Você está Aqui: Início

Geral – Força Robert, todo o Mundo do Kart está junto de você

E-mail Imprimir PDF

( 8 Votos )

O piloto polonês se envolveu em um grave acidente no Rally Ronde de Andora no domingo (6/02). Com múltiplas fraturas nos pés, perna direita, braço direito e ombro direito e quase ter a mão direita amputada, Robert Kubica segue na UTI do Hospital Santa Corona di Pietra Ligure, na Italia.

Piloto da equipe Lotus Renault de F1, Kubica estabeleceu com o novo modelo R31 a melhor marca da primeira semana de treinos da categoria máxima, no autódromo de Valencia, na Espanha. Apaixonado por velocidade e, também, experiente piloto de rally, Robert fazia no ultimo final de semana sua estréia na categoria S2000, ao volante de um Skoda Fábia. Quatro quilômetros adiante da partida Kubica e seu navegador Jakub Gerber bateram em um guard-rail, que inexplicavelmente mal colocado teve a lamina atravessando o interior do carro longitudinalmente, dando causa aos graves ferimentos no vencedor da ultima etapa da Formula Renault Brasil na temporada de 2002.

Por sua trajetória e qualidade de pilotagem, Robert Kubica conquistou uma legião de fãs no Brasil – entre a qual nos incluímos – e, certamente, influencia o desenvolvimento de carreira de muitos jovens kartistas deste país. O que por aqui poucos sabem é que Robert Kubica foi um dos pilotos top da Europa em sua passagem pelo kart, modalidade que nunca abandonou.

Por seu envolvimento com o karting, o polonês desenvolveu com o fabricante italiano Birel uma linha de chassis, o RK Kart, que mantém uma ativíssima equipe oficial, para o desenvolvimento de jovens talentos sob sua orientação pessoal.

Quando do lançamento do RK Racing Kart em 2008, o polonês Robert Kubica esclareceu os motivos de sua intenção na criação da equipe:- “Eu quis fazer algo ativo no mundo das corridas de kart, a disciplina que me permitiu destacar-se e tomar o caminho que conduz à F1, e que eu ainda amo. Com esse projeto, eu gostaria de usar minha experiência para orientar os trabalhos da equipe estou configurando especialmente sobre as novas gerações. Eu gostaria de oferecer-lhes apoio efetivo para ajudá-los a se destacar no kartismo de alto nivel e, se necessário, orientar os seus primeiros passos para o automobilismo”. Naquela oportunidade reiterou seu total envolvimento com a modalidade e frisou a importância da parceria com a Birel:- “Estou certo de que a colaboração com Birel será um sucesso técnico e comercial, e que juntos possamos desenvolver este projeto de forma positiva em médio prazo. Karting é uma característica habitual de treino para mim, pois eu também posso dar pareceres e conselhos técnicos, colaborando ativamente com Pietro Sassi, que será responsável pela gestão operacional da equipe, bem como com os técnicos da Birel e os pilotos da equipe oficial", concluiu o eterno kartista.

Neste momento em que as orações coadjuvam o incansável trabalho da equipe médica para manter a vida e o retorno às pistas de Robert Kubica. E a legião de fãs conquistados entre os kartistas brasileiros, familiares, equipes e profissionais do meio faz parte integrante dessa poderosa corrente, exatamente como descrito pela nota oficial da equipe RK Racing Kart, que reproduzimos:

“Os motores sempre foram sua paixão absoluta. E mesmo hoje, que é protagonista no Mundial de F1, não perde a oportunidade de sair em um kart, ou em um carro esportivo com a mesma exuberância de qualquer garoto de 26 anos. É essa paixão que há um ano levou-o a enfrentar concorrentes em muitos ralis nacionais da Itália. E justamente em um rally é que estava envolvido neste dramático fim de semana passado, o rali Ronde na Ligúria”.

“Infelizmente, depois de apenas 4 km da primeira prova especial, o seu Fábia  de numero 4 se chocou contra o guard-rail, justamente em sua ponta. A barreira de metal, como uma verdadeira faca, penetrou no habitáculo, ferindo gravemente o piloto polonês. Lesões em uma perna e uma das mãos foram as principais conseqüências do acidente, que teve ileso o navegador Jakub Gerber”.

“O piloto da equipe Lotus Renault GP e diretor da marca RK promotor da parceria com a Birel, teve decisivamente pouca sorte. Demoraram 90 minutos para se retirar Kubica do interior do carro, através da intervenção dos bombeiros. Robert, foi transportado para o hospital Santa Corona em Pietra Ligure, a estrutura mais próxima de Andora”.

“Foi evitado o perigo de vida, mas havia a possibilidade de Kubica ter a mão amputada (o membro mais afetado pelo acidente), operada pelo Prof Mario Igor Rossello, um verdadeiro luminar de renome internacional em cirurgia da mão. Vindo do Hospital San Paolo, em Savona, Rossello dirigiu e realizou a longa operação para salvar o membro, tentando restaurar sua funcionalidade”

“Cerca de sete horas sob o bisturi (das 14 às 21 horas) a cirurgia foi bem sucedida: a mão foi revascularizada e as fraturas foram reconstruídos. No entanto, levarão alguns dias para se saber se o membro voltará a ter todas as funcionalidades. Robert Kubica no momento, foi transferido para a terapia intensiva e os prognósticos, como esperado, permaneçam confidenciais. À noite chegamos ao hospital, como também Fernando Alonso, grande amigo de Robert”.

“Vão demorar alguns dias para se saber o tempo necessário para a recuperação e todo o mundo do karting espera, de coração, ver Robert voltar mais uma vez”.

“Como já fez quando criança para construir uma carreira baseada unicamente no seu talento e força de vontade. Como fez em 2003, após um dramático acidente trágico e como fez há dois anos para escapar ileso do incrível incidente no Canadá durante o GP de F1”.

“Boa sorte Robert, te esperamos na pista em breve”.

 

Última atualização ( Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 00:35 )  

Comentários 

 
#2 Lydia Reis 12/02/2011 00:40
Força Kubica...!!!
Torcemos para que sua volta seja rapida igualmente a você nas pistas!!!
Citação
 
 
#1 10/02/2011 21:24
Que tengamos la suerte d etenerlo de vuelta en las pistas
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar