Você está Aqui: Início

Minas Gerais - 50 pilotos disputaram, em Ipatinga, a segunda rodada da Copa Sudeste

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Em um final de semana de muito calor o Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga, recebeu as disputas da segunda rodada da Copa Sudeste de Kart (3a e 4a etapas) , prova que também foi válida pela terceira rodada do Campeonato Mineiro (5a e 6a etapas). Na disputa, pilotos de Minas, Rio e Espírito Santo dividiram o tradicional traçado de 1.200 metros de extensão que já foi palco, inclusive, de algumas edições do Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil, dentre outras competições de grande representatividade.

A programação teve na quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, treinos livres onde os competidores e suas equipes puderam fazer os ajustes necessários nos karts e preparar todo o equipamento para a tomada de tempos e baterias, que seriam realizadas no sábado e no domingo.

Assim como em 2009 as disputas da Copa Sudeste aconteceram com motores sorteados pela organização e, desta forma, foi a primeira atividade oficial do sábado. Na sequência todos as categorias passaram por um breve treino de aquecimento onde puderam fazer a última checagem do equipamento antes da tomada de tempos, que aconteceu logo depois. ainda no sábado todos as categorias participaram da primeira bateria e, hoje pela manhã, realizaram então as últimas e decisivas corridas da rodada.

Na classe Cadete o final de semana foi de Sérgio Sette Câmara. Apesar da pole-position ter sido registrada por Luiz Zanoni, o piloto não conseguiu suportar a pressão de Caio Miguel e Sérgio. Ambos o superaram e fizeram duas corridas à parte. As corridas, aliás, tiveram situações muito semelhantes. Caio assumiu a liderança seguido por Sérgio, que na metade das corridas superou o concorrente. Caio voltou à liderança e, na última volta, Sette Câmara voltou a ultrapassar o concorrente e garantiu as duas vitórias, da mesma maneira. Zanoni ficou com o terceiro lugar.

Pela Júnior Menor Ariel Varella garantiu a pole-position, mas, na primeira volta acabou perdendo algumas posições e ficando para trás. Na liderança Igor lisboa seguia tranquilo. Varela, porém, impunha um forte ritmo em sua recuperação e com oito voltas completadas já era o segundo colocado. Não demorou muito para Varella chegar à Igor e, voltas depois, superar o concorrente. Daí por diante o piloto não mais perdeu a liderança e venceu a primeira corrida. Na segunda prova Varella largou da ponta, mas, perdeu algumas posições. Na terceira volta, ao tentar ultrapassar Letícia Corbacho, eles acabaram se chocando e os comissários desclassificaram Varella com a bandeira preta. Melhor para Igor Lisboa que seguiu na frente sem ser ameaçado e comemorou a vitória. Na soma dos resultados melhor para Arthur Pinho que com um terceiro lugar na prova de ontem e um segundo hoje venceu a rodada.

Na classe Júnior o belorizontino Lucas Nogueira competiu sozinho, mas, sua corrida foi agrupada com a classe  Sprinter. O piloto demonstrou grande competência para vencer sem ameaças os concorrentes bem mais experientes do grid combinado. Na Sprinter, as disputas foram boas. Gabriel Lopes venceu a primeiro seguido por Felipe Zatti e Edson Coelho Júnior. Na prova seguinte quem se deu melhor foi Felipe Zatti que garantiu a primeira colocação seguido por Wilson Tacchi Jr. e novamente Edson Júnior. Pela soma dos pontos Zatti foi o vencedor da rodada. Empatados na segunda posição ficaram Edson Júnior e Gabriel Lopes.

A F-400 teve como nome do final de semana um piloto de apenas 15 anos, da cidade de Governador Valadares. Como a categoria permite jovem garoto esteve na pista com concorrentes muito mais experientes e com muitos anos de kart. Em duas corridas excepcionais e o piloto venceu com extrema tranquilidade e mostrou que apesar da pouca experiência o conhecimento da pista fez muita diferença.  Sérgio Santana foi o segundo colocado em ambas as baterias e saiu, consequentemente com o segundo posto da rodada. Eder Melhorim, do Espírito Santo, foi o terceiro colocado na corrida de ontem e Tarcílio Gomes, o terceiro hoje. Pela soma dos pontos Gomes ficou com o terceiro lugar da rodada.

Fechando as atividades dos dois dias a classe Master levou à pista 15 concorrentes e teve corridas realmente emocionantes, da segunda posição para trás. Isto porque o capixaba Esthefano Esteves não deu a menor chance aos adversários e, após registrar a pole-position, venceu com tranquilidade as duas corridas do final de semana. João Resegue, também do Espírito Santo, garantiu o segundo lugar geral com a terceira posição conquistada ontem e o segundo lugar de hoje. Flávio Costa teve resultados idênticos ao de Resegue, porém, com o segundo lugar tendo sido conquistado na prova de ontem, que valia metade dos pontos. Assim, ele acabou ficando com o terceiro lugar na rodada. A categoria Super Sênior competiu junto aos pilotos da Master. Humberto Alves venceu aprova de ontem com Guildner Carvalho em segundo e Bruno Fusaro, em terceiro. Na bateria de hoje Fusaro conseguiu superar os concorrentes e venceu com Humberto em segundo e Guildner novamente em terceiro.

O Campeonato Mineiro terá agora uma folga de um mês e retornará à cena no dia 25 de setembro, no Kartódromo RBC Racing, na Grande BH, com a disputa da quarta rodada do ano. A Copa Sudeste, por sua vez, terá um intervalo maior. A última e decisiva corrida do ano será disputada no Kartódromo Internacional de Serra, na grande Vitória, nos dias 27 e 28 de novembro.

Todas as informações, regulamento geral, adendos, resultados e classificação poderão ser acessados no site da Federação Mineira de Automobilismo através do endereço www.fma.com.br.


Flávio Quick