Você está Aqui: Início

Campeonato Brasileiro - Karts na pista e começa o jogo!

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Terça-feira 12/07 é verdadeiramente o primeiro dia do Brasileiro de Kart 2017, afinal é o dia reservado para os primeiros treinos livres das categorias que integrarão essa primeira fase do certame nacional.

Na manhã tivemos as praticas livres das classes Junior,F4 Super Senior, Mirim e F4 Super Senior. No período vespertino foi a vez da F4 Graduado, Junior Menor, Cadete (dividida em dois grupos), Sudam e Shifter Kart.

O #121 de  Felipe Baptista liderou o primeiro treino da Junior, cravando na sua melhor volta, mas com Zézinho Muggiati na P2 a apenas 0.128 do tempo de Baptista. No segundo treino ambos repetiram o alto da tábua de tempos, mas a diferença entre os dois "foguetes" caiu para apenas 0.037.

Na F4 Senior, o catarinense José Spengler Neto foi o primeiro no treino inicial da classe dos "coroas" do four stroke. Mas as diferenças são apertadíssimas nas classes de quatro tempos e nada menos de 21 carros estavam rodando dentro do mesmo segundo. O #18 de José Raul Girondi, por exemplo, Terminou o T1 na P21 e a apenas 0.915 do torpedo de Spengler (que não é o da DTM). Spengler voltou a fechar o treino da classe em primeiro, mas nesse segundo treino livre "aqueles" nove décimos entre o P1 e o P21, "aumentou" para até a 27ª posição. Vai voar pena entre os velhuscos...

O brasiliense Gabriel Koenigkan detonou a concorrência no primeiro treino livre da Mirim, quase meio segundo mais rápido que Heitor Dall'Agnol, o segundo mais veloz. No segundo treino Heitor deu o troco e enfiou a mesma diferença em Gabriel, que, todavia, ficou na P3, já que Enzo Nienkötter, piloto da casa, se enfiou no meio dessa briga e garfou a segunda posição. Esse é filho de peixe e certamente vai saber nadar de braçada no Kartódromo Beto Carrero.

Na F4 Senior ficou claro que os ótimos campeonatos estaduais e regionais que estão sendo disputados no Beto Carrero estão formando um grupo de pilotos velocíssimos, que devem estar na briga pelo titulo na maioria das categorias. Também foram dois treinos hoje e no primeiro o "catarina" Silvio Jovita não deu chances para a concorrência e fechou a pratica no alto da tabela de tempos, mas pouco mais de um décimo de segundo mis rápido que o paranaense Eduardo Giglio, que fechou na P2. No segundo treino foi a vez de Jovita ser o mais veloz, porém com o "Sabiazinho" Rodrigo Dantas em seus calcanhares, separado por ínfimos 0.068...

O # 127   do também catarinense Gustavo Pinheiro foi o melhor no primeiro treino da F4 Graduados, entre os 33 que entraram na pista. Seis décimos de segundo é o que separou o primeirão do P21, que foi o gaudério Pedro Trevisol. Uma piscadinha e se perde cinco posições. É essa a tonica da categoria, que deve ter entre seus destaques o (sempre) veloz Giuliano Forcolin, piloto que defendo com o #7 as cores da fabricante Thunder Kart e foi o undécimo colocado nesse primeiro treino livre.

No segundo treino só trocou de barriga-verde na ponta: Roberto Wuthstrack Jr foi o primeiro e o brasiliense Diogo Broka o P2. O "detalhezino" que não se pode deixar despercebido é que 30 carros permaneceram dentro do mesmíssimo segundo...

Jogando com as regras permitidas pelo regulamento, Nicolas Fabris "desceu um degrau" para se tornar, de cara, um dos favoritos da Junior Menor. E isso ficou claro na primeira prática livre da categoria, quando Fabris fechou o treino liderando os tempos. O catarinense Mayke Naderer foi o segundo, com tempo bem próximo ao de Fabris (0.063).

No segundo treino foi a vez do "feríssima" Guilherme Figueiredo encerrar com o melhor tempo da categoria. Para alegria da Quick Comunicações, Lucas Staico foi o segundo, deixando Fabris, o "gatinho regulamentar" na terceira posição. Miau...

Entre os Cadetes o #77 do matogrossense Waldir Doerner Neto foi o mais rápido no T1, com o consoantico inscrito mineiro Luca Neuenschwander em segundo. São, ao todo, 45 Cadetes e essa ordem de valores deve mudar constantemente. Quem está rápido, pode - se bobear - ir parar no final do pelotão em uma simples piscada e, de contrário, quem parece ter problemas de velocidade e ajustes, pode surpreender e ir para o alto da tabua de tempos.

Fora o eterno jogo esconde-esconde elaborado pelas equipes, que só vai ser revelado na tomada de tempos classificatórios.

O paulista  Enzo Bettamio  encerrou a segunda prática da Cadete como o mais veloz da categoria, seguido pelo mineiro Henrique Magioni, que encerrou sua tarde de treinos com 1:00.527 em sua melhor passagem, a apenas 0.074 da marca estabelecida por Bettamio.

Well, ninguém vai poder sequer pensar em "moleza" na Cadete, que nesse segundo treino nada menos que 28 carros cravaram sua melhor marca dentro de uma estreita faixa de meio segundo de diferença. A garotada está pilotando muito, mesmo e os motores entregues por sorteio pela RBC Preparações estão garantindo a isonomia nesse efetivo show, já que a constante nessa equação é o reconhecido equilibrio de desempenho entre os propulsores.

Primeiro treino da Sudam e o carioca (new brasiliense) André Nicastro tratou de por os pingos nos "i" e deixou seu Thunder Kart na primeira posição. Gabriel Sereia P2, mas dois décimos e meios menos veloz que o sempre exuberante Nicastro. São 36 karts e, óbvio, estão todos apenas começando os ajustes nas baratas e tem gente de primeiríssima linha que ainda não apareceu na fotografia.

No T2 foi a vez de Marcelo Coletta dar show e fechou o dia com a melhor marca da categoria, no comando de seus veloz Mini #177. André Nicastro voltou a ser voador e fechou na P2, separado de Coletta por apenas 0.050. O que não falta é piloto de primeiríssima linha nesse grid, que vai ter como um dos destaques o retorno ao kart do paranaense Pedro Bianchini, que termin ou o dia com o oitavo tempo da Sudam.

Na Shifter Kart a briga parece meio videotape. Gaetano Di Mauro na ponta e Bruno Grigatti em segundo. Podia ser ao contrário, que não seria a menor surpresa. No segundo treino da categoria Gaetano repetiu a dose (que novidade) e fio o mais rápido. A diferença ficou por conta do piloto da Stock Car, Julio Campos, que cravou a segunda melhor marca do dia a 0.200 de Di Mauro. Grigatti foi o terceiro, com Danilo Dirani colocando o Tony Tigre na P4.
Amanhã tem mais...

 

Última atualização ( Ter, 11 de Julho de 2017 23:58 )