Você está Aqui: Início

Brasileiro de Kart - Categoria Cadete esbanja equilíbrio de desempenho

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Vinte e oito karts fizeram sua melhor volta dentro de uma estreita faixa de meio segundo. Isonomia que foi coadjuvada pelo já reconhecido equilíbrio de performance dos motores quatro tempos sorteados e fornecidos pela empresa mineira RBC Preparações.

Desde ontem (10/07) o Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), é o palco definido pela Comissão Nacional de Kart (CNK), órgão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) da edição 2017 do evento principal do kartismo nacional, o Campeonato Brasileiro de Kart. O evento é dividido em duas fases, cada uma delas envolvendo um grupo diferenciado de categorias.

É, sem sombra de qualquer dúvida, o maior Brasileiro de Kart de todos os tempos e o segundo maior evento da modalidade, em numero de inscritos, de todo o planeta. Embora as inscrições ainda não tenham sido finalizadas, este 52º Campeonato Brasileiro de Kart conta com 561 pilotos inscritos, marca que é superada somente pelo certame norte-americano SKUSA de 2013, que amealhou 598 inscritos, oficialmente.

Dentre as classes em disputa um dos destaques é a categoria Cadete, que neste ano reúne quarenta e cinco karts, com os pequenos micromonopostos sendo conduzidos por pilotos com idade variando entre oito e dez anos de idade. Certamente os melhores do Brasil dentro desse universo e todos, por óbvio, buscando materializar o sonho de conquista do título de Campeão Brasileiro de Kart, justamente neste que está sendo o maior "Brasileiro" de todos os tempos, não somente em número de inscritos, mas, também, na estrutura cuidadosamente planejada para a realização do evento.

Nesta terça-feira (11/07) começaram os treinos livres das categorias que participam da primeira fase do certame nacional - que define seus campeões sábado 15/07 - e entre os Cadetes o kart #77 do matogrossense Waldir Doerner Neto foi o mais rápido no Treino Livre 1, com o kartista mineiro Luca Neuenschwander encerrando com o segundo melhor tempo de volta.  Já o paulista Enzo Bettamio  encerrou a segunda prática da Cadete como o mais veloz da categoria, seguido pelo mineiro Henrique Magioni, que encerrou sua tarde de treinos com 1:00.527 em sua melhor passagem, a apenas 0.074 da marca estabelecida por Bettamio.

Como são 45 Cadetes essa ordem de valores deve mudar constantemente ao longo dos treinos, tomada de tempos classificatórios e das corridas. Quem está rápido, pode - se bobear - ir parar no final do pelotão em uma simples piscada de olhos e, de contrário, quem parece ter problemas de velocidade e ajustes, pode surpreender e ir rapidamente para o alto da tabua de tempos.

Claro, tudo isso sem contar com o eterno jogo esconde-esconde elaborado pelas equipes, que só vai ser desvendado durante a tomada de tempos classificatórios, que definirá os grids de cada grupo nas corridas classificatórias.

Assim, não foi qualquer surpresa, ao final do primeiro dia de treinos livres oficiais, o fato de que os 28 mais velozes Cadetes que treinaram hoje no Kartódromo Beto Carrero encerraram o dia separados entre si dentro de uma estreita faixa de apenas meio segundo de diferença na melhor volta estabelecida por cada kart.

Decerto a garotada está pilotando muito e as equipes efetivam um trabalho primoroso no ajuste dos carros. Porém, também é certo que de longo tempo o diferencial nessa veloz equação são os motores Honda GX160 quatro tempos da classe Cadete, que são sorteados e entregue aos participantes pela organização dos certames nacionais. Esses motores são fornecidos pela empresa mineira de preparação de motores, a RBC Preparações, que por conta de seu reconhecido e habitual trabalho meticuloso tem fornecido propulsores com ótimo desempenho e extremamente equalizados, de forma a contribuir para a perfeita isonomia da categoria que forja os campeões do futuro.

Os resultados dos treinos livres do 52º Campeonato Brasileiro de Kart podem ser consultados no site da cronometragem oficial Cronoelo Cronometragem (www.cronoelo.com.br)

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar