Você está Aqui: Início

Sul-Americano Rotax – Desempenho dos pilotos esquentou o frio catarinense no segundo dia da treinos em Floripa

E-mail Imprimir PDF

( 4 Votos )

O IRMC South American, pomposo nome do (para nós) Campeonato Sulamericano de Rotax, teve hoje seu segundo dia de treinos livres no Kartódromo Arena Sapiens, na região norte da Ilha de Santa Catarina, que todos conhecem como a parte insular da belíssima Florianópolis, capital do estado “barriga verde”.

E não será por falta de treinos livres que alguém poderá se desculpar de alguma falta de ajuste em seu kart, afinal só hoje foram cinco praticas livres para cada categoria integrante do certame, o que também ocorrerá identicamente nesta sexta-feira.

Na pista os intrépidos condutores das categorias Micro Max, Mini Max, Junior Max, Rotax Max, Max Masters, DD2 e DD2 Master, representando nove nacionalidades diferentes, trabalham incansavelmente nas busca dos melhores ajustes, que certamente farão a diferença na hora de se definir no sábado a ordem dos bólidos no grid de largada das provas classificatórias, bem como a diferença no resultado final de cada corrida que disputarão.

Assim, pelos boxes se ouve, obviamente, conversações em português, em castelhano, em inglês e até em alemão quando se faz necessária uma troca de informações daquelas que não devem ser compreendidas pelos concorrentes. E isso até mesmo dentro das barracas de uma mesma equipe, posto que no kart a máxima “o segredo é a alma do negócio” é eterna constante.

Para os mais ferinos, o Sul-americano de Rotax é quase uma etapa catarinense da Copa São Paulo de Kart Granja Viana com a adição de alguns “gringos”. Decerto que em sua maioria a velocidade natural e qualidade técnica desses “gringos” nos faz sorrir com satisfação de assistir ótimas performances, mas também se prestam para tirar o sono dos “brazucas” que sonham em aditar em seus currículos desportivos o titulo de Campeão Sul-Americano.

Todavia, como nos boxes e na pista, a organização do evento ainda faz ajustes em seu “set-up” e ainda lutamos com algumas dificuldades, que vão sendo ao seu tempo sendo solucionadas. Hoje, segundo dia de treinos livres, a imprensa presente – e até a impecável cronometragem da Cronospeed - ainda sofre com dificuldades com sinal de internet. Esse é um problema crônico dos circuitos “Manézinhos-da-ilha”, mas que vão sendo minimizados com o desvelo dos organizadores.

E, até por isso, é que não conseguimos publicar – como de habito – os resultados de cada treino, ou um “compilado” com todos os resultados das praticas do dia, afinal isso é algo que ainda não conseguimos obter de uma forma que torne factível o trabalho da imprensa, que por natural não pode ficar digitando de forma pré-historica e manualmente todos os resultados dos 35 treinos livres desta gélida quinta-feira invernal.

De qualquer sorte buscamos, ao menos, reportar quem foi rápido e se destacou no dia, em cada categoria do certame.

Na Rotax Micro Max, dos menorzinhos em tamanho, mas em muitas vezes os “maiores” em arrojo, os brasileiros João Victor Barcelos, Gabriel Gomes, Pedro Aizza e os colombianos Valeria Vargas e Diego Cotecha, mostraram que estão fortes. Barcelos liderou quatro das cinco praticas e a veloz sobrinha de Juan Pablo Montoya fechou na dianteira o treino restante. Por isso mesmo ficaram, respectivamente, com as duas melhores marcas do dia. Mas o catarinense voador, Gabriel Gomez, não fez por menos e fechou todos os treinos no “top 4”, ou seja, esteve sempre na galera do quarteto fantástico e pode surpreender, até porque corre no “quintal de casa” e com seu competente preparador Clovis, sabe como poucos os segredos do circuito Arena Sapiens.

Na Mini Max, o dia foi do kartista germano-brasileiro Thommy Kühne, que levou no bolso a melhor marca da quinta-feira em quatro dos cinco treinos, enquanto o colombiano Juan Rodriguez foi o mais veloz na quarta pratica do dia. Para quem (ainda) não sabe Kühne é o único kartista do mundo que integra o time oficial da germânica Audi Motorsport. Talento, arrojo e determinação, parece ser lugar-comum para o pequeno pupilo de Waltinho Travaglini, que já teve como seus pupilos Ayrton Senna e Fernando Alonso...

Além de Thommy e Rodriguez, o colombiano voador, também forma destaque Leonardo Reis, Gabriel Bortoleto, Enrico De Lucca  e Fernando Barrichello, que mostraram bom desempenho nos treinos de ontem e hoje.

Na categoria Junior Max, o norte-americano Nicolas James Brueckner foi o mais rápido no primeiro e no quinto treino livre, levando de quebra a melhor maca do dia. O exuberante “brazuca” Marcel Coletta comandou as ações nos outros três treinos da categoria. Mas Guilherme Palhari – o segundo mais rápido de hoje -, Dudu Barrichello, o argentino Fernandez Matias, Ruan Belizario, Gianluca Petecof, Caio Collet e os gêmeos Christian e Nicolas Fliter também “mostraram serviço” e deixaram claro que a luta será renhida nessa classe.

A categoria Rotax Max é sempre um espetáculo à parte. Competitividade extrema é a marca registrada dessa categoria, que é a que originou as demais categorias Rotax.

O piloto da equipe Fisk/ CKS, Pedro Sanchez liderou o primeiro treino de hoje e foi o mais rápido do dia da Max. Cravou 54s309 em sua melhor passagem e, aparentemente, ficou satisfeito com o ajuste encontrado, pois, nitidamente, aproveitou os demais treinamentos para testar componentes e outros ajustes, sem preocupar-se de figurar entre os mais velozes.

Com o kart provavelmente “definido” para as tomadas de tempos, decerto vai economizar equipamento, o que dá mais tempo para saborear umas boas paletas na tenda da CKS

Mas o experientíssimo João Cunha também foi muito rápido e também encimou a tabua de tempos em um dos treinos livres. Luca Travaglini foi o mais rápido no terceiro treino de hoje e João Rosate liderou os dois treinos finais.

O brasileiro Marcus Rubin foi o mais rápido em quatro treinos da categoria Max Masters e com o tempo de 54s920, obtido no quarto treino, coloca como o melhor do dia. O também brasileiro Beto Nini ocupou a primeira colocação no quinto treino e com o tempo de 54s993, foi o segundo mais rápido do dia.

Os brasileiros também foram os melhores na categoria DD2. Murillo Della Coletta fechou o dia como o mais rápido, com o tempo de 53s007. Em segundo ficou Yuri Alves, com 53s057. O argentino Ezequiel Baldinelli, que liderou o quarto treino, foi o terceiro mais rápido do dia, com 53s366.

E o equilíbrio marcou os treinos a categoria DD2 Master. O brasileiro Fernando Guzzi foi o melhor do dia, com o tempo de 53s486 conseguido no primeiro treino. Ao liderar o terceiro treino com 53s676, o argentino Gabriel Zughella foi o segundo mais rápido da quinta-feira. Ele foi apenas um milésimo de segundo mais rápido do que o brasileiro Fernando Guzzi, que liderou o segundo treino com 53s677.

 

 

Última atualização ( Sex, 03 de Julho de 2015 01:34 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar