Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista – Quando o respeito se torna admiração

E-mail Imprimir PDF

( 5 Votos )

Isso é algo cíclico e, como já ocorreu inúmeras vezes no esporte, uma nova geração de pilotos de primeiríssima linha começa a despontar. Em todas as categorias do kartismo nacional temos alguns pilotos diferenciados em destaque, expoentes de sua geração que são acompanhados atentamente por todos que vivenciam o esporte motorizado, quer sejam pilotos, quer sejam chefes, ou membros de equipes, quer sejam profissionais vinculados ao meio, quer sejam pais, ou membros do publico.

Mas na atual categoria Junior Menor essa “qualidade” parece ser mais concentrada e cerca de dez, doze pilotos parece que terão um futuro brilhante nas pistas. São botas de primeira grandeza, com uma dose superlativa de talento nato e paixão pelo que fazem. Por suas performances habituais, garra e senso de desportividade acabaram conquistando o respeito de todos.

Nesta semana o Kartódromo Arena Kirin, em Itu, é o centro das atenções do mundo do kart. É lá que se desenvolvem os treinos livres para as 5ª e 6ª rodadas do Campeonato Paulista de Kart, o mais tradicional certame regional da modalidade no Brasil e que promete ser uma prévia do Campeonato Brasileiro de Kart, que adotará no mês de julho o mesmo circuito para definir os campeões nacionais desta temporada.

A cena ocorreu ontem (29/05) durante os treinos livres da Junior Menor e, claramente, faz a prova desse fato.

Por conta da preocupação da administração do kartódromo em deixar tudo pronto e perfeito para receber o “circo” do Brasileiro de Kart, foram providenciadas pequenas reformas no complexo desportivo. Uma delas foi modificar as “zebras” das chicanes do circuito (que o site oficial, em uma linguagem “desconhecida” grafa como “xicanes”, prováveis parentes das xicaras…), bem como reposicionar algumas pilhas de pneus protetores.

O kartista mato-grossense Paulo Coelho vinha em uma flying lap, tirando o máximo rendimento de seu equipamento e pulverizando os cronômetros. Desceu a longa reta oposta, freou certinho, apontou o kart na trajetória e “lambeu” a zebra interna da chicane. A “barata” fez a trajetória escolhida e foi escorregando nas quatro rodas para a zebra externa. Tudo conforme o “script” do manual do piloto de ponta.

Só que a nova zebra, conjugada com o posicionamento dos pneus protetores havia se tornado uma perfeita conjugação de rampa de lançamento com catapulta. Coelho decolou e capotou violentamente.

Claro, a atenção de todos os presentes voltou-se, imediatamente, para o a chicane vizinha à Curva do Parquinho e a competente equipe médica, comandada pelo anjo da guarda dos pilotos, Dr Wagner Dutra, saiu em desabalada carreira para atender Paulo Coelho.

O kart do piloto paulista Caio Collet (TR3 Motorsport/ BSS Blindagem/ Ser-Glass) seguia pouco à frente do kart de Coelho. Enquanto o mato-grossense voava espetacularmente, Collet já contornava a variante seguinte, a Curva do Parquinho. Ao terminar a curva acabou assistindo o final da capotagem e freou forte o veloz #23. O que todos esperavam ver – e seria o normal – é que Collet seguisse seu caminho, cumprindo a programação que lhe fora determinada.

Para quem (ainda) não sabe, Caio Collet é um dos pilotos diferenciados a que nos referimos no inicio deste artigo. Com um talento ímpar, Caio Collet é um vencedor nato, respeitado e, no bom sentido, temido por todos os concorrentes, posto que todos sabem que manter-se à frente de Collet é algo que beira o impossível, tal a qualidade de sua pilotagem.

Mas, ao invés de prosseguir, rapidamente, Caio Collet parou seu kart. Tão rapidamente quanto parou, saiu de seu kart e atravessou o gramado entre as faixas de pista correndo em auxilio de Paulo Coelho. Claramente estava preocupado com sua integridade física e buscava ser o primeiro a socorrer o colega de pistas.

O tempo parecia parar e as atenções de todos redobraram-se, maravilhados com a cena que presenciavam do desvelo de Collet em amparar Paulo Coelho. Mais que um simples vencedor de corridas, Caio Collet demonstrava naquele instante que era um vencedor também na vida, dono de um caráter e fair-play admiráveis. O respeito de todos que assistiam a cena transmutava-se em plena e generalizada admiração!

A equipe médica chegou rápido e admirada com a pungente cena. Atenderam corretamente o piloto acidentado, que não sofreu nada de grave e já está pronto para continuar acelerando forte.

Ao final do atendimento, o médico Dr. Wagner Dutra abraçou ternamente Caio Collet. Era esse um troféu que não ficará exposto à vista em sua estante de prêmios, mas guardado em seu rico e admirável coração de Grande Campeão!

Nos treinos livres Caio Collet foi o mais rápido da Junior Menor, cerca de meio segundo mais veloz que o segundo colocado. Certamente é o “candidato” favorito à pole position amanhã em Itu.

Aliás, esta é uma ótima oportunidade para se acompanhar de perto os grandes pegas do Campeonato Paulista de Kart e, também, de se conhecer de pertinho os melhores pilotos de kart do Brasil, afinal e entrada e estacionamento são gratuitos e a visitação aos boxes é livre. Que tal pedir um autógrafo, ou tirar uma foto ao lado de um futuro piloto da F1?

O Kartódromo Arena Kirin fica na Estrada do Canguiri S/N, Bairro Itaim, Itu (SP) – próximo da fábrica da Brasil Kirin - Fones (11) 4403-8222 e (11) 4403-8221.

 

Última atualização ( Sex, 30 de Maio de 2014 23:10 )  

Comentários 

 
#1 30/05/2014 18:40
Ótimo exemplo de coleguismo,soli dariedade e desportividade.
O Campeonato Paulista de Kart, sempre proporcionando fatos extraordinários e revelando CAMPEÕES,em todos os sentidos.
J.E.Avila
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar