Você está Aqui: Início

Internacional - Sérgio Sette Câmara é Campeão Internacional do X30 World

E-mail Imprimir PDF

( 10 Votos )

Em final excepcional piloto de Belo Horizonte garantiu na França o título máximo em competição com pilotos de 20 países

Foi encerrada na tarde deste domingo a final mundial do X30 World. A competição, que contou com a participação de quase 200 pilotos de todos os continentes do mundo e foi realizada no Kartódromo Actua Karting, em Lyon, na França, com o brasileiro Sérgio Sette Câmara conquistando o título da competição na categoria Junior.

Convidado a participar do evento pela IAME Brasil e RBC Preparações, em virtude da conquista do título do GP Nacional, Sette Câmara desenvolveu um primoroso trabalho junto a equipe oficial da fábrica italiana ART Grand-Prix. Com um kart que não tinha um bom rendimento nos primeiros treinos, pilotos e técnicos da equipe melhoraram o kart a cada entrada dele na pista para então, na última e decisiva corrida, chegar ao ápice de seu aproveitamento.

Neste domingo (21/10) foram disputadas as corridas Pré-Final e Final. Largando da nona posição na Pré-Final, Sérgio fez uma boa largada e pulou para o sexto lugar. Com todos os karts apresentando rendimento muito próximo o piloto ele teve de realmente "suar" o macacão para conseguir ganhar posições. Como a prova teve apenas onze voltas o piloto não esperou muito para fazer mais ultrapassagens até o final da corrida, recebendo a bandeirada na terceira posição.

Ante o bom resultado, a ansiedade tomou conta de todo o box da Art Grand-Prix durante a espera da corrida final. Após a bela cerimônia de apresentação dos pilotos, quando todos estiveram perfilados com as bandeiras de seus respectivos países, foi autorizada a largada da corrida Final.
Largando da parte de dentro da pista Serginho conseguiu manter sua posição, mas, muito pressionado, acabou caindo para a quarta posição. Sem se abalar com a situação o piloto seguiu pressionando os adversários até que, na sexta volta, já aparecia em primeiro. Duas voltas depois, porém, ele foi superado e teve, então, de mudar sua estratégia.

Com uma atitude que lembrou seus tempos na categoria Cadete, o piloto praticamente empurrou o concorrente até a penúltima volta, quando, na parte mista do traçado Câmara deu o bote, superando seu concorrente e tomou a dianteira, embora permanecesse muito pressionado.

Mesmo com a ultrapassagem o clima de tensão não amenizou e, na última curva da ultima volta, o adversário acabou dando um toque “mais forte”  em seu kart e conseguindo recuperar a liderança da corrida nos metros finais, com o brasileiro cruzando a linha final na segunda posição.

Ao final da prova os Comissários Desportivos entenderam que o “toque” configurava atitude anti-desportiva, pelo que determinaram a aplicação de acréscimo de dez segundos ao tempo total de prova do, então vencedor, que com o tempo corrigido pela punição acabou ficando com o sexto lugar final, com a vitória e o merecido titulo com o brasileiro Sergio Sette Câmara.

"Foi uma das competições mais difíceis que já participei. Diferente de outros concorrentes competi com um motor completamente standard, tirado da caixa e colocado no kart. Trabalhamos muito no desenvolvimento do kart e, a cada entrada na pista, conseguimos ser um pouquinho mais rápidos. Agradeço imensamente a Iame do Brasil e a RBC Preparações pela oportunidade, à minha equipe, à meus familiares e, logicamente, aos meus patrocinadores, que me permitem a cada corrida alçar vôos mais altos. Realmente hoje é um dia muito feliz", extravasou entre lágrimas o piloto.

Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações, acompanhou o evento pessoalmente e descreveu como muito positiva a competição para os pilotos brasileiro. "Nós não imaginávamos que o evento fosse tão grande, realmente não esperávamos tantas nações e tantos pilotos. As principais fábricas de chassis estiveram presente e a competitividade é impressionante. Foi muito bom poder proporcionar esta oportunidade aos pilotos brasileiros e esperamos que, em 2013, possamos trazer mais pilotos. Além disso, o evento poderá receber qualquer piloto que se interessar em competir. O custo é muito atrativo para uma competição na Europa e tenho certeza que poderemos estar aqui no ano que vem com uma delegação bem maior", declarou o empresário brasileiro.




Flávio Quick

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Seg, 09 de Setembro de 2013 03:50 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar