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Internacional – Florida Winter Tour: Matheus Morgatto crava a pole postion na Rotax MicroMax

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Foi um dia quase perfeito em Ocala, na Florida, onde acontece neste final de semana a segunda etapa do Florida Winter Tour, decerto foi um dia muito proveitoso para o jovem piloto paulista Matheus Morgatto (Americanet/ RPG- Rolison Performance Group/ Legree Motorsports), único brasileiro que está competindo na categoria Rotax MicroMax.

Nesta sexta feira foram realizadas duas tomadas de tempos classificatórios para cada categoria – que são, na maioria, divididas em dois grupos -. Uma para definir o grid de largada da primeira prova classificatória do sábado (15/02) e outra para a primeira prova classificatória do domingo, já que as etapas do Florida Winter Tour são realizadas em sistema de rodada dupla.

Diferentemente do veloz circuito de Homestead, Ocala é mais técnico e exige um set-up perfeito para o kart ter um bom balanço e poder virar voltas realmente rápidas. Por conta disso o trabalho de Morgatto com os componentes da laureadíssima equipe Rolison Performance Group – comandada pelo multi-campeão norte-americano Mike Rolinson e baseada no estado de Oregon -, foi incessante e a correção das informações fornecidas pelo jovem kartista após cada saída para a pista eram fundamentais para a obtenção de um ajuste perfeito.

Diferentemente do que se imagina, o kartismo não é um esporte individual. É um árduo trabalho de equipe e em qual cada componente tem um peso idêntico. Não adianta ter à disposição um bom mecânico, um bom Tunner, como chamam os norte- americanos, se o piloto não tem sensibilidade para perceber as pequenas nuances nos ajustes efetuados, ou mesmo não consegue explicar as mudanças de comportamento da “barata”.

Também de nada adianta ter o melhor preparador de motores se o piloto não consegue identificar e explicar se a carburação está “gorda”, ou se está tendo falta. Se o carro traciona corretamente, se arranca bem, se tem final e etc. Tudo e todos tem, obrigatoriamente, que funcionar com a precisão de um relógio suíço.

Nos treinos livres e no warm-up a preocupação de Matheus Morgatto e sua equipe não era a de estabelecer os melhores tempos de volta, de ser “voador”, mas sim trabalhar no ajuste fino para deixar disponível ao piloto, na hora em que ele tem realmente que acelerar, o melhor kart possível.

Na primeira tomada de tempos classificatórios do Grupo II da categoria MicroMax, válida para a corrida do domingo, Morgatto deixou o Parque Fechado  em meio ao “pack”, composto pela maioria dos bólidos do Grupo II. Matheus era fisicamente o oitavo na pista, mas ao fechar a primeira passagem foi o seu veloz #62 que apareceu no alto do placar.

Claro, todos andavam com tempos de volta muito próximos e a alternância de posições era muito grande à cada nova passagem pela linha de cronometragem. Aos poucos Morgatto se livrou do “pack” e “de cara para o vento” era muito rápido. Tanto que logo se aproximou de outro compacto grupo. O grupo cimeiro, dos karts que vinham fisicamente nas primeiras posições, embora não fossem exatamente os mais velozes na pista.

Com isso Matheus Morgatto acabou “encaixotado” por esses karts nos minutos finais da pratica classificatória e não conseguiu superar o tempo estabelecido pelo venezuelano Anthony Famularo, que conquistou a pole position para a prova inicial do domingo. Morgatto ficou com a P2, a ínfimos 0s089 da marca do venezuelano.

Após a liberação do kart no Parque Fechado nova reunião entre os membros da equipe e novos ajuste no #62, para buscar tirar aquele “pelinho” de tempo que faltou para a posição de honra. Uma das alterações era exatamente na estratégia. E com a nova estratégia Morgatto foi o primeiro a deixar o Parque Fechado e a ingressar na pista.

Matheus saiu puxando a fila com vários pilotos em sua bota e buscando valer-se do vácuo. Não tiveram sucesso, porque o ajuste perfeito da equipe RPG e a “usina de força” disponibilizada pela Legree Motorsports faziam a diferença. Matheus rapidamente abriu vantagem dos demais concorrentes e voava pelo circuito norte-americano.

Todavia esse vôo solo ainda não lhe rendia um grande tempo de volta, uma verdadeira flying lap. Em razão disso o “brazuca” optou por modificar a estratégia. Levantou o pé e deixou ser ultrapassado, posicionando-se atrás de um kart que sabia ser um dos mais velozes. Inteligentemente deixou abrir algum espaço e partiu para aquela volta voadora, no extremo limite da aderência. Aquela em que não dá nem para respirar direito.

Era aquela a oitava volta que Morgatto dava pelo circuito de Ocala naquela pratica e, na tabela de tempos, ocupava a nona posição. Matheus fez suas freadas um pouquinho depois do “Deus me livre”. Pensava antecipadamente como faria o contorno de cada curva e caprichou ao máximo. Parecia estar ouvindo as palavras de seu coach Renato Russo ecoarem em seu cérebro. O corpo e o kart eram naquele momento um elemento único.

O #62 entrou rapidamente na reta, que rasgou de pé embaixo até ultrapassar a linha de chegada. A linha dos sensores da cronometragem, que deu um pulo na tabua de tempos, passando o “Brazilian” Matheus Morgatto da P9 para a primeiríssima posição.

A volta voadora durou apenas 41s048, mas para Matheus e os atentos olhares dos membros da equipe RPG, pareceu uma eternidade.

O pesado pé direito permaneceu no fundo do acelerador nos poucos minutos de restavam para o termino do treino classificatório, como também os dos adversários, que queriam a todo custo superar o tempo de volta de Morgatto. Ninguém conseguiu e na checkered flag os oito milésimos de segundo que Matheus manteve de vantagem para o norte-americano Jo Nuñez em seu kart #24, pareciam uma distancia abissal.

Estava garantida a pole position para a prova Pré-Final de domingo.

No Parque Fechado rápidos abraços e festejos. Era hora de recomeçar todo o árduo trabalho de revisão e novos ajustes.
“Estou muito feliz com o trabalho de meu mecânico, pois ele deixou o kart exatamente como eu queria”, disse sorridente o pole position da Rotax MicroMax.
“O kart estava perfeito e, também, consegui usar algumas técnicas que aprendi com o Renato Russo, meu coach e chefe de minha equipe no Brasil, a RR Racing”, completou o representante da equipe Americanet/ RPG- Rolison Performance Group/ Legree Motorsports.

“Matheus Morgato, esse piloto com uma capacidade incrível e talento nato, conquistou a primeira fila nas duas tomadas de qualificação deste final de semana. Um piloto que é ainda garoto, mas que mostra como diferencial uma grande velocidade de pensamento e uma auto-confiança que permite desequilibrar o jogo para conquistar suas vitórias”, exultou o preparador de motores Ricardo Legree.

Mais do que explicar o trabalho com Matheus Morgatto, o experientíssimo Legree, que já teve sob sua batuta grandes campeões, fez questão de deixar gravado um testemunho. Na verdade um vaticínio do futuro de Matheus:
“Ele é verdadeiramente um velocista nato que ainda está apenas na categoria MicroMax, a categoria onde tudo se começa. Ele já possui um diploma realmente impressionante e sabemos que esse pequeno grande piloto terá uma carreira brilhante em sua vida. Trabalhar com ele é muito prazeroso, pois é um piloto extraordinário e dono de uma humildade incomum, o que deixa o ambientes muito gratificante para poder se desenvolver um bom trabalho. Parabéns piloto, você é fera, você vê o cara!!! Muito obrigado por ter você em minha equipe e nas minhas histórias de pilotos de talento... Hoje você se tornou mais uma das páginas do livro da Legree Motorsports”.

 

Confira o resultado da GT7 Motorsports Rotax Micro Max - Qualify - Group II (Prova de Sabado)

1.- #62 Matheus Morgatto – Brazil - (Kosmic/ Legree Motorsports Rotax), 41s048
2.- #24 Jo Nuñez - Florida/ USA - (Benek/ Bordogna Racing Engines Rotax), 41.056 (+0.008)
3.- #27 Joshua Cunha - Ontario/ Canadá - (Intrepid/Rotax), 41.065 (+0.017)
4.- #11 Alessandro Famularo – Venezuela - (AM Racing Kart / AM Engines Rotax), 41.169 (+0.121)
5.- #55 Reece Gold - Florida/ USA -  (Tony Kart / CMW Engines Rotax), 41.181 (+0.133)
6.- #80 Arias Deukmedjian - Florida/ USA - (AM Racing Kart / AM Engines Rotax), 41.205 (+0.157)
7.- #58 Sebastian Montoya – Colombia -  (Birel / AM Engines Rotax), 41.238 (+0.190)
8.- #08 Thomas Nepvev - Quebec/ Canada (FA Kart/ SH Karting Rotax), 41.241 (+0.193)
9.-  #12 Anthony Famularo – Venezuela - (AM Racing Kart/ AM Engines Rotax), 41.263 (+0.215)
10.- #52 Jak Crawford - Texas/ USA - (Birel/ CMW Engines Rotax), 41.298 (+0.250)
11.- #87 Jeremy Fairbairn - Florida/ USA - (AM Racing Kart/ AM Engines Rotax), 41.316 (+0.268)
12.- #85 Chase Heffner - Florida/ USA - (Tony Kart/ CMW Engines Rotax), 41.436 (+0.388)
13.- #14 Chase J. Oliveri - Florida/ USA - (Birel/ AM Engines Rotax), 41.506 (+0.458)
14.- #20 Alessandro de Tullio - Florida/ USA - (Birel/ JC Engines Rotax), 41.569 (+0.521)
15.- #66 Gianluca Cavaglio - Ontario/ Canadá - (OK1/ Rotax), 42.275 (+1.227)

Confira o resultado da GT7 Motorsports Rotax Micro Max - Qualify - Group II (Prova de Domingo)

1.- #12 Anthony Famularo – Venezuela - (AM Racing Kart/ AM Engines Rotax), 40.944 (+0.088)
2.- #62 Matheus Morgatto – Brazil - (Kosmic/ Legree Motorsports Rotax), 40.945 (+0.089)
3.- #80 Arias Deukmedjian Florida/ USA - (AM Racing Kart/ AM Engines Rotax),
41.053 (+0.197)
4.- #58 Sebastian Montoya – Colombia - (Birel/ AM Engines Rotax), 41.069 (+0.213)
5.- #87 Jeremy Fairbairn – Florida/ USA - (AM Racing Kart/ AM Engines Rotax), 41.069 (+0.213)
6.- #27 Joshua Cunha - Ontario/ Canadá - (Intrepid/ Rotax), 41.145 (+0.289)
7.- #55 Reece Gold - Florida/ USA - (Tony Kart/ CMW Engines Rotax), 41.154 (+0.298)
8.- #11 Alessandro Famularo – Venezuela - (AM Racing Kart/ AM Engines Rotax), 41.169 (+0.313)
10.- #24 Jo Nuñez - Florida/ USA - (Benek/ Bordogna Racing Engines Rotax), 41.409 (+0.553)
10.- #14 Chase J. Oliveri - Florida/ USA - (Birel/ AM Engines Rotax), 41.445 (+0.589)
11.- #85 Chase Heffner - Florida/ USA - (Tony Kart/ CMW Engines Rotax), 41.475 (+0.619)
12.- #52 Jak Crawford - Texas/ USA - (Birel/ CMW Engines Rotax), 41.523 (+0.667)
13.- #20 Alessandro de Tullio - Florida / USA - (Birel/ JC Engines Rotax), 41.524 (+0.668)
DQ.- #08 Thomas Nepvev - Quebec/ Canadá (FA Kart/ SH Karting Rotax)
DQ.- #66 Gianluca Cavaglio - Ontario/ Canadá (OK1/ Rotax)

Confira a pontuação da GT7 Motorsports Rotax MicroMax no Florida Winter Tour após a etapa de Homestead:

1.- #55 Reece Gold, com 480 pontos
2.- #80 Arias Deukmedjian,    440
3.- #62 Matheus Morgatto (Americanet/ RPG - Rolison Performance Group/ Legree Motorsports), 371
4.- #12 Anthony Famularo, 350
5.- #27 Joshua Cunha, 302
6.- #20 Alessandro de Tullio, 296
7.- #7 David Morales, 293
8.- #87 Jeremy Fairbairn, 282
9.- #24 Jo Nuñez, 251
10.- #11 Alessandro Famularo, 245
11.- #88 Rafael Chaves Câmara, 238
12.- #8 Diego Felipe Contecha Porras, 220
13.- #52 Jak Crawford, 189
14.- #92 Maxwell Waithman, 186
15.- #2 Daniel Steven Chaverra Palácio, 183
16.- #14 Chase J. Oliveri, 174
17.- #77 Tyler Maxson, 140
18.- #21 Marcelo Garcia, 124
19.- #98 Logan Stretch, 120
20.- #03 Justin Arseneau, 116
21.- #37 Jeremy Tallon, 112
22.- #58 Sebastian Montoya, 106
23.- #99 Arturo Alcalde, 104
24.- #10 Mariano Martinez Faucsali, 88
25.- #28 Juan David Martinez, 38

Última atualização ( Sáb, 15 de Fevereiro de 2014 02:23 )  

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