Você está Aqui: Início

Granja Viana - João Pedro Guim vai ao pódio na estréia da nova equipe

E-mail Imprimir PDF

( 0 Votos )

A estréia do piloto mineiro João Pedro Guim na equipe de Miguel Oliveira não poderia ter sido melhor. No Kartódromo Granja Viana, em Cotia, Grande São Paulo, o piloto disputou no último sábado, sete, a sexta rodada do torneio e chegou ao pódio na categoria Cadete e também, na Super Cadete, classe em que fez sua primeira corrida.

Apesar de toda a movimentação que envolve uma mudança de equipe o piloto chegou animado à Granja Viana na quinta-feira, para dar início à sua preparação para a corrida. Muito entrosado com João Pedro Custódio, seu companheiro de equipe, Guim aproveitou bem as duas sessões livres da quinta e as duas se sexta para acertar bem o sei kart e se preparar para a corrida que teria vez no dia seguinte.

Convidado por seu novo chefe de equipe para dar umas voltas no equipamento da categoria Super Cadete, que já utiliza os motores 125cc, o piloto não pensou duas vezes e deu algumas voltas. Para a surpresa de todos Guim foi bastante rápido e em poucas voltas já conseguia registrar tempos muito próximos aos dos demais concorrentes da classe. Assim, Claufer Machado, pai do piloto, optou por deixar o jovem kartista disputar também as corridas nesta classe e, de última hora, o inscreveu também na Super Cadete.

Ambas as corridas foram disputadas na tarde de sábado. Na prova da Cadete João Pedro largou da 11ª posição. Após uma largada arrojada o piloto conseguiu um bom caminho e já ganhou algumas posições. Daí por diante, com bastante tranquilidade, ele conseguiu esperar os momentos certos para fazer as ultrapassagens e conseguir sua escalada ao pelotão da ponta. Guim conquistou seis posições e recebeu então a bandeirada na quinta posição. Zaiya Fontana venceu.

 

Estréia em grande estilo

Após os bons tempos conquistados nos treinos da Super Cadete João Pedro Guim partiu animado para a tomada de tempos da nova classe. Porém, como ainda não havia competido na categoria, teve um acréscimo de tempo à sua marca estabelecida na tomada como forma de penalização por estar largando com pneus novos. Deste modo, sua melhor volta na sessão classificatória lhe rendeu a quarta posição no grid, mas, ele teve de largar da oitava posição. Mesmo utilizando um motor novo, sem qualquer tipo de preparação, o novo “pupilo” de Miguel de Oliveira mostrou determinação e fez uma bela prova. Em uma começo de prova bem consistente ele ganhou várias posições e chegou a estar entre os cinco primeiros. Porém, na metade da corrida, seu kart pareceu perder rendimento e, ao final, o piloto recebeu a bandeirada na sexta posição. A vitória ficou com também com Fontana.

“Estou muito satisfeito com nosso primeiro final de semana com o Miguel. Nem da forma mais otimista eu poderia esperar tanto. Conseguimos boas marcas nos treinos e a Super Cadete foi um prêmio ao João Pedro por sua dedicação. Achei a corrida da Cadete bastante disputada, como sempre, e o resultado foi muito bom uma vez que praticamente nos garantiu no play-off. Agora, na Super Cadete, realmente eu me impressionei. Nosso kart era novo assim como o motor, sem preparação nenhuma. Com sete voltas de corrida achamos que tinha dado algum problema de carburação ou coisa assim e descobrimos que o kart tinha perdido o freio. Nosso equipamento estava com os tradicionais freios mecânicos e, todos da categoria, utilizam freios hidráulicos. Assim, as pastilhas se acabaram no meio da corrida e o Guim teve que segurar no braço até o final da corrida. Estou realmente satisfeito e acredito que fizemos uma boa escolha para terminar a temporada”, encerrou animado o pai do piloto.


Flávio Quick