Você está Aqui: Início

Seletiva Petrobras - Seletiva de Kart Petrobras mantém programa de orientação em sua 17ª edição

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Com um dos projetos de patrocínio esportivo mais duradouros do país, evento segue incentivando jovens talentos do kart e proporcionando aos vencedores novas experiências, como teste em um simulador de F-1, treino em uma equipe de base do automobilismo europeu, acompanhamento físico, entre outros Os desafios para se tornar um piloto bem sucedido estão cada dia maiores. Do kart à Fórmula 1 ou aos principais campeonatos de turismo do mundo, um piloto precisa ter mais que talento e sorte. É imprescindível estar preparado para um conjunto de situações que aparecerão pela frente e que ajudarão no momento da tomada de uma decisão, seja ela um contrato ou uma ultrapassagem na pista.

Em 2014, a Seletiva de Kart Petrobras - um dos principais eventos de apoio ao kart nacional - implantou um novo programa de orientação para os seus vencedores, tentando mostrar um pouco de cada passo na sequência da carreira destes pilotos. O bem sucedido programa motivou os organizadores a manterem a fórmula para 2015, quando o projeto chega a sua 17ª edição.

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva tem um dos patrocínios mais duradouros do esporte nacional. A competição já reuniu quase 200 competidores em suas finais num verdadeiro vestibular das pistas, envolvendo os maiores pilotos do kartismo no país. O evento também já passou por 16 estados e 32 cidades do Brasil.

O formato da competição segue praticamente igual. A temporada começa no dia 27 de junho, com a primeira etapa classificatória, a Copa Petrobras Sorriso Campeão, que será realizada no kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo, junto com a Copa São Paulo Light de Kart. Pela 13ª vez, a prova marcará a ação social Sorriso Campeão, beneficiando os mecânicos e seus familiares com tratamento odontológico gratuito. O torneio também segue com o apoio da MG Pneus e da Bravar, que fornece há mais de 10 anos os chassis para a final do evento.

Estão programadas quatro etapas classificatórias no total. As provas acontecerão em São Paulo (Aldeia da Serra), Maranhão (São Luís, junto com a Copa Norte de Kart), Rio Grande do Sul (Velopark, junto com o Brasileiro de Kart) e Minas Gerais (Vespasiano, junto com a Copa Brasil de Kart). Serão três vagas por etapa, mantendo 12 finalistas na decisão, marcada para os dias 3 e 4 de novembro, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). Concorrerão às vagas pilotos das categorias Graduados, com idade entre 15 e 18 anos. Em virtude do novo formato do projeto, que prevê um treino com monoposto na Europa, a idade subiu de 14 para 15 anos completados no ano de realização da edição. Ex-campeões seguem sem poder concorrer a uma nova premiação.

A premiação da Seletiva de Kart Petrobras também se mantém como a maior da categoria no Brasil. Somando a premiação em dinheiro e do programa, o valor estimado chega a 250 mil reais, distribuídos da seguinte forma:

  • Campeão: 64 mil reais
  • Troféu Lubrax: 5 mil reais para o melhor estreante na final
  • Troféu Melhor Mecânico: 1,5 mil reais
  • Programa de orientação para três finalistas (o campeão - independentemente de ter ou não participado do programa em 2014; o melhor estreante; e o melhor classificado, após o campeão, que não tenha participado do programa em 2014)


Binho Carcasci, idealizador da Seletiva de Kart Petrobras, segue à frente do projeto, trabalhando sempre em busca de novidades, que acompanhem a evolução do esporte.

"O desafio de realizar a Seletiva é grande, particularmente porque a evolução do esporte é muito dinâmica, as novas gerações de pilotos são formadas de garotos com uma mentalidade muito diferente daqueles de 17 anos atrás. O sonho ainda é o mesmo, chegar à F-1, mas os caminhos são outros e a própria F-1 é muito diferente atualmente. Temos que ter esta visão e nos adaptarmos a cada ano", explica Binho Carcasci.

"Como sempre tentamos fazer, buscamos os melhores campeonatos disponíveis para as etapas classificatórias, onde também possamos ter abrangência nacional, possibilitando acesso ao maior número de pilotos possível. Este ano, teremos etapas em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Maranhão e a final será na Granja Viana, um kartódromo que é parceiro antigo da Seletiva de Kart Petrobras, onde realizamos inclusive a primeira final em 1999, e que continua sendo um dos mais bem estruturados do Brasil", conta Binho.

Para o organizador, o retorno das ações do programa em 2014 foi bastante positivo, o que os motivou a manter o formato este ano praticamente igual. "Claro que não pretendemos que o programa deixe um piloto pronto para a F-1 em sete ou oito ações. O amadurecimento do piloto leva tempo e com ele acontece o aprendizado, mas as lições básicas para que isso aconteça da maneira correta e otimizando tempo e dinheiro foram feitos. Tivemos uma boa recepção dos kartistas e isso nos encorajou a mantermos o que está sendo feito", completa.

As ações do programa:

  • Ações Técnicas: Simulador de Fórmula 1, treino em uma equipe de monoposto - categoria de base - na Europa, acompanhado por um coach, vivência de um dia na oficina da equipe, além da participação em treino com carro de turismo no Brasil;
  • Ações Física e de Capacidade de Concentração: avaliação e acompanhamento físico e psicológico com preparador;
  • Ações de Marketing: lições sobre marketing esportivo e media training.

 

Confira o calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:


Fase Classificatória
27 de junho - 1ª etapa - Copa Petrobras Sorriso Campeão (Copa São Paulo Light de Kart) - Aldeia da Serra (SP)
25 de julho - 2ª etapa (Campeonato Brasileiro de Kart) - Velopark, Nova Santa Rita (RS)
29 de agosto - 3ª etapa (Copa Norte de Kart) - São Luís (MA)
17 de outubro - 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Vespasiano (MG)

Final

3 e 4 de novembro - Kartódromo Granja Viana - Cotia (SP)
* Calendário sujeito a algumas alterações



Fernanda Gonçalves

 

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar