Você está Aqui: Início

Geral - Nathan William recupera-se bem de cirurgia e faz planos para o retorno às pistas

E-mail Imprimir PDF

Piloto de 10 anos passou por intervenção para correção de problema ósseo

Alongamento de fêmur não é uma cirurgia simples, e esse foi o procedimento a que foi submetido o piloto Nathan William (Thancar Motors/ Jornal de Brasília/ Motorbiz), no início do mês de março.


Nathan é natural de Campinas, interior de São Paulo, mas desde cedo reside em Brasília (DF), onde teve seu primeiro contato com o automobilismo. O piloto nasceu com um problema ósseo conhecido como Fêmur Curto Congênito. O fêmur é o osso mais longo e volumoso do corpo humano e se localiza nas coxas. No caso de Nathan, o fêmur esquerdo desenvolveu-se cerca de 10 centímetros menos que o direito. Embora o problema estivesse estabilizado e não houvesse risco de aumento na diferença entre as pernas, a família optou pela operação já nesta fase da vida do garoto.

“Poderíamos esperar mais para fazer a cirurgia, mas nos preocupamos também com a questão psicológica que o problema gera. Embora o Nathan leve uma vida absolutamente normal, pratique o kartismo, jogue bola, e tudo mais, infelizmente existe muito preconceito em nossa sociedade e não achamos justo que nosso filho passe por isso”, afirmou Cleomar Rodrigues, pai do piloto.

A cirurgia para reparação do problema foi realizada em Campinas, pela equipe do Dr. Adriano Garcia Massa, especialista em Ortopedia Pediátrica e médico da PUC de Campinas. O procedimento, que teve duração de pouco mais de uma hora, foi realizado com sucesso.

 

Recuperação rápida e volta às pistas

“A recuperação de Nathan está muito boa, surpreendendo a todos”, afirma o Dr. Adriano. O piloto vai passar por uma fase onde é utilizado um fixador ortopédico externo do tipo Orthofix, que estabiliza a estrutura óssea, mantendo o alinhamento e permitindo o alongamento ósseo. Após a retirada do aparelho, Nathan precisará de alguns meses de fisioterapia, e então voltará à vida normal.

A volta às pistas ainda não tem data marcada e vai depender totalmente da recuperação do piloto, que está ansioso para acelerar novamente. “Vou me divertindo com o videogame por enquanto, mas não vejo hora de voltar a correr”, disse Nathan.

A expectativa do piloto, família e equipe é que o garoto volte às pistas a tempo de treinar para a disputa do título da Copa Brasil de Kart pela categoria Cadete. William foi o vencedor da competição em 2009, quando ainda corria pela categoria Mirim.


Ricardo Favaro

Última atualização ( Qua, 05 de Maio de 2010 00:11 )