Você está Aqui: Início

Brasileiro de Rotax – Derek Ryan dá show, vence tudo e é o Campeão Brasileiro MiniMax

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

A máxima “Fé em Deus e pé na tabua” nunca foi tão real quanto na prova Final da Rotax MiniMax no Festival Brasileiro de Rotax

Quatro corridas em dois dias definiram, no Kartódromo Internacional Granja Viana, os campeões nacionais das classes de micromonopostos que utilizam os propulsores austríacos Rotax, bem como os classificados para representar o Brasil nas finais mundiais do Rotax Max Clallenge Grand Finals, em Valencia, na Espanha e no Florida Winter Tour, nos EUA.

Irlandês “original de fábrica” como Saint Patrick, os míticos Leprechauns, os pubs e, claro, a saborosa cerveja Guinness, o kartista Derek Ryan (TR3 Motorsport/ BSS/ PG Products/ Matrix/ Steel Glass/ Planet Kart) tem apenas onze anos de idade. Todavia, diferentemente do que sua tenra idade faz parecer, Ryan é um piloto experiente, com mais de sete anos acelerando fundo os pequenos monologares.

Derek, que trocou Dublin pelo Brasil aos seis meses de idade, ganhou seu primeiro kart de Natal, quando tinha apenas quatro anos. Sua “Mônaco” particular era as ruas do condomínio em que mora, nas quais acelerava forte imaginando a narração de Galvão Bueno: “Derek Ryan contorna pela última vez a ‘La Rascasse’, na sequência contorna a Anthony Noghes e entra pela reta para vencer o Grande Premio de Mônaco”… Dos sonhos pueris e das ruas do condomínio, Ryan foi para suas primeiras corridas aos domingos no Kartódromo Kart-Inn. Um aprendizado que se tornou inestimável.

Pouco depois, já aos sete anos de idade, a brincadeira ficou séria e fez sua estreia na categoria Mirim da Granja Viana, que se tornou o segundo quintal de sua casa.

Como quase todos os jovens kartistas do mundo inteiro, Derek Ryan sonha em um dia chegar na F1. É um sonho difícil e (ainda) distante, mas sua carreira já tem paralelos de sucesso. Exemplos que podem (e devem) ser seguidos. Seu ídolo (e amigo) Lewis Hamilton, piloto da Mercedes F1 e campeão mundial de 2008, como Ryan, também começou a competir cedo. Tinha seis anos quando ganhou de seu pai o primeiro kart. Começou, portanto, dois anos mais velho que Derek Ryan.

O mais novo piloto de F1 é também o mais jovem da história a conduzir um carro da categoria rainha. O holandês, nascido na Bélgica, Max Verstappen – filho do ex-piloto de F1 Jos Verstappen – tem apenas 17 anos. Vai competir na temporada 2015 na equipe Toro Rosso, a mesma que revelou o tetracampeão Sebastian Vettel. Todavia engana-se quem imagina tratar-se de um “garotinho inexperiente”, pois a exemplo de Derek Ryan, Verstappen começou no kart com apenas quatro anos de idade. Também como Derek, Max foi campeão nacional da Rotax MiniMax, antes de ser campeão mundial da principal classe do mundo do kart, a KZ1, na França em 2013.

Materializando os sonhos:

Nos dias 17 e 18 de outubro o Kartódromo Internacional Granja Viana foi palco do Festival Brasileiro de Rotax 2014, certame realizado em consorcio com a nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

Na sexta-feira a última pratica livre para ajustes a, no inicio da tarde, a tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem de largada dos competidores para as duas provas qualificatórias. O qualifying foi um verdadeiro duelo entre Derek e seu team mate, o velocíssimo Matheus Morgatto. Por nove milésimos de segundo de vantagem Morgatto ficou com a posição de honra e Derek com a dianteira da fila externa da grelha de partida.

Autorizada a largada da primeira das quatro provas do veloz final de semana, Derek conseguiu manter o segundo posto, colando na traseira do kart de seu companheiro de equipe e abrindo pequena vantagem para o restante do pelotão. No fechamento da primeira passagem Ryan ladeou seu team mate no final da Reta dos Boxes e assumiu a ponta da corrida. Os cinco primeiros formaram um compacto pack que impunha um ritmo fortíssimo à prova de “tiro curto”, mas o “Irish boy” foi impecável e, embora fortemente pressionado por Matheus Morgatto, não deu a menor chance aos demais adversários, para completar na dianteira o primeiro dos quatro rounds. Morgatto ficou com o segundo posto, Guilherme Oliva com a terceira posição, Lucas Alvarenga foi o quarto e Dudu Barrichello fechou o grupo dos cinco primeiros.

Uma hora e meia depois os bólidos alinharam para a segunda bateria classificatória da Rotax MiniMax, alinhados, novamente, pela ordem definida na tomada de tempos classificatórios. Derek fez um grande largada, pulando para a ponta antes da tomada da Curva 1 do circuito e trazendo consigo Lucas Alvarenga, que assumiu a P2 da corrida. Ryan, mais uma vez, impôs um ritmo avassalador à corrida e em poucas voltas já havia aberto quase um segundo de vantagem para Alvarenga. Nas voltas finais o P2 conseguiu reduzir a desvantagem para Derek, que soube “administrar” a vantagem a bisar a vitória no Brasileiro de Rotax. Alvarenga teve de se contentar com a P2, com Matheus Morgatto em terceiro, em grande recuperação, após ter problemas na largada e cair para o quinto posto.

A soma dos resultados definiu a ordem de largada da bateria Pré-Final na manhã do sábado. Com dupla vitória nas provas classificatórias a pole ficou com Derek Ryan, novamente ladeado por seu companheiro de equipe Matheus Morgatto, que agora teria de partir pelo lado externo da pista. Lucas Alvarenga e Guilherme Oliva formaram a segunda fila do partidor.

Green light e Derek manteve a vantagem, assumindo a liderança da corrida, seguido de perto por Alvarenga e Morgatto. No miolo do circuito Alvarenga atacou e tomou de Ryan a liderança da corrida. Na volta seguinte Rafael Reis superou Morgatto, colou em Derek e passou a pressioná-lo, buscando tomar também a segunda colocação. Era uma prova disputadíssima, com os quatro primeiros colados e formando um corpo único.

Derek largou com pressão mais baixa nos pneus de seu kart, mas assim que atingiram a temperatura correta de funcionamento atingiram o nível de pressão ideal, o que permitiu o pequeno irlandês tirar o máximo de rendimento de sua pilotagem. Rapidamente descontou a pequena vantagem imposta por Lucas Alvarenga e passou de caça a caçador. Era a quinta volta da corrida e, no final da Reta dos Boxes, Ryan mudou o traçado para a parte interna e ladeou Alvarenga. No contorno da veloz “Turn 1” o kart #8 de Derek apontou na frente, reassumindo a liderança da corrida.

Leonardo Reis também tentou a ultrapassagem na tornante-convergente de entrada do miolo do circuito, mas acabou batendo em Alvarenga e levando no “embrulho” Matheus Morgatto. Estava decidida a corrida. Saint Patrick e Nossa Senhora Aparecida estavam atentos na proteção ao “Magrelinho do Crau”, como divertidamente é chamado o piloto nos boxes da TR3 Motorsport, em alusão ao ótimo trabalho conjunto de Ryan com o competentíssimo mecânico Crau.

Nas cinco voltas subsequentes Derek valeu-se da grande vantagem e ponteou com folga a corrida, para ver pela terceira vez seguida a bandeira a quadros consagrar sua vitória. Guilherme Oliva e Lorenzo Piantieri ficaram com as segunda e terceira colocações, posicionamento que definia o grid da Final da MiniMax no Festival Brasileiro de Rotax.

Chegara a hora da decisão e, como nas provas anteriores, Derek Ryan largou bem para assumir a dianteira da corrida de quatorze voltas. Com forte ritmo, Derek foi paulatinamente abrindo vantagem para Lorenzo Piantieri, que ocupava a segunda colocação. Em poucas voltas Ryan já tinha mais de um segundo de vantagem - o que no kartismo é uma diferença considerável – e tratava de “administrar” a corrida.

Porém, repentinamente, o kart de Derek Ryan perdeu muito rendimento na oitava volta de corrida e Piantieri “grudou” na traseira de seu kart. Ao passar na reta dos boxes Derek sinalizou ter um problema no acelerador de seu bólido, que não mais ia até o final do curso. O tempo de volta era um segundo pior que nas voltas anteriores e a ultrapassagem de Piantieri parecia ser favas contadas.

Contra todas as expectativas o “magrelinho do Crau” não desanimou e encarava de frente o drama que começava a desenrolar. Com mais uma volta dada no seletivo circuito, Derek Ryan “descobriu” como contornar o problema com o acelerador do seu #8…

Freia mais aqui, alarga a trajetória um pouquinho mais ali, escorrega um pouco mais de frente acolá e, presto, o segundo colocado já não estava mais tão perigosamente colado. Mesmo que isso lhe custasse fortes e insuportáveis dores na perna direita.

Talento, garra e sensibilidade é o que não falta ao velocíssimo “Irish Boy”.

Restavam pouco mais de três voltas para a checkered flag consagradora e Derek conseguiu manter a liderança. Contra todos os prognósticos subsequentes ao problema mecânico em seu kart, Ryan conseguiu abrir uma pequena vantagem para Piantieri até cruzar a linha de chegada, na primeira colocação. Decerto a fé em Saint Patrick e em Nossa Senhora Aparecida – que estava firme no alto da geladeira do box da TR3 Motorsport, fez a diferença.

Fé em Deus e pé na tábua é palavra de ordem para Derek Ryan (TR3 Motorsport/ BSS/ PG Products/ Matrix/ Steel Glass/ Planet Kart), o novel Campeão Brasileiro Rotax MiniMax. O garoto que fez promessa no túmulo de Ayrton Senna no dia primeiro de maio agora vai cumprir sua promessa de levar para “mostrar a Senna” seu troféu de campeão, no próximo aniversario de sua morte.

Além do título de Campeão Brasileiro Rotax MiniMax, Derek Ryan conquistou a vaga para competir na etapa de abertura do Florida Winter Tour, nos EUA, com as despesas de participação pagas pela Rotax Brasil.

O resultado das provas do sábado valeu, também, para a pontuação da nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. Ryan é líder isolado do certame e com a dupla vitória e pontuação extra pela melhor volta em ambas corridas, ampliou a vantagem para o segundo colocado da Rotax MiniMax. Restando apenas uma rodada para o encerramento do campeonato, o pote de ouro no final do arco-íris parece também ter estampado o nome do Leprechaun da TR3 Motorsport.

Confira o resultado completo da Rotax MiniMax no Festival Brasileiro de Rotax 2014:

Prova 1 - 15:00
1.- #8 Derek Ryan (TR3 Motorsport/ BSS/ PG Products/ Matrix/ Steel Glass/ Planet Kart), com 8 voltas em 7:04.102

2.- #62 Matheus Morgatto, a 0.361
3.- #72 (R) Guilherme Oliva, a 0.487 (+0.126)
4.- #5 Lucas Alvarenga, a  0.762 (+0.275)
5.- #191 Dudu Barrichello, a 1.092 (+0.330)
6.- #12 (R) Francisco Porto, a 4.362 (+3.270)
7.- #85 Gabriel Bortoleto, a 4.817     (+0.455)
8.- #88 (R) Rafael Câmara, a 5.248 (+0.431)
9.- #293 Leonardo Reis, a 5.530 (+0.282)
10.- #97 (R) Lorenzo Piantieri, a 5.861 (+0.331)
11.- #00 Thiago Giaffone, a 6.093 (+0.232)
12.- #20 (R) Pedro Ebrahim, a 11.875 (+5.782)
13.- #44 (R) Pedro Baldy, a 31.918 (+20.043)
14.- #176 João Rodrigues, a 2 Voltas
Pole Position: #62 Matheus Morgatto, com 50.051
Melhor Volta: #72 (R) Guilherme Oliva, com 50.647

Prova 2 - 16:30
1.- #8 Derek Ryan (TR3 Motorsport/ BSS/ PG Products/ Matrix/ Steel Glass/ Planet Kart), com 8 voltas em 7:20.305
2.- #5 Lucas Alvarenga, a 0.326
3.- #62 Matheus Morgatto, a 2.919 (+2.593)
4.- #88 (R) Rafael Câmara, a 4.250 (+1.331)
5.- #293 Leonardo Reis, a 4.486 (+0.236)
6.- #97 (R) Lorenzo Piantieri, a 4.578 (+0.092)
7.- #72 (R) Guilherme Oliva, a 4.979 (+0.401)
8.- #191 Dudu Barrichello, a 6.215 (+1.236)
9.- #00 Thiago Giaffone, a 7.433 (+1.218)
10.- #176 João Rodrigues, a 8.768 (+1.335)
11.- #12 (R) Francisco Porto, a 10.059 (+1.291)
12.- #20 (R) Pedro Ebrahim, a 11.987 (+1.928)
13.- #85 Gabriel Bortoleto, a 12.237 (+0.250)
14.- #44 (R) Pedro Baldy, a 5 Voltas
Melhor Volta: #5 Lucas Alvarenga, com 50.631

Prova 3 - 11:35
1.- #8 Derek Ryan (TR3 Motorsport/ BSS/ PG Products/ Matrix/ Steel Glass/ Planet Kart), com 10 voltas em 8:58.012

2.- #72 (R) Guilherme Oliva, a 5.090
3.- #97 (R) Lorenzo Piantieri, a 6.128 (+1.038)
4.- #12 (R) Francisco Porto, a 6.290 (+0.162)
5.- #00 Thiago Giaffone, a 7.196 (+0.906)
6.- #62 Matheus Morgatto, a 7.305 (+0.109)
7.- #85 Gabriel Bortoleto, a 9.270     (+1.965)
8.- #88 (R) Rafael Câmara, a 11.442 (+2.172)
9.- #20 (R) Pedro Ebrahim, a 11.502 (+0.060)
10.- #176 João Rodrigues, a 12.897 (+1.395)
11.- #44 (R) Pedro Baldy, a 17.069 (+4.172)
12.- #191 Dudu Barrichello, a 18.970 (+1.901) – (+10s penal)
13.- #5 Lucas Alvarenga, a     22.248 (+3.278)
14.- #293 Leonardo Reis, a 26.065 (+3.817) – (+20s penal)
Melhor Volta: #8 Derek Ryan, com 50.763

Prova 4 - 14:00
1.- #8 Derek Ryan (TR3 Motorsport/ BSS/ PG Products/ Matrix/ Steel Glass/ Planet Kart), com 14 voltas em 12:11.408
2.- #97 (R) Lorenzo Piantieri, a 0.184
3.- #62 Matheus Morgatto, a 1.078 (+0.894)
4.- #72 (R) Guilherme Oliva, a 2.026 (+0.948)
5.- #293 Leonardo Reis, a 4.382 (+2.356)
6.- #85 Gabriel Bortoleto, a 5.191 (+0.809)
7.- #88 (R) Rafael Câmara, a 5.376 (+0.185)
8.- #00 Thiago Giaffone, a 5.645 (+0.269)
9.- #5 Lucas Alvarenga, a 6.054 (+0.409)
10.- #12 (R) Francisco Porto, a 10.034 (+3.980)
11.- #191 Dudu Barrichello, a 10.144 (+0.110)
12.- #176 João Rodrigues, a 15.662 (+5.518)
13.- #44 (R) Pedro Baldy, a 20.118 (+4.456)
14.- #20 (R) Pedro Ebrahim, a 22.509 (+2.391)
Melhor Volta: #8 Derek Ryan, com 50.232

Resultado da 9ª Etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- #8 Derek Ryan (TR3 Motorsport/ BSS/ PG Products/ Matrix/ Steel Glass/ Planet Kart), com 91 pontos
2.- #97 (R) Lorenzo Piantieri, 84
3.- #72 (R) Guilherme Oliva, 82
4.- #62 Matheus Morgatto, 81
5.- #85 Gabriel Bortoleto, 75
6.- #00 Thiago Giaffone, 75
7.- #12 (R) Francisco Porto, 74
8.- #88 (R) Rafael Câmara, 73
9.- #293 Leonardo Reis, 69
10.- #5 Lucas Alvarenga, 66
11.- #176 João Rodrigues, 66
12.- #191 Dudu Barrichello, 65
13.- #20 (R) Pedro Ebrahim, 65
14.- #44 (R) Pedro Baldy, 64


Última atualização ( Seg, 17 de Novembro de 2014 14:33 )  

Comentários 

 
#2 19/11/2014 12:39
Ótima reportagem! Parabéns ao campeão Derek e ao Claudio Reis que consegue colocar em linhas escritas a emoção das provas.
Citação
 
 
#1 18/11/2014 09:11
Estamos juntos...
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar