Você está Aqui: Início

Editorial – Ano novo, vida nova: Saiba quando, onde e como vão ser os principais campeonatos de kart no Brasil e no mundo

E-mail Imprimir PDF

( 10 Votos )

Ainda sob o eco dos fogos de artifício das comemorações da chegada de 2011 no calendário gregoriano – para quem não sabe estamos no ano 5771 judaico, no ano 4708 do calendário chinês (o Ano do Tigre) e no ano 1433 do calendário islâmico -, já se ouve o ronco dos motores, em franca preparação ao inicio da temporada de kart, que este ano começa mais cedo e lá um tanto mais confusa.

A eterna (má) tradição de que tudo no Brasil tem de começar depois do Carnaval parece ter sido finalmente deixada de lado e em 2011 dão a partida já no mês de janeiro, com muitas novidades.

O “warm-up” da temporada começa nas terras de Tio Sam, com a 34ª edição do Florida Winter Tour, tradicional evento anual da terra de Tio Sam, realizado em Orlando, no estado da Flórida (EUA), certame que a cada ano recebe mais “brazucas” em seus grids. O campeonato é dividido em seis etapas, realizadas em três rodadas duplas, com a primeira do Formula Kart Championship marcada para o dia 15/01 e a ultima no final de semana de 19 e 20/03.

Em mais de 52 paises o Rotax Max Challenge - certame monomarca com os propulsores Rotax, fabricados pela canadense Bombardier - é realidade e um verdadeiro sucesso. Os certames regionais terminam, invariavelmente, em um grande nacional, que classifica os campeões para uma final mundial, aos moldes do que tínhamos no Brasil com o Biland Challenge, que nos rendeu três títulos internacionais ao longo de sua existência. A categoria é de baixo custo de participação e motores quase inquebraveis – razão de seu sucesso -, mas parece não ter ainda sido “descoberta” pelos organizadores tupiniquins, embora tenhamos representação da marca no Brasil.

No Florida Winter Tour a classe Rotax – a que mais conta com presença “brazuca” -  compete em certame paralelo, com suas categorias fazendo suas apresentações na semana seguinte das etapas do “Formula Kart Championship” que conta com a presença dos pilotos brasileiros. A primeira rodada dupla do RotaxMax Championship está marcada para o final de semana 15 e 16/01. As categorias em disputa no RotaxMax Championship são: MicroMax, MiniMax, Junior, Sênior, Max Masters e DD2.

Já em “Terra Brasilis”, Interlagos recebe em 2011 a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, ressurgindo das cinzas como uma Fênix. Com isso criou-se o momento e oportunidade certas para o Campeonato Paulista de Kart fazer o mesmo, ressurgindo concomitantemente das cinzas do ostracismo à que foi relegado em função de decisões que não “agradaram” a comunidade do kartismo regional paulista. O que todos esperavam é que os organizadores do Campeonato Paulista de Kart montassem sua grade com categorias e regulamentos idênticos ao da CKN/CBA, para que todos pudessem desenvolver seus equipamentos para o disputadíssimo certame nacional e os jovens pilotos pudessem aprender ao longo dos meses do primeiro semestre os “segredos” de uma das mais fantásticas pistas do país.

Mas não foi bem isso que acabou acontecendo... A grade conta com apenas três classes: Mirim, Cadete e Sprinter. Para as categorias Mirim e Cadete, caso a CNK/CBA permaneça com a “exclusividade” de fornecimento de motores por parte da empresa mineira de preparação RBC, os pilotos e equipes poderão contar com um bom período de treinos e provas para o desenvolvimento dos equipamentos e “braço” dos competidores.

Como ainda não há regulamento técnico divulgado para o Campeonato Paulista de Kart, a categoria “restante” (a Sprinter) ainda pode vir a contemplar os pilotos da Novatos para o Brasileiro de Kart, no que toca os regulamentos técnico e desportivo, mas pela nomenclatura adotada há uma boa possibilidade de vir a ser uma reedição “interlaguiana” da Sprinter da Copa São Paulo Light de Kart, ou seja, mais uma categoria com motores sorteados da RBC.

As demais categorias serão contempladas pela grade do SKB – Super Kart Brasil, novo certame no cenário do esporte, que correrá em paralelo e fruto da criação dos astros do kartismo nacional André Nicastro, Danilo Dirani, Dennis Dirani, Sergio Jimenez, Paulo Carcasci, Renato Russo e Rubem Carrapatoso. Pilotos de primeiríssima linha, isso é verdade, mas verdadeiros “rookies” como organizadores de evento, à exceção de Renato Russo - que já naufragou na função em outro certame de nome pomposo, o finado Open Masters, de Bauru - e de Paulo Carcasci, que também não teve aclamação popular em sua passagem como Gerente Esportivo da Granja Viana.

Com regulamento técnico divergente do contemplado pelo RNK- Regulamento Nacional de Kart – o que é utilizado nos certames nacionais -, o SKB terá na programação as categorias Super Cadete ( de 9 anos completos á 11 anos completos); Junior (de 11 anos completos á 14 incompletos); Graduado (com 14 anos completos até 30 de junho); Sênior (de 30 anos em diante); Shifter Kart (de 15 anos em diante) e Shifter Kart Sênior. O Super Kart Brasil será realizado em apenas quatro etapas, claro, todas anteriores ao Brasileirão em Interlagos.

Em fevereiro será dado o pontapé inicial da Copa São Paulo Light de Kart 2011. O certame, sempre integralmente baseado no veloz Kartódromo Aldeia da Serra, contará como única novidade até o momento divulgada a realização de duas rodadas (terceira e sétima) em Interlagos. Com todas as classes equipadas com motores sorteados “by” RBC e um bom numero de fiéis participantes, o certame permanece uma doas boas alternativas para a pratica desportiva.


A Copa São Paulo de Kart Granja Viana vivenciou em 2010 seu merecidíssimo “boom” de popularidade, reunindo quase 300 pilotos por etapa na temporada. Fruto claro de mais de uma década de desvelos e atenção para com quem produz o espetáculo (pilotos e equipes), uma bem balanceada grade de programação e, claro, o fato de seu “big boss” Felipe Giaffone ser membro da CNK (sempre existe a imensa e inefável horda de puxa-sacos de plantão). Com isso passou de pedra à vidraça, mas conseguiu manter-se incólume e deve ser novamente em 2011 o grande campeonato regional paulista.

Aliás, inteligentemente, é o único que já divulgou a intenção de manter suas categorias dentro do regulamento oficial da CBA (RNK), tornando-se a melhor opção para os kartistas que pretendem disputar os campeonatos “chapa-branca” da CBA e a única para pilotos das classes Sênior e Super Senior, já que no Light as categorias não permitem o desenvolvimento de motores próprios e a Super Sênior não contempla o critério de idade “oficial” da categoria, já que ao invés de 40 nos de idade para a “base” da classe, o Light estranhamente adota 45 years old... No novíssimo SBK os “garotões” da Sênior também não encontraram eco, já que, também estranhamente, a categoria começa aos 30 anos de idade. Pilotos com idade entre 25 e 29 da Sênior e de 40 a 44 anos da Super Sênior ficaram no “vazio”, tendo como alternativa única a Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

E, como sempre, a Granja traz (boas) novidades. A categoria Executive, deve voltar a crescer, após um ano sabatico de erros na formatação do regulamento. Adotando exclusivamente os motores Raptor, da fabricante nacional PPK, a classe será a de menor custo de participação no país, mesmo fazendo duas provas por etapa (todas em rodada dupla). Apenas a primeira etapa contará com apenas uma corrida, já que nas demais não haverá tomada de tempos classificatórios para a formação do grid, que terá seu alinhamento realizado com a inversão do resultado final da corrida anterior. Assim o último de uma prova será o “pole” da corrida seguinte, ladeado pelo penúltimo e assim por diante. Essa “fórmula” promete muitas ultrapassagens e emoções redobradas em cada corrida. Ao final da temporada cada piloto da Executive receberá de “brinde” um dos motores Raptor locados da PPK e utilizados no campeonato.

Esse mesmo critério de formação da grelha será adotado pela categoria Cadete da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que como a Executive contará com 23 corridas ao longo do campeonato, já que o certame terá onze etapas, ao invés das tradicionais dez rodadas.

O falecido jornalista Athayde Patrese diria: “Isso é um luxo!!!”

Engana-se quem pensa que os campeonatos regionais de São Paulo param por aí. Além do Campeonato Paulista de Kart, Copa São Paulo de Kart Granja Viana, Copa São Paulo Light de Kart e SKB- Super Kart Brasil, o Circuito Paulista de Kart, certame com base fixa no Kartódromo Municipal de Praia Grande, passa a integrar o grupo de campeonatos “chapa-branca” da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo.

O certame, em sua segunda edição, é organizado por dois “novatos” no kartismo, mas com larga experiência em eventos de sucesso nas duas rodas, os gêmeos Roney e Rogério da RM Eventos. O campeonato contará com dez etapas e em setembro a segunda edição da 200 Milhas de Kart de Praia Grande, prova que bem merecia um nome mais atrativo e comercial para os promotores (que tal Long Beach 200?).

Embora ainda não divulgado, o regulamento técnico e desportivo do Circuito Paulista de Kart promete ser “equalizado” com o da Granja Viana e Paulista, por seus organizadores, o que significa em bom português, que vai ser adotado o disposto no RNK. Essa é (se confirmada) uma ótima noticia, já que seria mais uma oportunidade de se desenvolver em ritmo de corrida equipamento para o Campeonato Brasileiro e em uma pista com um traçado fantástico, veloz e seletivo, bem aos moldes da “Meca” Interlagos.

Well, mas a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart – Graduados, Sudam Jr, Sênior B, Sênior A, Super Sênior e Formula 4 – terá como palco o belíssimo Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG). Para quem vai (ou pretende) competir lá no “Brasileirão” a Formula Minas, o Campeonato Mineiro de Kart, ou o GP Nacional, são uma boa para desenvolver o equipamento e aprender os segredos do circuito “pão-de-queijo”. A temporada no RBC Racing começa em 05 de fevereiro, com a primeira etapa da Formula Minas e entre os dias 23 e 26 é a vez do GP Nacional, novo nome do GP Brasil realizado o ano passado no mesmo circuito.

O Campeonato Mineiro de Kart, a exemplo da Copa São Paulo Light de Kart, tem os motores de todas as categorias fornecidos e sorteados pela RBC, já na Fórmula Minas é permitido o uso de motores próprios dos pilotos, porém as classes seniores são reunidas em uma única classe, a Master, cujo regulamento é o da Sênior A do RNK, assim pilotos da Sênior B e Super Sênior não poderão valer-se das provas desse certame para desenvolver seus equipamentos. Claro, tudo isso se forem mantidos os regulamentos utilizados em 2010 nesses certames, que podem (e merecem) ser modificados para 2011 pela FMA – Federação mineira de Automobilismo, que tem comando de uma das pessoas que mais entende de kart no Brasil, o ex-presidente da CNK, Pedro Sereno de Mattos.

Para os adeptos dos four stroke de endurance a grande novidade da temporada é a 500 Milhas de Kart, que deixa sua casa habitual, o Kartódromo Internacional Granja Viana, e parte para um novo formato em um circuito novíssimo, que está sendo construído dentro do Beto Carrero World, em Penha (SC). Mais dos que uma simples mudança de ares, a 500 Milhas de Kart busca ser um evento mais atrativo para o publico, que poderá no decorrer das mais de dez horas de prova “aproveitar” as mais de cem atrações do parque. Para os competidores a promessa é de mais equilíbrio ainda nas disputas, já que todos os bólidos serão monomarca e preparados pela equipe da organização, ou seja, a única preocupação será sentar e acelerar.

Em “Sampa” o evento de longa duração de maior destaque passa a ser a 6 Horas de Kart Aldeia da Serra, que parte para sua terceira edição. O evento que já tradicionalmente encerra a temporada paulista de kart tem crescido a cada ano, mantendo os custos acessíveis de participação e sempre adicionando novas atrações, como a edição 2010 que contou com uma prova para os botinhas da Cadete em karts de 6,5hp e uma “rave” especialmente preparada para publico e convidados.

O ponto alto do kartismo tupiniquim é o Campeonato Brasileiro de Kart, certame oficial da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo. A edição de 2011 terá como praças desportivas o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos -, como sede da primeira fase e englobando as categorias Mirim, Cadete, Super Cadete, Junior Menor, Novatos e Sudam e o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), como sede da segunda fase e englobando as categorias Graduados, Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Sudam Junior e Super F4. As classes Shifter Kart e Shifter Kart Junior não estão definidas, mas a lógica gera a expectativa de que a Shifter Kart participe em Interlagos da primeira fase do Brasileiro de Kart e a Shifter Kart Junior integrando o rol das categorias presentes no RBC Racing.

Mas tudo ainda é pura conjectura, já que a entidade máxima do automobilismo ainda não divulgou seu calendário de kart e nem mesmo se permanecerá como promotora do evento, já que o presidente Clayton Pinteiro declarou ao termino do nacional de 2010 que a CBA restringiria-se a apenas supervisionar o evento, que seria promovido e realizado por uma empresa da livre iniciativa.

A Copa Brasil ainda não teve definição de praça, mas a data está definida para a semana que termina no dia 15 de outubro. Pior sorte tem o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, que tende a tornar-se um “regionalzinho” superdesenvolvido como interestadual, mas ao talante das Federações dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao menos os pilotos saberão de quem cobrar os troféus...

Bem, essas são as “opções” do kartismo nacional, mas já tem muita gente de olho nas provas européias, em especial as organizadas pela WSK Promotion, verdadeiros warm-up do Europeu e Mundial de Kart. Afinal, com o nosso rico Real em alta os valores de participação não diferem muito dos praticados por aqui e com a vantagem de utilização de chassis e motores de primeiríssima linha, em grids repletos e com os melhores pilotos do mundo.

A WSK Promotion realiza cinco excelentes campeonatos ao longo da temporada, o WSK Master Series, o WSK Euro Series, o WSK Champions Cup, o WSK Nations Cup e o WSK Final Cup.

Também na Europa e com status de Mundial, o Championkart fará sua segunda edição, com chassis monomarca e motor fornecido pela Parolin. São dez etapas entre os meses de março e outubro, todas em importantes circuitos da Itália.

Para a galera do Shifter Kart o evento imperdível é o SKUSA Super Nationals. Em um circuito montado no estacionamento do Rio Hotel & Cassino, em Las Vegas (EUA) será realizado entre os dias 16 e 20 de novembro a edição 2010 do SKUSA Super Nationals, belíssimo e extremamente competitivo certame criado e organizado com extremado esmero por Tom Kutscher. Equivocadamente o SKUSA é conhecido aqui no Brasil como Mundial de Shifter Kart, o que efetivamente não o é, mas por méritos bem que o poderia ser, já que reúne a “nata” dos pilotos de karts de marchas dos EUA, Europa (com as equipes oficiais de fábrica representadas pelos pilotos top) e do Brasil.

Embora improvisado o circuito impressiona: Velocíssimo, é composto por barreiras plásticas e soft-walls, dando completa segurança aos competidores e vários pontos de ultrapassagem. Também engana-se quem pensa que o SKUSA Supernationals é reservado apenas aos velocíssimos Shifter Kart (KZ2). São onze categorias em disputa – TaG Cadet, TaG Junior, TaG Master, TaG Senior, S1, S2, S5, KF2, G1 e KZ2 -

O Brasil tem sido bem representado no SKUSA Super Nationals e em 2010 nossos representantes fizeram a festa na Tag Junior, com o tocantinense João Vieira faturando o titulo e na Tag Sênior, que viu André Nicastro no alto do pódio e Bruno Ferreira na quarta posição. Emilio Padron também voou baixo na Shifter G1 (para os tiozinhos Sênior), levando para o ABC paulista o titulo de Vice-Campeão. O catarinense Leonardo Nienkotter sagrou-se campeão da Tag Master, que ainda teve o etílico Fernando Guzzi no quarto posto. Danilo Dirani e Felipe Fraga ficaram respectivamente com as 10ª e 11ª posições da sensacional KZ2 (Shifter Kart), que viu o titulo nas mãos de Marco Ardigò, da equipe oficial Tony Kart.

Finalmente, lembramos que o mundo do kart não é feito apenas de provas de alto rendimento (o chamado erroneamente chamado “kartismo profissional). O kart amador, englobando as provas reservadas aos praticantes do Hoby-Kart (chamados “domingueiros”) e as com karts de locação (indoor e out-door) também reservam muita emoção tanto para os praticantes, quanto para o publico que sabe apreciar a essência de uma competição.

São centenas de divertidos certames espalhados pelo Brasil e outro tanto pelo mundo, reunindo em divertidos certames amigos, colegas de profissão, ou simples desconhecidos. Gente de todos os matizes, idades e tamanhos, mas sempre unidos pelo prazer de um bom convívio e a pratica de um esporte de muita paixão.

Em 2011 vocês poderão acompanhar um pouco desse fantástico kartismo amador, com as provas do Enkasp, do GP Kart, do divertido ND1 (campeonato pernambucano exclusivo de maquinistas do Metro do Recife) e de Portugal, dos competentíssimos Cavaleiros do Asfalto.

2011 promete...

 

Confira o calendário Planet Kart com as principais provas e certames no Brasil e no mundo:

Janeiro:
15 (16) – Primeira e segunda etapas da Formula Kart Championship do Florida Winter Tour - Orlando Kart Center
21 à 23 - Primeira e segunda etapas do Rotax Max Challenge Championship do Florida Winter Tour - Orlando Kart Center
29 - Primeira Etapa Campeonato Paulista de Kart + II Super Kart Brasil – Interlagos (SP)
Fevereiro:
05 – Primeira Etapa Fórmula Minas (RBC Racing)
06 - Enkasp (Amador) Etapa Única – Kartódromo Internacional Granja Viana
06 – Primeira Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
12 - Primeira Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra
12 - Primeira Etapa Cavaleiros do Asfalto - Cabo do Mundo (Portugal)
19 - Primeira Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana
19 (20) – Terceira e Quarta Etapas da Formula Kart Championship do Florida Winter Tour - Palm Beach International Raceway
19 (20) – Primeira Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
23 a 26 – GP Nacional (RBC Racing)
25 à 27 - Terceira e Quarta Etapas do Rotax Max Challenge Championship do Florida Winter Tour - Palm Beach International Raceway
27 - Primeira Etapa WSK Master Series (KZ1/2 - KF2 - KF3 - 60Mini) - La Conca (LE, I)
Março:
06 - 1° prova Championkart - Pista Azzurra, Jesolo (VE)
08 – Carnaval (terça-feira)
12 (13) – Segunda Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
12 - Segunda Etapa Cavaleiros do Asfalto – Braga (Portugal)
13 - Primeira Etapa WSK Euro Series (KF1 - KZ1/2 - KF2 - KF3) - Sarno (SA, I)
19 - Segunda Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana
19 - Primeira Etapa Campeonato Mineiro de Kart (RBC Racing)
19 (20) - Quinta e Sexta Etapas da Formula Kart Championship do Florida Winter Tour - Ocala Gran Prix
20 – Segunda Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
25 à 27 - Quinta e Sexta Etapas do Rotax Max Challenge Championship do Florida Winter Tour - Ocala Gran Prix
26 - Segunda Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra
27 - 2° prova Championkart - Pista South Garda Karting, Lonato (BS)
27 - Segunda Etapa WSK Master Series (KZ1/2 - KF2 - KF3 - 60Mini) - Castelletto di Branduzzo (PV, I)
Abril:
02 - Segunda Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos
09 - Terceira Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana
09 - Segunda Etapa Fórmula Minas (RBC Racing)
09 (10) – Terceira Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
16 - Terceira Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Interlagos
17 - 3° prova Championkart - Circuito di Pomposa, Pomposa (FE)
17 - Segunda Etapa WSK Euro Series (KF1 - KZ1/2 - KF2 - KF3) - Portimao (P)
23 - Terceira Cavaleiros do Asfalto - Oiã - Pista A – (Portugal)
30 - Quarta Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana
Maio:
01 - 4° prova Championkart - Pista Ala, Ala (TN)
01 – Terceira Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
07 - Segunda Etapa Campeonato Mineiro de Kart (RBC Racing)
14 - Quarta Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra
14 - Quarta Etapa Cavaleiros do Asfalto – Viana (Portugal)
15 – Quarta Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
15 - 15 maggio – Terceira Etapa WSK Master Series (KZ1/2 - KF2 - KF3 - 60Mini) - Val Vibrata (TE, I)
21 - Terceira Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos
28 - Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana
29 – Quarta Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
29 - 5° prova Championkart - Circuito Internazionale Friuli Venezia Giulia, Precenicco (UD)
Junho:
04 (05) – Quinta Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
05 - Quarta Etapa WSK Master Series (KZ1/2 - KF2 - KF3 - 60Mini) - Siena (SI, I)
11 - Quinta Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra
18 - Sexta Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana
18 - Terceira Etapa Fórmula Minas (RBC Racing)
25 - Quarta Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos
25 - Quinta Etapa Cavaleiros do Asfalto - Oiã - Pista C Inv. – (Portugal)
26 - 6° prova Championkart - Pista South Milano, Ottobiano (PV)
26 - Terceira Etapa WSK Euro Series (KF1 - KZ1/2 - KF2 - KF3) - La Conca (LE, I)
Julho:
02 -
10 - Etapa Única WSK Champions Cup (KF1 - KZ2 - KF2 - KF3) - Mont Tremblant (QC, CDN)
16 – Campeonato Brasileiro de Kart – Interlagos (SP) – CBA.
16 (17) – Sexta Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
17 - 7° prova Championkart - Kartodromo Cogis Kart, Corridonia (MC
23 -
30 - Campeonato Brasileiro de Kart – RBC Racing - Vespasiano (MG) - CBA
31 - Quarta Etapa WSK Euro Series (KF1 - KZ1/2 - KF2 - KF3) - Zuera (E)
Agosto:
06 - Sétima Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana
13 (14) – Sétima Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
14 – Quinta Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
20 - Sexta Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra
27 - Oitava Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana (1ª Play-Off)
27 - Quarta Etapa Campeonato Mineiro de Kart (RBC Racing)
Setembro:
03 (04) – 200 Milhas de Kart de Praia Grande – Praia Grande (SP)
04 - 8° prova Championkart - Pista Internazionale Siena, Siena (SI)
10 - Sétima Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Interlagos
17 - Quinta Etapa Campeonato Paulista de Kart – Aldeia da Serra
18 - 9° prova Championkart - Pista South Garda Karting, Lonato (BS)
24 - Nona Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana (2ª Play-Off)
24 - Quinta Etapa Campeonato Mineiro de Kart (RBC Racing)
25 – Sexta Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
25 - Quinta Etapa WSK Master Series (KZ1/2 - KF2 - KF3 - 60Mini) - Viterbo (VT, I)
Outubro:
01 - Oitava Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra
08 – Copa Brasil de Kart – Circuito a definir - CBA
08 (e 09) - 10° prova Championkart - Pista Azzurra – Finale Internazionale, Jesolo (VE)
08 (09) – Oitava Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
– Praia Grande (SP)
15 – Copa Brasil de Kart – Circuito a definir – CBA
15 - Sexta Etapa Cavaleiros do Asfalto - Oiã - Pista D – (Portugal)
22 - Décima Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana (3ª Play-Off)
22 - Sexta Etapa Campeonato Mineiro de Kart (RBC Racing)
30 - Sétima Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
30 - Etapa Única WSK Final Cup (KF1 – KZ1/2 - KF2 - KF3 – 60 Mini) - Ortona (CH, I)
Novembro:
05 - Nona Etapa Copa São Paulo Light de Kart – Aldeia da Serra
05 (06) – Nona Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
12 - Sétima Etapa Campeonato Mineiro de Kart (RBC Racing)
12 – Sétima Etapa – Baltar (Portugal)
13 - Décima Primeira Etapa Copa São Paulo de Kart Granja Viana (4ª Play-Off)
16 à 20 – XV SKUSA Supernationals – Las Vegas (EUA)
20 - Oitava Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)
26 -
Dezembro:
03 - Décima Etapa Copa São Paulo Light De Kart – Aldeia da Serra
10 - Oitava Etapa Campeonato Mineiro de Kart (RBC Racing)
10 (11) – Décima Etapa Circuito Paulista de Kart – Praia Grande (SP)
17 - I Endurance Fest RBC Racing
17 e 18 – (rodada dupla) – Nona Etapa Estadual de Kart – Volta Redonda (RJ)

*Obs: A Definir –
WSK Nations Cup (KF1 - KZ2 - KF2 - KF3 – 60Mini) Etapa Única – Pista a definir
Festival Brasileiro de Kart – Kartódromo Emerson Fittipaldi - Aracajú (SE) – data a definir
500 Milhas de Kart – Beto Carrero World, Penha (SC)
IV 6 Horas de Kart Aldeia da Serra – Kartódromo Internacional Aldeia da Serra (SP)

Última atualização ( Seg, 24 de Janeiro de 2022 05:24 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar