Você está Aqui: Início

Granja Viana – Raul Rocha e Gabriel Donsé deixam a torcida adversária em pânico

E-mail Imprimir PDF

( 9 Votos )

A África do Sul é inegavelmente os centro das atenções do esporte mundial neste mês de junho, com as emocionantes disputas da Copa do Mundo de Futebol e com a seleção canarinho, primeira do ranking da FIFA, e eternamente uma das favoritas, sempre tirando o sono dos adversários e deixando em pânico as torcidas adversárias. Afinal, por aqui 191,5 milhões de brasileiros dividem as funções de técnico, comentaristas especialistas e apaixonados torcedores da seleção pentacampeã mundial com o gaúcho Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido do publico - e temido pelos adversários - como Dunga.

Mas outra paixão nacional é o automobilismo e os oito títulos mundiais de F1 deixam claro para o mundo que nossos pilotos são até melhores que nossa seleção de futebol, afinal já arrebataram oito “estrelas” contra “apenas” cinco do chamado esporte nacional. O Brasil é então o país do automobilismo, restando claro que deste solo brotam inesgotavelmente talentos de primeiríssima linha para o mundo da velocidade.

Dentro desse difícil e competitivo panorama dois jovens kartistas paulistas começam a despontar como vencedores natos e, fazendo jus ao principal patrocínio estampado em seus karts e macacões, começam a deixar a “torcida adversária” em pânico. São eles os “botinhas” Raul Rocha (Pânico Energy Drink/ Build Brasil/ Alternativa/ Vinícola Amália/ Stark Artes Gráficas/ GBS Racing) e Gabriel Donsé (Pânico Energy Drink/ SP Log/ GBS Racing).

Com apenas um ano e sete meses de experiência no esporte e apenas uma temporada completa na categoria Mirim da Copa São Paulo de Kart Granja Viana – a qual encerrou na sexta colocação, com grandes atuações em meio a kartistas bem mais experientes - Raul Rocha (Pânico Energy Drink/ Build Brasil/ Alternativa/ Vinícola Amália/ Stark Artes Gráficas/ GBS Racing) optou por pular o natural “degrau” seguinte da categoria Cadete e abriu a temporada 2010 do maior certame regional de kart do país já acelerando direto um poderoso propulsor de dois tempos de ciclo e 125cc, na velocíssima categoria Super Cadete.

Para quem (ainda) não é muito afeito ao kartismo, os bólidos da categoria Mirim são impulsionados por motor estacionário de quatro tempos de ciclo, derivados de bombas d’água, com apenas 5,5hp de potencia e equipados com redutor no sistema de alimentação, justamente para reduzir ainda mais a potencia e velocidade dos micromonopostos, já que essa é uma categoria-escola, uma classe destinada ao aprendizado dos rudimentos das técnicas de pilotagem, que apenas vão se desenvolvendo na base do talento individual e, claro, das “horas de vôo” de cada piloto.

O passo natural seguinte é a categoria Cadete, com o mesmo tipo de equipamento, mas sem o redutor do sistema de alimentação, deixando os karts mais velozes e ao mesmo tempo “lapidando” a pilotagem dos pequenos competidores (com idade entre oito e onze anos), ultimo degrau antes de ingressarem nas classes equipadas com propulsores de dois tempos de ciclo, quatro vezes mais potentes e muito mais “ariscos” e velozes.

Ao desprezar o habitual estagio da categoria Cadete e ingressando direto na veloz Super Cadete, trocando diretamente as corridas “empurrado” por motores de 5,5hp com redutores, pelos 125cc de 22hp de potencia, a expectativa geral era de que seria esta uma temporada de resultados pífios e dedicada somente ao aprendizado, andando na “referencia” de pilotos extremamente experientes.

Mas, nem de longe, foi o que aconteceu assim que começou a temporada 2010 da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. Na primeira rodada do certame regional paulista, Raul Rocha esbanjou talento e, de cara, cravou a pole position da etapa inaugural. Mostrando personalidade, Rocha não se intimidou ante a maior experiência dos principais competidores e assim que autorizada a largada manteve a ponta da corrida, que foi interrompida ante uma atabalhoada manobra do segundo colocado, que tentou ainda na primeira volta uma ultrapassagem sem que houvesse o menor espaço para tanto, tirando Raul Rocha em definitivo da corrida.

O “cartão de visitas” estava apresentado e na etapa seguinte a vitória que fugira entre os dedos materializou-se, após assumir a dianteira na primeira volta de corrida e não dar qualquer chance de ataque aos demais concorrentes. Definitivamente, concorrentes, publico e mídia passaram a olhar com respeito para o atrevido Mirim que chegara na Super Cadete. Na terceira etapa Raul teve problemas, deixando de completar a corrida, mas na quarta rodada Rocha fez uma corrida magistral, partindo da ultima fila do grid, para completar a prova ocupando a terceira colocação final.

No sábado (19/06) o Kartódromo Internacional Granja Viana abriu suas portas para a realização se sua quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, mais uma vez reunindo em suas grelhas mais de 250 pilotos de todo o Brasil. Na tomada de tempos classificatórios da categoria Super Cadete, o kart de Raul Rocha (Pânico Energy Drink/ Build Brasil/ Alternativa/ Vinícola Amália/ Stark Artes Gráficas/ GBS Racing) estranhamente passou a ter um rendimento inferior ao dos demais principais concorrentes da classe e não conseguiu mais que a nona posição do partidor.

Na corrida a situação não foi diferente, com o propulsor nitidamente perdendo mais potencia a cada passagem, não dando a menor possibilidade de reação ao jovem kartista paulista. Decorridas a dezesseis voltas da competição, Raul Rocha divisou a bandeira a quadros na décima colocação final.
“Tivemos sérios problemas com o motor do Raul nesta etapa e infelizmente perdemos pontos preciosos no campeonato”, lamentou Fausto Souza, chefe da equipe Pânico, ao final do dia de competições. “Aparentemente houve uma perda completa de compressão e perdíamos mais de um segundo por volta do líder da corrida e apenas ‘no braço’ é que o Raul conseguiu levar o kart ao décimo lugar. É uma pena, mas ainda em tempo de corrigirmos os problemas de equipamento para o play-off, que é a fase decisiva do campeonato”, complementou Souza.

 

Problemas de motor também marcam a estréia de Gabriel Donsé na Granja

Nove anos de idade e dono da marca de “piloto mais jovem do Brasil” registrada pelo Ranking Brasil – Livro dos Recordes Brasileiros em 2006 ao participar de sua primeira competição aos três anos e nove meses de idade, o piloto paulista Gabriel Donsé (Pânico Energy Drink/ SP Log/ GBS Racing) já tem um currículo invejável, repleto de vitórias e títulos: Campeão Mirim em 2009 do Campeonato Nova Schin de Kart, Itu (SP), Vicecampeão da Mirim na Copa RBC em 2008, terceiro colocado da Mirim na Copa São Paulo Light de Kart de 2008 e sétimo colocado no Campeonato Brasileiro de Kart 2008 (Mirim, em Fortaleza), Gabriel tem como ‘coach' Maurizio Sandro Sala, que defendeu com brilhantismo a bandeira nacional nas pistas internacionais (foi campeão da F-Ford 1600 Inglesa, teve vitórias na F-3 no Japão e Grã Bretanha e foi 3º na 24 Horas de Le Mans).

Nesta quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana o “botinha” radicado em Itu passou a fazer parte do staff de jovens talentos da equipe Pânico Energy Drink, acelerando fundo na categoria Cadete do maior certame regional de kart do Brasil.

Após uma semana conquistando boas e competitivas marcas de volta nos treinos livres no circuito de Cotia, Gabriel Donsé vivenciou a expectativa de bons resultados em sua prova de estréia no campeonato e a real possibilidade de estar entre o sexteto do pódio dessa competitiva categoria.

Todavia, na classe Cadete a “sorte” é um dos elementos fundamentais, já que além de um bom equipamento e boa técnica na condução do micromonoposto, o sistema de motores sorteados pela organização, adotado em todos os certames oficiais, faz com que as benesses da deusa Fortuna seja determinante no resultado final das corridas. Afinal, a “sorte” de receber um bom e competitivo motor pode significar um largo passo para a vitória, receber um motor de desempenho mediano ainda permite se sonhar com uma das vagas no pódio, mas receber um motor problemático significa, sempre, estar batalhando apenas para não ser o “lanterninha” da corrida.

Na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem dos bólidos no grid de largada da prova da categoria Cadete, a boa expectativa transformou-se em frustração, já que o rendimento do motor recebido através do sistema de sorteio por Gabriel Donsé nem de longe reproduzia os bons tempos de volta obtidos no decorrer da semana e a 20ª posição do grid deixava claro esse fato.

Entre solicitar a substituição do propulsor e, por força do regulamento, largar na ultima posição equipado com uma “incógnita ambulante” e competir com o motor de fraco rendimento, os técnicos da equipe optaram na manutenção da unidade originalmente sorteada, buscando novos ajustes no chassis que compensassem ao menos um pouco a clara falta de potencia.

Na largada Gabriel soube sair dos habituais acidentes da categoria, fechando a primeira volta na 17ª posição, imediatamente à frente de João Pedro Guim e André Castro. Na seguinte Guim e Castro já o haviam superado e o fraco rendimento do motor não lhe permitia tentar acompanhar os concorrentes na busca de recuperação de posições e com o fraco desempenho piorando a cada volta não havia sequer a possibilidade de manter o 19º lugar que ocupava, mas quatorze voltas depois Gabriel Donsé cruzava a linha final nessa mesma posição, superando as dificuldades e ao menos não completando a corrida na “lanterninha”.
“A posição de largada não foi a causa do resultado final desfavorável, afinal o Gabriel fechou a primeira volta na frente do Guim e do Castro, que completaram a corrida na 5ª e 6ª colocações”, explicou Fausto Souza, manager da equipe Pânico Energy Drink. “Mas a falta de potencia do motor, que passava na reta dos boxes fazendo um barulho forte como se fosse explodir a qualquer momento, foi decisiva e não nos deu a menor condição de competitividade. A cada subida algum concorrente punha de lado e passava sem o menor esforço e chegar no final com um kart nessas condições foi exercício de espírito desportivo. Espero que para a próxima etapa a Granja Viana faça uma revisão completa nos motores disponibilizados para sorteio, permitindo que os concorrentes decidam na pista o resultado de seu trabalho. Competência para isso não lhes falta”, concluiu Fausto Souza.

Para o segundo semestre da temporada 2010 Raul Rocha (Pânico Energy Drink/ Build Brasil/ Alternativa/ Vinícola Amália/ Stark Artes Gráficas/ GBS Racing) e Gabriel Donsé (Pânico Energy Drink/ SP Log/ GBS Racing) pretendem competir também na Copa São Paulo Light de Kart e do Campeonato Nova Schin de Kart, em Itu. “Pretendemos dar aos pilotos da equipe mais ‘hora de vôo’ e condições de desenvolverem ainda mais suas técnicas de pilotagem, o que só se consegue fazendo mais corridas. Isso, claro, vai fazer com que mais concorrentes fiquem em Pânico”, concluiu o chefe de equipe, em clara prova do costumeiro bom humor que o caracteriza.

Mais Pânico ainda

A equipe Pânico Energy Drink além de Raul Rocha e de Gabriel Donsé tem outro “ferinha” acelerando forte na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o kartista Matews França (Pânico Energy Drink/ Build Brasil/ Alternativa/ Vinícola Amália) que com apenas noventa dias de experiência kart já vem mostrando na Cadete bom desempenho e que é “do ramo”. Nesta quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana Matews teve problemas na classificação com o motor sorteado, que foi substituído para a corrida, o que determinou a partida da ultima posição da grelha.

Mostrando personalidade, Matews França não se intimidou pela dificuldade e pela menor experiência, partiu para o ataque e foi conquistando posições ao longo das dezesseis voltas de corrida no traçado de Cotia, para completar a prova na décima segunda colocação final.
“O Matews é uma grata surpresa e não tenham duvidas que em pouquíssimo tempo ele estará lutando pelas primeiras posições. Ele é aplicado nos treinos e absorve rapidamente todos os ensinamentos que lhe são passados. É outro nome para ser observado atentamente”, alertou Fausto Souza.

 

Confira o resultado da Super Cadete na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Gabriel Sereia, com 16 voltas em 12m03s637
2.- Zaya Fontana, a 2s832
3.- Pedro Cardoso, a 3s174
4.- Leonnardo Raucci, a 7s602
5.- Leonardo Baran, a 14s515
6.- Igor Mello, a 17s756
7.- João Pedro, a 17s832
8.- Sérgio Guimarães, a 18s636
9.- Lucas Vieira, a 18s970
10.- Raul Rocha (Pânico Energy Drink/ Build Brasil/ Alternativa/ Vinícola Amália/ Stark Artes Gráficas/ GBS Racing), a 21s334
11.- Cauê Arias, a 26s181
12.- Rafael Furquim, com 11 voltas
Pole Position: Zaya Fontana, com 43s267
Melhor volta: Gabriel Sereia, com 43s323

Confira o resultado da Cadete na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Yanni Fontana, com 15 voltas em 12m54s764
2.- Zaya Fontana, a 0s098
3.- Matheus Olivério, a 0s099
4.- Gabriel Sereia, a 0s323
5.- João Pedro Guim, 7s558
6.- André Castro, a 7s684
7.- Igor Melo, a 8s001
8.- Gabriel Perez, a 9s634
9.- Pedro Rodrigues, a 12s213
10.- Gregory Diegues, a 12s261
11.- Lucas Lima, a 14s265
12.- Matheus França, 15s210
13.- Bernardo Rocha, 15s975
14.- João Pedro Custódio, a 18s726
15.- Luca Castiglia, a 19s142
16.- Leonardo Caramelo, a 21s215
17.- Amaury Baragatti, a 22s512
18.- Lucas Anuzza, a 22s915
19.- Gabriel Donsé (Pânico Energy Drink/ SP Log/ GBS Racing), 22s949
20.- Matheus Muniz, 23s283
21.- Murilo Coletta, 24s427
22.- João Pedro Pieruzzi, 24s615
23.- Pedro Cardoso, 32s134
24.- Vitor Olivério, a 1 volta
Pole Position: Zaya Fontana, 49s078
Melhor Volta: Gabriel Sereia, com 49s073

Última atualização ( Seg, 28 de Junho de 2010 22:59 )  

Comentários 

 
#9 04/08/2010 13:31
ACELERA RAULLLLLLLLL!!!
Citação
 
 
#8 03/08/2010 18:26
Aeeee primão lindo !!

Parabéns, e continue assim, sinto que logo mais ouviremos o Galvâo falar ... RAUL ROCHA DO BRASILLLLLLLLLL !!! rs

Bjs e sucesso

Talita e Ricardo
Citação
 
 
#7 24/07/2010 11:35
Raulmis estou muito orgulhosa de você!Parabéns!! !Grande beijo com muito carinho da primona Vivian.
Citação
 
 
#6 24/07/2010 11:29
Raulmis estou muito orgulhosa de você!!Um grande beijo com muito carinho.Vivian
Citação
 
 
#5 24/07/2010 11:27
Alemão a primona esta muito orgulhosa de você!!!Bjus Vivian
Citação
 
 
#4 24/07/2010 11:25
"Raulmis"...A Primótia está muito orgulhosa de você!!!Um super beijo com muito carinho.Vi
Citação
 
 
#3 22/07/2010 08:17
Ao meu querido primão, estamos convictos de que você ja é um campeão, receba todo o nosso apoio, meu, do Henrique e da Paty.

Emerson (Japa)
Citação
 
 
#2 21/07/2010 16:48
Raul, continue com essa garra, disciplina e esta invejável vontade de sempre se superar. Sua eterna FÃ: LUCI ROCHA. SP
Citação
 
 
#1 29/06/2010 15:27
Para Mathews Franca]:
Ola Mathews, tia Fatima esta muito orgulhosa de vc. Um beijo e boa sorte, sempre.
I LOVE Y!

Fatima Millard - NYC
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar