Você está Aqui: Início

Geral – Federação Potiguar esclarece através de nota oficial “affair” Victor Uchôa

E-mail Imprimir PDF

( 8 Votos )

Na última sexta-feira (18/03) publicamos com destaque artigo em que o piloto potiguar Victor Uchoa afirma que está em vias de encerrar sua carreira desportiva, por falta de apoio do Poder Público e da Federação Potiguar de Automobilismo para aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte.

Diante dos “reclamos oficiais” de Uchoa, a Federação Potiguar de Automobilismo esclarece através de Nota Oficial seu posicionamento, colocando os devidos “pingos nos ‘i’s” e traçando um panorama de objetivos de futuro para o esporte no belo estado nordestino, embasado nas palavras do presidente da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo.

Leia abaixo a íntegra da Nota de Esclarecimento, da qual destacamos duas informações relevantes. A primeira é de que a cidade de Natal, desde que faça a já longeva proposta de ampliação do Kartódromo Governador Geraldo Melo, será sede de uma das fases do Campeonato Brasileiro de Kart, o que é factível e uma informação bem-vinda, já que Natal é uma cidade belíssima, com seu circuito bem localizado (no centro da cidade) e com uma fantástica infra-estrutura hoteleira e de restaurantes, para receber bem os melhores pilotos e equipes do kartismo nacional.

A segunda “informação” não nos parece crível, embora também seja a segunda vez que ouvimos ter partido diretamente do presidente da entidade máxima do desporto automobilístico no Brasil. Segundo a Nota de Esclarecimento o presidente Clayton Pinteiro acena com a possibilidade de levar para Natal o que chama de “Prova das Estrelas” (na verdade o Desafio Internacional das Estrelas), evento que é de organização e realização particular, ou seja, não é evento organizado pela CBA e que tem sua sede fixa no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis.

Durante o brieffing dos pilotos no Campeonato Brasileiro de Kart em Curitiba, a imprensa especializada em kartismo ouviu o presidente Clayton Pinteiro afirmar que levaria o campeão da categoria Parakart para correr entre os convidados de Felipe Massa no Desafio Internacional das Estrelas. Como nesse evento os participantes são convidados de Felipe Massa e não da CBA, entendemos de pronto a demagogia política impossível de ser realizada, mas o “incauto” campeão acreditou e saiu alardeando pela mídia que alinharia ao lado de Massa, Schumacher & Cia. Até hoje está esperando...

Agora o crédulo da vez é o presidente da Federação Potiguar de Automobilismo, que deve estar se desdobrando em esforços para reformar o parque esportivo, já contando com a onírica presença dos pilotos da F1, F. Indy, Stock Car e adjacências acelerando forte em Natal.

Parece que só “esqueceram” de avisar o organizador Carlinhos Romagnolli disso...

 

Confira a nota de Esclarecimento:

Natal, 22 de Março de 2011.

Prezados jornalistas,

Dirijo-me a Vossas Senhorias, na qualidade de Presidente da Federação Potiguar de Automobilismo – FPA, para levá-lo o integral conhecimento do seguinte:

Lendo o Portal Planet Kart (clique aqui e leia na íntegra), me deparei com matéria que envolvia o nome da FPA e, em particular, o meu.

Pude perceber na aludida matéria que nosso filiado, Victor Uchôa, demonstrou grande insatisfação com o poder público local, bem como com a entidade de classe presidida por mim (FPA). A principal insatisfação, revelada pelo insigne associado, se reporta à omissão por parte do Poder Público e da FPA na ausência de esforços para aprovação da “Lei de Incentivo ao Esporte, que beneficiaria Victor”. Nesse particular, a Federação Potiguar de Automobilismo se solidariza com o piloto Victor Uchôa, campeão brasileiro de kart no ano de 2010.

A FPA, bem como todo o automobilismo nacional, não deve perder esse grande talento do automobilismo, muito menos por falta de incentivo. Trata-se de um garoto dedicado, esforçado e que realmente tem um grande e brilhante futuro promissor pela frente.

A FPA concorda que os órgãos públicos devem investir mais no automobilismo do nosso Estado, onde só no ano de 2010 tivemos quatro pilotos campeões, somente no Kart. Com isto o governo deveria reformar nossa única praça esportiva (Kartódromo Geral do Melo), deixando-a no padrão oficial para que possamos realizar provas nacionais

Com efeito, antes deste ocorrido, já nos havia sido revelado pelo pernambucano Cleyton Pinteiro, Presidente da CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo, que havendo a adequação do Kartódromo local, sobretudo de sua pista asfáltica, elevando-o aos padrões nacionais, poderíamos muito bem vir a realizar etapa do Campeonato Brasileiro de Kart. Além do mais, poderíamos, também, realizar “prova das estrelas” onde se fazem presentes os grande pilotos de Formula 1; da Formula Indy, ou seja, pilotos do mundo todo.

Para isto, contamos também com o fato de sermos uma cidade privilegiada onde temos um kartódromo urbano, dentro da cidade, com um grande diferencial. Isto, sem levar em consideração, que somos a cidade mais próxima da Europa e que possuímos nova e excelente rede hoteleira.

Portanto, tudo que pode ser feito pela nova gestão da FPA, para o engrandecimento do esporte em nosso Estado, fiquem certos, vem sendo feito.

Quanto ao incentivo fiscal, pretendido pelo associado, a Federação não hesitará em subscrever qualquer convênio ou contrato congênere. No entanto, isto não pode ser feito de forma restritiva, em favor de apenas um dos associados e sim de todos os federados à FPA.

É bem verdade que Victor Uchôa é nosso piloto-mirim de maior destaque, mas isto não retira da federação a obrigação de velar por todos.


Sesimar Correia
Presidente da Federação Potiguar de Automobilismo (FPA)


Última atualização ( Ter, 22 de Março de 2011 17:06 )  

Comentários 

 
#1 Américo Teixeira Jr. 22/03/2011 18:25
Amigos do Planet Kart,

Embora o mestre do kartismo seja Cláudio Reis, arrisco-me a dedilhar algumas linhas no Diário Motorsport, vez ou outro, sobre a modalidade, que cobri por muitos anos, ainda no século passado, quando em nossos kartódromos competiam Rubens Barrichello, Helio Castroneves, Tony Kanaan e outros.

Vejo com particular atenção o informe sobre a realização de um Brasileiro em Natal, principalmente estando o kartódromo da capital Potiguar prestes a ser demolido para a construção de um estádio de futebol, como tive a oportunidade de narrar em matéria, cujo link segue: diariomotorsport.com.br/.../...

Obviamente que eu posso estar errado e não informado sobre eventuais mudanças de planos. De todo modo, é uma questão a ser verificada e analisada.

Abraço a todos,

Americo Teixeira Jr.
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar