Você está Aqui: Início

Internacional - Artur Fortunato volta do Florida Winter Tour com grande bagagem de aprendizado

E-mail Imprimir PDF

( 5 Votos )

A primeira participação do paulista Artur Fortunato (Dahruj/ Brasilinvest/ Jornal Todo Dia/ ONS Motorsport) em competições fora do Brasil teve um saldo extremamente positivo no aspecto aprendizado. Competindo na 2ª etapa do Florida Winter Tour, em Palm Beach, nos Estados Unidos, no último final de semana (26 e 27/2) o jovem piloto de Americana (SP) acabou prejudicado pela falta de um bom equipamento, mas voltou para casa com uma bagagem de aprendizado nunca antes vivida. Fortunato competiu na categoria Rotax Max Júnior e, por não ter inscrição – ele estava em uma lista de espera – não conseguiu um equipamento competitivo. “A confirmação da participação do Artur foi em cima do início dos treinos e aí tivemos que correr atrás do equipamento, que não correspondeu”, conta Dennis Dirani, coach de Fortunato, que o acompanhou em sua estréia no kartismo americano. “Não foi possível ao Artur superar esta deficiência de equipamento, mas ele aprendeu demais em Palm Beach”, lembra o treinador.

A categoria de Artur Fortunato era composta por 68 pilotos, dos quais apenas 34 poderiam competir nas Pré-Finais e Finais de sábado e domingo. Nas duas tomadas de tempos os problemas técnicos afetaram sua classificação e Fortunato teve que disputar as duas repescagens, que classificariam mais seis pilotos às finais. Na primeira delas, largando de 30º, ele terminou em 9º, e na segunda, largando igualmente de posições intermediárias, ele terminou em 8º. “Foi uma pena, porque duas ou três posições nas repescagens o garantiriam nas finais. Ele chegou a estar em 5º e 6º”, disse Dirani.

Depois de ficar fora das finais, Artur Fortunato (Dahruj/ Brasilinvest/ Jornal Todo Dia/ ONS Motorsport) pôde disputar a Consolation Race, para pilotos que não obtiveram classificação. Nesta prova ele terminou em 2º, depois de liderar a prova por alguns momentos, e quase ganhou. “Se tivéssemos mais duas curvas o Artur teria vencido a corrida, pois o líder estava perdendo muito rendimento”, relembra Dennis Dirani.

O saldo final, de aprendizado, ficou comprovado por diversas razões, dentre elas competir em provas com um número bastante elevado de concorrentes, a pista bastante emborrachada – condição poucas vezes vista no Brasil – e pela natural “corrida” atrás de um equipamento melhor. “O Artur teve que, ele mesmo muitas vezes, ir atrás, literalmente, de algo melhor. Isso também se inclui na parte do aprendizado, pois ensina jovens pilotos a resolver seus problemas”, finaliza Dennis Dirani.

A última etapa do FWT será disputada em Ocala, também na Florida, de 25 a 27 de março, mesma data em que será disputada a 2ª etapa da Copa São Paulo Light. E Artur Fortunato e sua equipe no Brasil, a ONS Motorsport, terão que escolher entre um dos dois compromissos.


Erno Drehmer

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar