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Aldeia da Serra – Os Embalos de Sábado à Noite estão de volta!

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Após sete anos de pit stop, Copa Noturna da Amizade está de volta à Aldeia da Serra, revivendo uma era de magia do kartismo paulista.

Imagine um campeonato descompromissado: Alegre, entre amigos, sem “frescuras” e em qual os pilotos são atentamente ouvidos (e atendidos), participando ativamente das decisões da organização. Agora imagine isso com bons grids em todas as categorias, disputado em uma das melhores pistas de kart do Brasil, em horário “alternativo” nas noites de sábado e com disputas fantásticas entre pilotos de altíssimo nível. Complete essa “receita” com uma direção de provas impecável e valores de inscrição que não nos fazem levantar as mãos para o alto com olhos esbugalhados de quem está sendo assaltado.

Não se enganem, isso não é sonho, ou utopia. Essa é a pura e cristalina realidade da Copa Noturna da Amizade, campeonato que teve inicio em 2000 no Kartódromo Aldeia da Serra sob a batuta da família Candeu e que reunia a cada rodada mais de 150 karts no veloz circuito. Amador na essência, mas competitivo ao extremo, o campeonato revelou para o kartismo de competição “botas” de primeira grandeza, que em suas provas “mixavam” pilotos consagrados, com talentos em ascensão, jovens promessas do kartismo tupiniquim e simples “domingueiros” amadores, que não resistiam à oportunidade de medir forças em suas provas.

A simpática corujinha que caracteriza a Copa Noturna da Amizade (ou CNA para o mais íntimos) acompanhou o alvorecer de carreiras consagradas como de Victor Franzoni, Marcos “Massa” Peli, Wesley Silva – hoje team owner da equipe Enigma – e, também da hoje festejada equipe Ventrigio Preparações. Foi na CNA que Victor Caliman e Lucas Martins deram suas primeiras aceleradas e onde Monzer Latif, Luis “Patolino” Guirar, Rogério “Lelo” Lupino, Luiz Nista, e Claudio Roda, além dos preparadores de motores Tech-Jet, Lampadinha e Roda Motors, esbanjaram talento e mostraram para o mundo da velocidade o lado “top” dos RD 135.

Mais que um simples campeonato amador, a CNA transformou-se com o tempo em “laboratório” de grandes equipes, que inteligentemente aproveitavam as disputadas corridas no desenvolvimento de equipamentos e lapidação da técnica de seus pilotos, como as laureadas Marinho’s Motors e a WR Motores. Um verdadeiro celeiro de campeões, que perdurou até 2006, quando iniciou o longo pit stop de cinco anos.

Mas o “Embalos de Sábado à Noite” da Copa Noturna da Amizade estão de volta, com suas características preservadas e inalteradas. “Isto é quase uma bagunça organizada”, esclarece Valmir Candeu, piloto e organizador do campeonato. “Fazemos tudo do jeito que os pilotos e equipes pedem e eles respondem dando um grande show dentro da pista. Acho que esse é o segredo do sucesso de nosso campeonato, que é, na verdade, um encontro de amigos que se reúnem nas noites de sábado para divertidamente mostrarem o que melhor sabem fazer”, concluiu o organizador.

No sábado 2/07 a Copa Noturna da Amizade realizou sua segunda etapa da temporada de retorno (2011), tendo na direção de provas o competente e experiente Diretor Luis Carlos Daniel - da cidade de Americana -, que faz parte dos quadros da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo, mas que estranhamente não tem sido “lembrado” para dirigir provas oficiais dos certames paulistas, que acabam improvisadamente dirigidas por Comissários Desportivos da entidade. Luis Carlos Daniel, com sempre, fez um grande trabalho. Seguro, discreto e sem procurar “aparecer”. Na pista, pilotos das categorias Cadete, Sprinter, Master, Super F4 e, claro, a RD 135, classe que ninguém mais acreditava ser possível reunir um grid mínimo, mas que tirou a pesada camada de poeira e teias de aranha de bólidos há tempos esquecidos no fundo das garagens e voltou com força total, reunindo 23 karts nesta rodada.

Embora durante o treino matinal da Cadete mais de uma dezena de karts tenham realizado os treinos livres, línguas retrogradas e ferinas saíram espalhando o boato pelos boxes que aqueles que participassem da corrida estariam colocando em risco suas participações no Campeonato Brasileiro de Kart, já que a prova era “pirata” e poderiam ser “punidos” pela CBA...

Essa é uma despropositada e maldosa lorota, já que uma das bases da campanha de eleição da atual presidência da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, era justamente o apoio aos campeonatos e ligas amadoras, por entenderem (corretamente) serem esses benéficos ao desenvolvimento do esporte e fundamentais para o surgimento de novos valores. A “caça às bruxas” é coisa do passado, mas, principalmente por estarmos às vésperas do Brasileiro de Kart, a mentira teve seu efeito e apenas três karts se apresentaram para a corrida da categoria, com a mesma situação ocorrendo com a Super F4, que não reuniu interessados em numero suficiente para a realização da corrida dessa classe. Uma pena...

 

As Provas:

Gianluca Petecof cravou a pole, melhor volta e venceu de ponta a ponta a corrida da Cadete, em um clássico “hat trick”. Enzo Gianfratti ficou com a segunda colocação e Pedro Campos conquistou a terceira posição final.

Com 27 micromonopostos no grid, as classes Sprinter e Master fizeram sua apresentação em grid único. Renato Turelli, da equipe Marinho’s Motors estabeleceu a pole position, ladeado por céu companheiro de equipe Paulo França. Na classe Master, a pole position foi de Carlos Eduardo, também décimo na “geral”.

Encerrada a tomada de tempos classificatórios, os karts foram imediatamente alinhados no grid para a prova de vinte e duas voltas no curto traçado escolhido. Turelli manteve a dianteira e passando a abrir vantagem para França, que recebia forte pressão de Danilo Ramalho, que por sua vez largara muito bem da quinta posição. Mais algumas passagens e Ramalho conseguiu superar Paulo França, que perdera o freio de seu kart, mas na experiência conseguia manter a terceira posição. Giulliano Forcolin seguia firme em quarto, adiante de Arthur Oliveira. Na Master a ponta era do pole, Carlos Eduardo, mas Enzo Sciulli, José Feliciano e Vinicius Serafim vinham logo atrás e nada parecia decidido.

A luta por posições foi constante e muito intensa em todas as voltas da corrida. Na Sprinter nada mudou, com o lobo da Marinho’s Motors (Turelli) seguindo na ponta até a bandeira a quadros, Danilo Ramalho mostrando que continua em grande forma em segundo, Paulo França em terceiro, Giulliano Forcolin em quinto e Felipe em sexto, fechando o pódio da Sprinter.

José Feliciano e Enzo Sciulli superaram, respectivamente, Carlos Eduardo, que caiu para o terceiro posto, logo à frente de Vinicius Serafim. Mas na volta final Sciulli tentou ultrapassar Claudio Guastamacchia - que era de outra categoria, a Sprinter, e tinha nítidos problemas de dirigibilidade após um acidente nas primeiras voltas -. Guastamacchia endureceu a disputa e os karts acabaram se tocando e indo direto para os pneus. Feliciano venceu, com Carlos Eduardo agradecidamente “herdando” a segunda posição e Vinicius Serafim fechando na quarta colocação. Enzo Sciulli, entre um “f.d.p.” e outro que imprecava ao concorrente, conseguiu voltar à pista para completar na quarta posição. Paulo ficou com o quinto posto e Edson com o sexto lugar final.

Campeões brasileiros e da CNA, Lelo Lupino, Monzer Latif e Luis “Patolino” Guirar, eram naturalmente os principais “candidatos” à posição de honra na prova da categoria RD 135, resgatada pela CNA do ostracismo após a entrada “na moda” dos Shifter Kart. Mas mineiramente foi o japonês voador Julio quem roubou a cena, cravando 34s200 em sua flying lap e conquistando a pole position da categoria. A AKRD foi bem representada, com o experiente Edwar completando a primeira fila. Entre os campeões, Monzer Latif foi o melhor na pratica classificatória, garantindo a terceira posição na grelha, ao lado de Luigi Bruno, com Patolino em quinto e Lupino apenas na nona colocação.

Um detalhe não pode passar desapercebido nesse grid da RD 135. Poucos sabem, mas o preparador de motores Bozzo é o verdadeiro “pai” da categoria RD 135. Foi Bozzo quem criou a primeira adaptação do motor da motocicleta Yamaha em um kart e seu gênio inventivo permanece ativo, sempre criando novas soluções. Desta vez, Bozzão nos apresentou sua ultima criação, que está em fase de desenvolvimento: um sistema de injeção eletrônica desenvolvido especificamente para o kart e estava instalado no kart #13, do piloto Fabio. O modulo foi criado por Washington da Tecnopulse (velho parceiro de Bozzo) e a bateria é alimentada por um alternador automotivo locado atrás do banco do piloto. Como sempre, uma idéia simples, mas inteligente, que em breve estará dando fruto pelas pistas.

Autorizada a largada, Latif colocou ordem na casa, largou forte e no final da reta principal já colocava por dentro da curva, para superar Julio, que se “estapeava” com Edwar e Patolino pela segunda posição. Luigi Bruno levou a melhor, ficando com o segundo, seguido por Henry, Julio e Guirar, enquanto Edwar via o restante do pelotão de frente, já que ficara rodado na saída da Curva 1 do circuito. Duas curvas depois Patolino e Lelo Lupino superaram Julio e iniciaram mais uma das memoráveis batalhas entre essa dupla de pilotos de altíssimo nível.

Latif parecia estar em uma corrida à parte. Com um ritmo avassalador, o representante da Total Import/ Mega Kart seguia abrindo vantagem e deixando claro que a briga seria do segundo para trás. Guirar mantinha o segundo, com Lupino logo atrás, mas acossado por Julio, que se recuperara dos embates “hard” da largada e pilotava bonito. Lupino ficou pelo caminho, com problemas em seu kart e Patolino passou a ser o alvo de Julio, que não tardou a atacar e conquistar a segunda colocação. Foi nessa exata ordem que cruzaram a linha de chegada, com Alexandre, Eduardo e João Carlos chegando, respectivamente nas quarta, quinta e sexta posições.

Uma grande corrida, que fechou em grande estilo a segunda etapa da Copa Noturna da Amizade, que certamente receberá anda mais esportistas na próxima etapa (marcada para o dia 13/08), afinal, estão de volta os Embalos de Sábado à noite!

Recados Importantes:

Se tudo foi perfeito no que toca à organização, direção e desportividade, resta ao Kartódromo Aldeia da Serra providencias urgentes para reposicionar corretamente os painéis dos postes de iluminação do circuito. A iluminação que sempre foi deficiente está em péssimas condições, com muitas zonas de sombras pelo circuito, o que impossibilita as imagens fotográficas e, pior, trazem risco de acidentes aos pilotos que aceleram às cegas em vários trechos da pista. Esperamos que tais providencias sejam tomadas com a mesma presteza e diligencia com que se determina aos funcionários ficarem postados nas saídas de box para ver se ninguém entra na pista antes de passar com a carteira nas mãos pelo caixa do circuito.

Boa parte de nossos leitores vai estranhar nos resultados da rodada que muitos pilotos são ignotos. Para quem também desconhece o português, ignoto significa desconhecido, ignorado, algo sem nome. A Copa Noturna da Amizade é uma parceria com o Kartódromo Internacional Aldeia da Serra e utiliza os empregados do circuito para coadjuvar em tarefas da organização, entre elas a de registrar as inscrições (claro, assim fica mais “seguro” controlar a parte do kartódromo). Todavia, esses empregados estão habituados a fazer apenas os registros de baterias de kart de locação (indoor) e, por “embocadura” acham que o correto é que desde que devidamente paga, a inscrição deve ter um nome qualquer e de grafia idêntica ao que seus letrados ouvidos entenderam...

Com essa fantástica técnica, conseguimos identificar que o piloto Luigi Bruno foi inscrito simplesmente como “Luidi”, Monzer Latif, como “Mouser” (deve ter como origem o mouse do computador) e Erick Lutum homenageando a morte do ex-presidente Itamar, com sua inscrição anotando Erick Luto!

Para uma correta divulgação é importante (importantíssimo) que o nome do piloto seja anotado corretamente no momento da inscrição, bem como o nome de sua equipe e, também, a marca de chassis que está utilizando na etapa. Assim, cabe aos “interessados”, os pilotos, a tarefa de fornecerem as informações completas, checando se está tudo com a grafia correta.

Confira o resultado da segunda etapa da Copa Noturna da Amizade:

Cadete:
1.- Gianluca Petecof, com 15 voltas em 10m55s750
2.- Enzo Gianfratti, a 7s450
3.- Pedro Campos, a 20s370
Pole Position: Gianluca Petecof, com 40s770
Melhor Volta: Gianluca Petecof com 40s830

Sprinter & Master:
1.- Renato Turelli, com 22 voltas em 19m07s030
2.- Danilo Ramalho, a 3s440
3.- Paulo França, a 4s130
4.- Giulliano Forcolin, a 9s010
5.- Arthur Oliveira, a 17s150
6.- Felipe, a 22s960
7.- Erik Lutum, a 26s600
8.- Matheus, a 27s130
9.- José Feliciano (Master), a 30s160
10.- Carlos Eduardo (Master), a 31s650
11.- Vinicius Serafim (Master), a 32s900
12.- Claudio Guastamacchia, a 1 volta
13.- Enzo Sciulli (Master), a 0s250
14.- Lucas, a 5s010
15.- Sandro, a 15s960
16.- Hendril, a 17s770
17.- Jean Gallo, a 29s180
18.- Diego, a 2 voltas
19.- Olavo, a 2s710
20.- Eduardo, a 8s710
21.- Paulo (Master), a 5 voltas
22.- Rodrigo, a 8 voltas
23.- Gabriel Chini, a 9 voltas
24.- Guilherme Soares, a 18 voltas
25.- Junior, a 27s910
26.- Edson (Master), a 21 voltas
27.- Rubem, a 3,58s480
Sprinter Pole Position: Renato Turelli, com 33s930
Sprinter Melhor Volta: Renato Turelli, com 33s910
Master Pole Position: Carlos Eduardo, com 34s790
Master Melhor Volta: Vinicius Serafim, com 34s470

RD 135:
1.- Monzer Latif, com 22 voltas em 13m46s750
2.- Julio, a 13s480
3.- Luis “Patolino” Guirar, a 13s920
4.- Alexandre, a 27s500
5.- Eduardo, a 29s710
6.- João Carlos, a 32s590
7.- Edwar, a 33s080
8.- Adalberto, a 1 volta
9.- Rodrigo, a 2s660
10.- Helio, a 28s680
11.- Carlos Lopes, a 29s690
12.- Galdino, a 2 voltas
13.- Lealdo, a 3 voltas
14.- Edson Moreira, a 1m17s680
15.- Henry, a 4 voltas
16.- Luigi Bruno, a 1m36s500
17.- Roger Giuzzio, a 6 voltas
18.- Marcos, a 8 voltas
19.- Gilmar, a 4m19s950
20.- Lelo Lupino, a 9 voltas
21.- Ricardo Sai, a 10 voltas
22.- Henry, a 18 voltas
23.- Fabio, a 20 voltas
Pole Position: Julio, com 34s200
Melhor Volta: Monzer Latif, com 34s870

 

Última atualização ( Sex, 08 de Julho de 2011 13:43 )  

Comentários 

 
#9 20/09/2011 13:46
embalos de sabado a noite aldeia da serra
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#8 06/08/2011 23:59
Parabéns pela iniciativa. Também dou minhas aceleradas na Aldeia. Como faço para participar das etapas?

Abraço
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#7 06/08/2011 23:58
Prezados,

Parabéns pelo grande trabalho e iniciativa brilhante. Sou um amante do kartismo e dou minhas aceleradas na Aldeia. É preciso Kart próprio para participar do campeonato???

Quando é a próxima prova.

Grande abraço e ótimas aceleradas a todos!!!
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#6 10/07/2011 10:53
O regulamento da SF4 é o mesmo da granja?
quando vai ser a próxima corrida.
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#5 10/07/2011 09:19
Fala super galera da PK!!
Minha vó costumava dizer: Gente boa, só chama boa gente!
Sentimos sua falta na primeira etapa, mas tenho certeza que não sentiremos nas proximas.
Parabens a todos da PK por sempre apoiar o kart amador e parabens a toda equipe CNA, por provar que é possivel fazer um campeonato de alto nivel a um baixo custo!!
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#4 08/07/2011 22:41
Grande Claudio. Parabéns pela matéria, ficou muito boa. Parabéns a Ana e ao Candeu por terem retomado o campeonato, tenho certeza que muitos pilotos que reclamavam do 1o campeonato sentiram saudades dele nestes 7 anos. Fiquei muito contente um tempo atrás ao ler que o Adriano Buzaid, que comecou com a gente na V-4, estava acelerando na Europa. Em uma das suas entrevistas ele citou a CNA.
É uma pena eu nao ter tempo para ajudar desta vez, com 2 filhos eu e a Lud nao podemos mais passar o dia na "secretaria de prova", muito menos atualizar o site, mas quero ver se na proxima etapa dou uma passada pelo kartodromo para rever o pessoal.
abraços
Denilson
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#3 08/07/2011 17:15
ok
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#2 Marcos Peli 08/07/2011 13:33
Parabéns a Família Candeu e ao PK pela cobertura

Não tenho dúvidas que este campeonato foi em sua época o Ponta pé inicial para uma rvolução no kartismo.
Se hj temos opções , muito se deve a este campeonato , que rvelou muita gente boa , ...faltaram muitos nomes que posteriormente se projetaram em diversos outros certames maiores como por ex. , Antonio Ramos , Luiz Nista , Ricardo Thomazi , Antonio Sergio Martinez , Emilio Padron , Allan Sintes , Daniel Buck , Baixinho , Adriano Buzaid , Ricardo Favoretto , equipe ByChico ,... etc..etc...etc... , fora os que ainda participam !!!

Sejam bem Vindos !!!
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#1 08/07/2011 11:54
Parabéns Claudio,bela matéria! Obrigado pelo carinho.
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