Você está Aqui: Início

Bahia - A Copa Verão agita o Kartódromo Ayrton Senna

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

A temporada 2011 do automobilismo da Bahia começou neste sábado no Kartódromo Ayrton Senna

A Copa Verão de Kart, tradicional prova que abre o calendário do kartismo na Bahia, fez a festa no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. O evento realizado no último sábado (5), às 8h, foi marcado pela presença massiva de pilotos e amantes do esporte, que atenderam à convocação da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), mostrando a força e união dos praticantes deste esporte.

As emoções da Copa Verão começaram cedo, às 11h, com a solenidade de entrega do troféu Luiz Razia, primeiro baiano na Formula 1. A premiação foi entregue aos campeões e vices de cada categoria em 2010. No entanto, ele não participou do evento, pois cumpre uma agenda extensa de compromissos na Inglaterra, contudo, enviou seus agradecimentos e votos de estímulo ao automobilismo baiano. “Desde pequeno acreditei em meus sonhos e os segui com assiduidade, para conseguir vitorias tornei minha vida em dias de trabalho, dedicação, persistência, otimismo e muita vontade de vencer na vida”, conta Razia.

Segundo o piloto de testes da Lotus, o automobilismo Brasileiro precisa ter novos autódromos e idéias que dêem mais oportunidade para os jovens sonharem. O baiano começou na Velocidade na Terra na cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA) e chegou a disputar etapas em Camaçari, também na Bahia, e foi campeão da F-3 Sul-Americana, em 2006, além de fazer bonito na F-3000 européia e nas duas divisões da GP2 (asiática e européia).

Além de premiar campeões e vices de 2010 e o piloto Luiz Razia, a solenidade homenageou a Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, patrocinadora do Campeonato Baiano de Kart e de outros segmentos do esporte na Bahia, representada pelo diretor comercial, Mauro Murakami. Outro homenageado foi Sérgio de Almeida, que administra o kartódromo há 26 anos, desde que este era no Stiep, em Salvador. Marcaram presença na solenidade, representantes do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador.

A prova

Às 14h, cerca de 40 pilotos divididos em três baterias, deram início aos pegas. A Sport 400 Júnior e a Sport 400 formaram a primeira com um grid de 20 pilotos. A corrida foi recheada de manobras radicais, levando o público ao delírio. O kartista Moacir Lopes largou na 12ª posição e em uma emocionante corrida de recuperação, chegou em primeiro. O piloto Diego Freitas, da Mini Challenge, ficou em segundo, e a terceira colocação foi de Valdemiro Oliveira.

A segunda bateria foi formada pelas categorias, Júnior Menor 125cc, Sênior 125cc e a Super Kart 125cc. Em uma prova rápida e de muitas ultrapassagens, Paulo Ferrari levou a melhor, seguido por Euvaldo Luz, segundo, e seu filho, Victor Luz, terceiro. Na Júnior Menor, que teve premiação separada, Enzo Maiolino, campeão em 2010, não deixou a peteca cair e veio com tudo em 2011. Ivan Gounin chegou em segundo, seguido por José Victor Frias, terceiro.

Na terceira e última bateria largaram as categorias Mirim (para pilotos de 6 a 8 anos) e a Cadete (de 8 a 10), trazendo as promessas do kart baiano. Nesta categoria, todos os pilotos receberam troféus. Felipe Silva foi o grande campeão entre os pequeninos, seguido por Flávio Caribé, segundo, e em terceiro, Juan Manuel, conhecido como Pequeno Voador.

A Copa Verão de Kart marca a volta das irmãs Lilian e Adrielle Sabarin ao Kartódromo Ayrton Senna. Após um ano fora das pistas, elas voltaram a competir e prometem fazer bonito.

Segundo a presidente da FAB, Selma Morais, o evento pode ser considerado uma prova da força do automobilismo na Bahia. “Aqui estiveram presentes pilotos de kart, rally, arrancada e velocidade na terra”, conta. Representantes de vários clubes de automobilismo marcaram presença no evento que marcou a premiação dos melhores de 2010 e a prova de abertura da temporada 2011 do kartismo baiano.

O kartódromo

Os amantes do automobilismo baiano aproveitaram a oportunidade para comentar o andamento do processo de desativação do atual kartódromo e a construção de um novo, o que foi garantido pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que não compareceu ao evento por estar em viagem de trabalho.

Conforme acertado, membros da Federação de Automobilismo e da Associação Bahiana de Karts visitam, esta semana, os terrenos apresentados pela Prefeitura de Lauro de Freitas. Após a escolha, será feito um pré-projeto do novo kartódromo, para a aprovação final de Moema Gramacho e o início das obras. Pelo visto, o automobilismo baiano começou o ano com o pé direito, quer dizer, com o pé no acelerador.

A Copa Verão contou com a participação de todas as categorias do Campeonato Baiano de Kart. Apesar de abrir a temporada 2011 do kart na Bahia, ela não vale pontos para o baiano de kart.

Estiveram no Kartódromo Ayrton Senna membros do Bahia Off Road Clube, Free Road Clube, TDB Toyers Clube, Automóvel Clube da Mulher, Clube de Automobilismo da Bahia, Clube de Automobilismo de Camaçari, Clube de Arrancada da Bahia e da própria Associação Bahiana de Kart, promotora da festa, juntamente com a Federação de Automobilismo da Bahia.


Evandro Dias

 

Última atualização ( Ter, 08 de Fevereiro de 2011 15:37 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar