brasil, que é ladeada pela categoria Campeonatos Nacionais, onde você encontrará tudo sobre o Brasileiro de Kart, Copa Brasil e Sul-Brasileiro de Kart.

Logo abaixo as categorias Geral, onde estarão os artigos com os Editoriais, Entrevistas, Perfis, Você Repórter e muito mais, ao lado da categoria Amador, espaço reservado para atenção especial aos campeonatos com kart de locação – indoor - e certames, provas e eventos de cunho nitidamente amador, que muitos chamam indevidamente de “domingueiros”.

A “piece de resistance” dessa nova forma de navegar em nosso web-site é o módulo Fique Por Dentro. Nele você encontrará matérias técnicas e informativas, que podem facilitar a decisão dos desportistas na hora de adquirir equipamentos, ou contratar serviços.

Com isso são ao menos 44 acessos a artigos diretamente na pagina inicial, distribuídos em um visual agradável e de fácil e intuitiva navegação.

Por que Web-site e não Portal

Profissionais de mídia eletrônica desavisados acabaram recentemente entrando “na onda” de um recente veiculo do meio que confunde suas visitações com a do portal onde é ancorado e propalando aos quatro ventos irreais números de “page-views” maiores que o da Rede Globo e se auto-intitulando “Portal de Kart”.

Com muito orgulho, desde nossa criação, somos um Web-Site especializado em kart (e só em kart), afinal site, ou web-site é o nome que designa um veiculo de conteúdo “vertical”, ou seja, focado apenas em um tema, ou área de interesse. Assim ao tratarmos exclusivamente de kart, ou de automobilismo (que é parte da área de interesse Esporte) esse é o titulo que devemos ostentar.

Portais tem função absolutamente distinta. Um Portal também é um site, mas com um “plus” de ser um centro aglomerador e distribuidor de tráfego para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal. Na pratica é o site que dá acesso à Internet.

No aspecto “conteúdo”, os Portais caracterizam-se pelo aspecto “horizontal”, ou seja, com múltiplas áreas de interesse, abordando diversos segmentos, como política, esportes, policia, cidades, cotidiano, variedades e etc.

Quem não tem essas características não é, não pode ser e nem se auto-proclamar um Portal. Conteúdo linear é característica de Web-Sites, como nós, que temos orgulho em sermos conhecidos pela nomenclatura correta e não como simples soldados rasos que se querem passar por generais.

Última atualização ( Dom, 02 de Maio de 2010 18:02 )