Você está Aqui: Início

Internacional - Bruno Carneiro chega em segundo na quarta etapa de Utah

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Bruno Carneiro e Alex Yates no podio
Foto:Luigi Carneiro
Garret Potter!

Este é o nome de um dos melhores "tuners" e chefes de equipe nos EUA. E Bruno Carneiro (RodizioGrill/ MillerMotorsports) sabe da importância de seu "chefe" na preparação e organização de sua equipe.

A semana que passou foi fantástica para o pequeno “brazuquinha” de 8 anos que compete na terra do Tio Sam. Choveu por quatro dias no Kartódromo Miller Motorsports, o que é quase um milagre em Utah, cravado em uma região de muita neve durante os meses de inverno, mas de temperaturas calcinantes e ar muito seco durante o verão. Pista molhada só se for com regador de jardim!

 

Sem pensar duas vezes, Bruno, ao lado de seu companheiro de equipe Austin Versteeg, também de 8 anos, andou em média 80 voltas por dia sob chuva, mas com um “detalhe”: O kart calçado com pneus MG “slick” vermelhos!

 

Vendo a cena, o diretor do Miller Motorsports, Mitch Wright, ex-piloto e campeão de Gran Am, não resistiu. Pulou em um kart e foi “brincar” junto com os dois pivetes.

 

Como resultado, Bruno não pode ver uma nuvem mais escura que torce para vir chuva e poder treinar.

 

clique para ampliar
Yates e Carneiro no escritório
Foto:Luigi Carneiro
Na sexta pela manhã, Bruno e Austin posaram para fotos em seus Birel C28 agora como pilotos oficiais da equipe. No sábado, as mudanças implementadas ao regulamento da Junior 1 já geravam “buxixos” por todo paddock. Duas equipes vinham levantando suspeitas de adulteração de gasolina e motores e, por conta disso, uma das novas medidas passou a ser a exigência de que todos os karts da classe 4 tempos, fosse para o grid de tanques vazios. A gasolina foi provida pela pista e idêntica para todos os karts.

 

A equipe que mais gerava controvérsias, do piloto Andy Nish (82/ TonyKart), vinha “congelando” sua gasolina até a hora da largada e a nova medida regulamentar resolveu a questão.

 

Na primeira bateria, alguns pilotos fizeram tempos quase 1 segundo mais lentos que nos warm-ups. Bruno largou com seu Birel #42 na oitava posição, mas fez uma largada impressionante e ao final da primeira volta já assumia a segunda posição atrás de Andy Nish. Só que desta vez, Nish não desapareceu no horizonte como aconteceu em outras etapas. Bruno se manteve firme atrás do piloto do kart número 82 e colava nas curvas. Nas retas, Nish ainda ganhava dois a três karts de vantagem, para depois sofrer no miolo do circuito. Nessa ordem cruzaram a linha de chegada, seguidos por Alex Yates (26/Tony Kart), Marina Yardley (33/TopKart), Austin Versteeg (77/Birel), Licoln Steele (19/Tony Kart) e Lance Pollard (50/Birel).

 

Na segunda bateria, Bruno largou mal em segundo e caiu para a terceira posição atrás de Austin Versteeg, mas logo assumiu a liderança depois da Curva 2. Todavia, antes do final da primeira volta, a corrida foi interrompida em virtude do grave acidente entre Lance Pollard (50) e McKay Snow (63).

 

Os dois se tocaram na entrada do “hair-pin” e capotaram sob uma cortina de poeira. Lance Pollard saiu com uma luxação no braço direito e McKay Snow seguiu para o Centro Médico para observação com dores nas costas e perna direita. O Birel de Pollard e o TopKart de Snow, viraram sucata.

 

Como a primeira volta não foi completada, os pilotos tiveram que voltar às posições em que cruzaram a linha de largada e Bruno saiu em terceiro. Marina Yardley seguia em primeiro, com Austin Versteeg em segundo e Bruno colado em sua traseira. Bruno aproveitou o “bump draft” empurrando Austin e assim os dois passaram pelo kart de Marina. Em uma manobra incrível, Bruno descolou de Austin e freou tarde na entrada do carrossel, assumindo a liderança da prova para vencer com 4 segundos de vantagem sobre Austin. Andy Nish e Alex Yates ficaram com as 3ª e 4ª posições, respectivamente.

 

clique para ampliar
Bruno Carneiro - Junior 1
Foto:Luigi Carneiro
Apesar de largar na pole na Final, Bruno estava no lado sujo da pista e foi ultrapassado por Nish. Os dois seguiram colados até que começaram a pegar trafego. Tudo corria bem até a volta 10, quando Bruno pegou a “rookie” Katty Malloy (99/Arrows) no meio dos “esses”. Preocupado em não causar um acidente em uma manobra arriscada sobre um rookie, Bruno esperou até a pequena reta antes do hair-pin e passou. Mas por conta disto, Nish abriu 8 segundos de vantagem. Com apenas quatro voltas para o final, sabendo como o motor de Nish “empurra” mais que o normal, o brasileirinho voador resolveu não arriscar e levou seu kart em segundo lugar pensando nos pontos do campeonato.

 

Bruno Carneiro (RodizioGrill/ MillerMotorsports) continua em segundo lugar no Campeonato Estadual de Utah, com apenas 12 pontos a menos que Nish. Em terceiro lugar chegou Austin Versteeg que fez uma manobra espetacular na última volta (à la Schummy e Hakkinen, passando Zonta em Spa na temporada 2000) e pulou de quarto para terceiro.

 

Nos boxes, a equipe sorria sabendo que o grande trabalho com os dois pilotos mais novos da Junior 1, vai rendendo frutos. Bruno Carneiro que mal saiu da Kids Kart, vem batendo pilotos veteranos como Nish e Yates e já conta com sete pódios em nove corridas em 2007.

 

Paciência e calma na preparação nos boxes. Velocidade e determinação nas pistas. Bem ao estilo de Garret Potter...

 

 

De Utah (EUA)

Luigi Carneiro 

clique para ampliar
Yates e Carneiro no escritório
Foto:Luigi Carneiro
Última atualização ( Qui, 16 de Agosto de 2007 11:52 )