Você está Aqui: Início

Internacional – A Europa (também) começa a descobrir o talento de Giuliano Raucci

E-mail Imprimir PDF

( 7 Votos )

Oitenta e cinco pilotos, representando trinta e sete países diferentes e os melhores karts e motores disponíveis no planeta, com a mais moderna tecnologia e os melhores profissionais trabalhando para as equipes oficiais de fábrica, ou satélites com apoio dos fabricantes. Decerto um panorama altamente competitivo que representa bem a importância no cenário do kartismo internacional do que foram nesta semana as provas da categoria Mini, na etapa de abertura em La Conca (Itália), do fantástico WSK Master Séries, o certame de maior prestígio internacional.

E é nesse ambiente altamente competitivo de disputa de altíssimo nível entre os melhores do planeta, como se fosse uma Copa do Mundo de Futebol mixada com o ambiente da F1, que aportou um ilustre desconhecido para o mundo do karting europeu, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ Energy Corse). Com doze anos de idade recém completados, Giuliano que compete no Brasil na categoria Junior Menor ainda não tem idade suficiente para ingressar na classe KF3. A classe definida pelos critérios europeus foi a 60 Mini. A equipe, o team de fábrica Energy Corse, uma das mais importantes do cenário internacional.

Reconhecido no Brasil como um dos mais talentosos pilotos de sua geração e também na Ásia, após sua ótima participação no Red White Sangari International Grand Prix - em 2010 –, quando foi vice-campeão da categoria Rotax MicroMax no certame, era vez de fazer o percurso inverso de seus ancestrais e “fazer” a Europa.

Uma semana, sem duvida alguma, de muito aprendizado, afinal Giuliano Raucci teria de aprender rapidamente o sistema de trabalho das equipes européias em grandes competições, utilizando um chassis desconhecido e diferente do que está habituado, com um motor de reações e desempenho diferente dos utilizados no Brasil e compostos de pneus que desconhecia as reações. Somando-se a isso, ainda teria de aprender os segredos do circuito de La Conca e adaptar-se ao frio clima europeu.

Mas desde o primeiro treino livre da semana, Raucci conseguiu mostrar na pista um bom desempenho. Seu talento natural, as preciosas orientações de seu coach, Renato Russo e o competente trabalho da Energy Corse, surtiam efeito.

Na tomada de tempos classificatórios, que definiria a posição no grid nas quatro provas qualificatórias um elemento a mais de dificuldade: Chovia em Muro Leccese (Lecce), região em que estavam situados os 1.250 metros do Circuito La Conca. Giuliano teria de descobrir o desempenho dos pneus de chuva, o grip da pista e o melhor traçado com a pista molhada, durante as poucas voltas do treinamento de classificação. Mesmo assim, ficou com o 27º tempo, entre os 85 participantes, o que determinava a décima segunda posição na grelha de partida nas quatro corridas qualificatórias.

Foi sétimo na primeira qualyfying heat, décimo segundo na segunda, quarto na terceira e terceiro na ultima qualificatória, já lutando direto pela vitória. De resultado, a sétima posição na tabela de classificação e a quarta colocação no grid da Pré-Final A.

Assim, na Pré-Final A, Giuliano Raucci largou na segunda fila do grid de 34 micromonopostos, preenchendo a quarta posição do partidor.  Uma de suas características que mais surpreendeu os europeus (e os adversários) foi sua capacidade de sempre largar bem, conquistando posições.

Autorizada a partida, Giuliano pulou para a terceira posição, buscando pressionar o segundo colocado. A chuva tinha ido embora e com a pista seca o ritmo dos ponteiros era avassalador, mesmo para uma prova de apenas oito voltas e qualquer erro seria fatal para as pretensões de vitória. Uma das curvas de La Conca havia se tornado o “Calvário” de muita gente, já que era comum ver-se alguém freando um pouco depois e passando reto na dificultosa curva. Com a prova chegando em seu final, o “Dollynho” – como é conhecido nas pistas o piloto paulista – forçou um pouco a mais, tentando assumir a segunda posição, mas acabou errando na freada e perdendo o ponto de tangência. Para não passar reto, Raucci abriu mais o traçado, sendo ultrapassado por dois concorrentes de uma vez.

As chances de vitória haviam sumido com o pequeno erro, mas com o quinto posto na Pré-Final estava garantida a participação do piloto da Energy Corse na prova decisiva da rodada.

Na bateria final Raucci alinhou em décimo, na quinta fila e ao lado do russo Ilya Kulemetyev. A pole position da final ficou com o também russo Alexander Vartanyan.
Sua expectativa era de fazer novamente uma boa largada, mas na aproximação da primeira curva um kart rodou à sua frente. Raucci conseguiu desviar, evitando a batida, mas perdeu posições, caindo para o décimo quarto posto. Preso atrás de um grupo de karts que andava em ritmo próximo ao dos ponteiros, não havia como ultrapassar.

Na pista, a vitória ficou com o piloto russo Alexander Vartanyan, da Tony Kart, mas acabou recendo dez segundos de acréscimo ao tempo total de prova, por queima de largada. Com isso a vitória da etapa ficou com o britânico da Birel, Billy Monger.

A penalização também beneficiou Giuliano Raucci, já que com o acréscimo de tempo o russo ficou imediatamente atrás de Raucci, que subiu também mais uma posição, também em razão de outra penalização, esta ao italiano Lorenzo Travisanutto. O saldo final foi a décima segunda colocação final na prova e na etapa.

Nada mal para um “ilustre desconhecido” do kartismo europeu a décima segunda colocação final de Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ Energy Corse). Tudo dentro dos objetivos traçados e, melhor, acendendo as luzes de alerta dos concorrentes e chefes das equipes mis tradicionais do planeta, para o fato de que o Brasil continua – mesmo com pequena representação – sendo um inesgotável celeiro de talentos.

“Tentei fazer uma boa largada e colar nos ponteiros, para poder brigar pelas primeiras posições. Meu kart estava muito bom e acho que dava para fazer uma boa corrida, mas na largada um kart rodou na minha frente e fui obrigado a desviar. Com isso perdi várias posições e acabei preso em um pelotão que não me permitiu ir mais para frente. Gostei muito de tudo, mas acho que fiquei um pouco decepcionado com a posição final e por não ter podido brigar lá na frente”, detalhou Giuliano Raucci, com excessiva autocritica. Afinal ser décimo segundo em uma estréia em um certame com nível de campeonato mundial em que teve que se adaptar rapidamente a um chassis desconhecido, motor desconhecido, pneus desconhecidos, pista desconhecida, clima diferente e pilotos de altíssimo nível é tarefa para poucos. Para bem poucos!


“Nosso objetivo para esta etapa de estréia no WSK era de aprender o máximo possível. Embora confiantes, sabíamos que em meio a 85 dos melhores pilotos do mundo na categoria, chegar na Final era uma tarefa difícil, mas não impossível”, esclareceu o experiente piloto e pai do jovem kartista paulista, Rogério Raucci. “Foram cumpridos ambos objetivos e de uma forma consistente, com bons desempenhos e resultados, o que acabou chamando a atenção no meio de tanta gente de talento, pois eram muitos que queriam saber mais sobre o Giuliano, perguntando a quanto tempo andava de kart, de que corria no Brasil e tudo mais. O melhor foi que a extrema dedicação da equipe Energy Corse era correspondida na pista com reais chances de vitória. Ser 12º em meio a um grid desse tamanho e qualidade é algo para ser muito comemorado”, concluiu Raucci Sr.

A próxima etapa do WSK Master Séries será no dia 27 março, em Castelletto di Branduzzo (PV), na Itália.

 

Confira o resultado da Final da categoria Mini na primeira etapa do WSK Master Series:

1.- Monger Billy (GB) Birel/ LKE/ Vega, com 10 voltas - melhor 56s626
2.- Martinez Merono Eliseo (E) CRG/ Parilla/ Veja, a +1s652 - melhor 56s387
3.- Lorandi Alessio (I) Tony Kart/ LKE/ Vega, a +1s978 - melhor 56s407
4.- Marcu Dionisios (RO) Top Kart/ LKE/ Vega, a +3s865 - melhor 56s585
5.- Ferrucci Santino (USA) Lenzo/ LKE/ Vega, a +4s823 - melhor 56s950
6.- Besler Berkay (TR) Top Kart/ LKE/ Vega, a +5s440 - melhor 56s651
7.- Ilott Callum B. (GB) Lenzo/ LKE/ Vega, a +5s603 - melhor 56s625
8.- Baiz Mauricio (YV) Birel/ Parilla/ Vega, a +5s754 - melhor 57s024
9.- Tjader Otto (S) Tony Kart/ LKE/ Vega, a +6s170 - melhor 56s803
10.- Kulemetyev Ilya (RUS) Top Kart/ Parilla/ Vega, a +6s318 - melhor 56s919
11.- Ahmed Enaam (GB) Lenzo/ LKE/ Vega, a +7s805 - melhor 56s947
12.- Raucci Giuliano (BR) Energy/ Parilla/ Vega, a +8s202 - melhor 56s837
13.- Vartanyan Alexander (RUS) Tony Kart/ Parilla/ Vega, a +8s318 - melhor 56s639 (+10s000)
14.- Bale Thomas (GB) Lenzo/ LKE/ Vega, a +9s626 - melhor 56s588
15.- Mazepin Nikita (RUS) CRG/ LKE/ Vega, a +9s851 - melhor 56s867
16.- Angelillo Luigi (I) Tony Kart/ LKE/ Vega, a +10s467 - melhor 56s755
17.- Mosca Tommaso (I) PCR/ Parilla/ Vega, a +12s326 - melhor 56s845
18.- Pollara Alessio (I) FA Kart/ LKE/ Vega, a +12s929 - melhor 56s624 (+3s000)
19.- Zanchi Ludovic (I) Tony Kart/ LKE/ Vega, a +13s948 - melhor 57s108 (+3s000)
20.- Machado Alex (AND) Birel/ LKE/ Vega, a +14s087 - melhor 57s066
21.- Travisanutto Lorenzo (I) Energy/ LKE/ Vega, a 14s786 - melhor 56s664 (+10s000)
22.- "Alex" (I) Tony Kart/ LKE/ Vega, a +15s637 - melhor 57s034
23.- Guven Ayhancan (TR) Top Kart/ Parilla/ Vega, a +16s375 - melhor 57s126
24.- Kari Niko (FIN) Birel/ Parilla/ Vega, a +16s677 - melhor 57s212
25.- Carrara Giorgio E. (RA) Lenzo/ LKE/ Vega, a +16s702 - melhor 57s321
26.- Stura Alessandro (I) Top Kart/ Parilla/ Vega, a +16s786 - melhor 57s142
27.- Valtonen Isac (S) Energy/ LKE/ Vega, a +17s573 - melhor 57s264
28.- Florescu Petrut G. (RO) Lenzo/ LKE/ Vega, a +18s417 - melhor 57s029
29.- Piotr Parys (PL) CRG/ Parilla/ Vega, a +18s649 - melhor 57s337
30.- Popovic Nik (SLO) Tony Kart/ LKE/ Vega, a +19s570 - melhor 57s000
31.- Shtol Angel (RUS) Top Kart/ Parilla/ Vega, a +21s391 - melhor 57s039 +10s000
32.- Hakkinen Hugo (FIN) CRG/ LKE/ Vega, a +21s552 - melhor 57s960
33.- Kiselev Kirill (RUS) Tony Kart/ Parilla/ Vega, a +5 Laps - melhor 57s281
34.- Weyer Gaby (GB) Birel/ LKE/ Vega, a +7 Laps - melhor 58s410 +3s000
Meilleur tour/ Best lap: Martinez Merono Eliseo – 56s387

Confira o resultado da Pré-Final A

1.- Besler Berkay TR Top Kart/ LKE/ Vega, com 8 voltas - melhor 58s043
2.- Martinez Merono Eliseo E CRG/ Parilla/ Vega, a +0s022 - melhor 58.657
3.- Monger Billy GB Birel/ LKE/ Vega, a +0.061 - melhor 58.526
4.- Ferrucci Santino USA Lenzo/ LKE/ Vega, a +0.328 - melhor 58.960
5.- Raucci Giuliano BR Energy/ Parilla/ Vega, a +0.503 - melhor 58.541
6.- Tjader Otto S Tony Kart/ LKE/ Vega, a +1.406 - melhor 58.442
7.- Baiz Mauricio YV Birel/ Parilla/ Vega, a +3.739 - melhor 58.916
8.- Shtol Angel RUS Top Kart/ Parilla/ Vega, a +5.185 - melhor 58.300
9.- Travisanutto Lorenzo I Energy/ LKE/ Vega, a +6.046 - melhor 58.752 +3.000
10.- Ahmed Enaam GB Lenzo/ LKE/ Vega, a +6.614 - melhor 59.195
11.- Kari Niko FIN Birel/ Parilla/ Vega, a +7.085 - melhor 59.118
12.- Pollara Alessio I FA Kart/ LKE/ Vega, a +7.259 - melhor 59.211
13.- "Alex" I Tony Kart/ LKE/ Vega, a +8.399 - melhor 58.972
14.- Angelillo Luigi I Tony Kart/ LKE/ Vega, a +8.848 - melhor 58.434
15.- Zanchi Ludovic I Tony Kart/ LKE/ Vega, a +9.332 - melhor 59.324
16.- Florescu Petrut G. RO Lenzo/ LKE/ Vega, a +9.744 - melhor 59.719
17.- Machado Alex (AND) Birel/ LKE/ Vega, a +13.250 - melhor 59.514

Non Classés/ Not Classified
Psaltakis Markos GR Tony Kart/ Parilla/ Vega, a +13.549 - melhor 58.627
Alexandrov Nikita RUS Energy/ Parilla/ Vega, a +15.436 - melhor 1:00.258
Baby Race I Melgar Arturo E Tony Kart/ LKE/ Vega, a +15.636 - melhor 1:00.131
Lloveras Brunet Xavier E Top Kart/ LKE/ Vega, a +15.767 - melhor 59.943
Lundgaard Christian DK Tony Kart/ Vortex/ Vega, a +15.912 - melhor 59.709
Ochoa Bruno E Birel/ Parilla/ Vega, a +17.089 - melhor 59.772
Nifosi Michelangelo I FA Kart/ LKE/ Vega, a +19.397 - melhor 59.485
Mueller Michael CH Top Kart/ LKE/ Vega, a +19.582 - melhor 1:00.260
Floersch Sophia D Birel/ LKE/ Vega, a +19.698 - melhor 59.815 +3.000
Brough Sam GB Birel/ LKE/ Vega, a +21.831 - melhor 1:00.759
Matthiesen Patrik DK CRG/ LKE/ Vega, a +21.881 - melhor 1:00.558
Boris Machulda Marek CZ Tony Kart/ Vortex/ Vega, a +27.940 - melhor 1:00.940
Krasonis Thomas GR Tony Kart/ Parilla/ Vega, a +27.994 - melhor 1:00.515
Zailinger Nicole A CRG/ Parilla/ Vega, a +37.636 - melhor 1:00.618
Marinescu Alexandra RO Lenzo/ LKE/ Vega, a +39.811 - melhor 1:02.412
Haxhiu Gjergj CH CRG/ LKE/ Vega, a +3 Laps - melhor 59.921
Reicher Simon A FA Kart/ LKE/ Vega, a +8 Laps
Meilleur tour / Best lap: Besler Berkay – 58s043

Pas un tour/ No lap: Reicher Simon (A) FA Kart/ LKE/ Vega

Última atualização ( Ter, 01 de Março de 2011 09:41 )  

Comentários 

 
#2 28/02/2011 08:15
parabens enrgy corse
Citação
 
 
#1 28/02/2011 08:12
GIULIANO,VOCÊ É BATALHADOR PILOTA COM MAESTRIA ,VÁ EM FRENTE VOCÊ TEM SUA ESTRELA PARABENS ,ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊ ,ABRAÇOS DO RAUL ROCHA E DO CAIPIRA ,.
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar