Você está Aqui: Início

Brasileiro de Kart - Segundo dia de treinos no Beto Carrero

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Nesta quarta-feira tiveram prosseguimento os treinos livres cronometrados do 52º Campeonato Brasileiro de Kart, certame máximo do kartismo nacional e que acontece em Penha (SC), no Kartódromo Beto Carrero.

Foram mais dois treinos para cada classe (TL3 e TL4), nos quais pilotos e equipes trabalham para encontrar os melhores ajustes nas velozes baratinhas. Pela manhã houveram as praticas das classes Junior, F4 Super Senior, Mirim e F4 Senior.

Os cariocas Matteo Molo  e Lucas Carvalho dominaram as ações e ficaram com as duas melhores marcas do dia para a categoria Junior, mas apenas um décimo e meio de segundo separou os cinco primeiros, pelo que Diego Ramos, Zézinho Muggiati e Felipe Baptista, deixaram claro que estão firme na parada e vão brigar pela pole position da categoria.

Os "old boys" da F4 Super Senior também fizeram suas praticas, com dois paranaenses Paulo Sant ́Anna  e Carlos Saderi cravando as duas marcas mais rápidas da categoria, respectivamente nos 4º e 3º treinos livres, mas com tempos de volta muito próximos dos "catarinas" Marcelo Arruda  e Jose Spengler Neto, que fecharam o dia nas P3 e P4.

O top five foi completado pelo baiano Valdemiro Oliveira, que sempre é destaque na categoria. O paulista José Raul Girondi, da equipe Ygor Racing by Jiló, ficou com a P21 a 0.608 da marca de Paulo Sant'Ana. Nessa categoria, o piloto que piscar, tossir, ou não caprichar em cada freada, cada curva, acaba tomando um monte de posições, afinal são apenas oito décimos de segundo entre o primeiro e o último, João Pinheiro, na P32.

Também menos de meio segundo separaram o primeirão do P5 na ótima categoria Mirim. O "dono da casa" Enzo Nienkötter voou novamente e fechou o dia com a melhor marca da categoria (1:01.424) no Automega Renault dele. Heitor Dall Agnol ficou com a P2 consolidada, tendo liderado o TL2 da Mirim. Gabriel Koenigkan foi o segundo mais rápido do quarto treino (TL4), mas no consolidado tem a terceira melhor volta da classe, adiante de Luca Waltrick e Pietro Nalesso, que ficaram com as quarta e quinta melhores voltas, estabelecidas no TL3 por ambos.

Dois milésimos de segundo! É essa a impensável diferença entre os karts de Allan Ramos e Felipe Leite, os líderes até agora da F4 Senior. As categorias four stroke, como propulsores sorteados da RBC Preparações estão dando show pelas ínfimas diferenças. Silvio Jovita, por exemplo, ficou com o terceiro melhor tempo consolidado, que é 0.024 "mais lento"que Allan Ramos. O Mega Kart de Leco Possenti também esta pouco mais de meio décimo do "pole virtual" e Diego Ramos, Rodrigo "Sabiázinho" Dantas, Marcos Alexandre e Luciano Taue também estão todos com marcas menos de um décimo daquela cravada por Ramos.

No período vespertino foi a vez das categorias F4 Graduados, Junior Menor, Cadete, Sudam e Shifter Kart.

A F4 Graduados conta com 33 bólidos na pista e nada menos do que 31 deles estão separados por meio segundo e todos os 33 por menos de um segundo. O catarinense Gustavo Pinheiro estabeleceu a melhor marca de volta da categoria ontem, ainda no primeiro treino livre. E 0.010 é a diferença de tempo da marca de Pinheiro da estabelecida também no TL1 por seu conterrâneo "barriga-verde" Ricardo Douglas Pinheiro.

Experiente campeão da categoria, o nordestino Kinho Borges aparece na terceira posição da tábua de tempos consolidados, separado por 0.030 do primeirão da tabela. Já o mineiro André Luiz Novaes faz no TL4 de hoje sua melhor volta e assumiu o quarto posto no consolidado da categoria, com 0.035 "mais lento" do que Gustavo Pinheiro. E o carioca Sinder Bitton Neto aparece fechando o top five da classe, com a "abissal" diferença de 0.071, ou seja, menos de um décimo de segundo do líder da tabela.

Diferenças que só podem ser auferidas em equipamentos eletrônicos de altíssima precisão é a característica fundamental das four stroke sorteadas do Brasileiro de Kart.

Nicolas Fabris continua comandando a Junior Menor. Agora com o tempo de volta fixado em 51.985, estabelecido no TL3 de hoje. Inegavelmente é o mais experiente de todos, o que lhe confere ampla vantagem na categoria. Mas regulamento é regulamento e se esse lhe permite auferir uma vantagem sobre os demais, paciência. Regulamento tem de ser cumprido e ponto!

Mas o carioca Fabricio Fardim tratou de dar seus pulos e fazer um aprendizado à jato, para poder acompanhar Fabris. Deu certo e no TL4 de hoje cravou 52.099, tempo de volta 0.114 pior que a melhor marca de Fabris. Lucas Staico, Guilherme Figueiredo e Rafael Câmara são os P3, P4 e P5 dos tempos consolidados da categoria que tem nada menos de 20 karts separados por cerca de oito décimos de segundo. É mole?

Com 45 karts a Cadete é a categoria de maior grid nesta fase do Brasileiro de Kart e o extremo equilíbrio é a principal característica da categoria,  afinal 39 dos 45 karts estão separados por menos de um segundo de diferença e 23 deles por menos de meio segundo.

Os cinco mais rápidos nos tempos consolidados da Cadete estabeleceram suas melhores marcas hoje, nos TL3 e TL4. O paulista Guilherme Quinteiro é o líder da lista de tempos consolidados, com a marca de 59.921, vinte e nove centésimos de segundo melhor que a volta do brasiliense Matheus Carvalho, o segundo colocado. O mineiro Luca Neuenschwander é o terceiro mais rápido da categoria e o catarinense Gabriel Moura o quarto mais veloz. O top five da Cadete se completa com o paranaense Eduardo Araújo, 0.166 "mais lento" que Quinteiro.

Experientíssimo e velocíssimo, o carioca André Nicastro é o mais perfeito repositório de superlativos do kartismo brasileiro. Óbvio, com isso (e o chassis Thunder Kart) ele parece ter se tornado o senhor feudal da classe Sudam. No TL4 de hoje Nicastro melhorou ainda mais sua marca, pelo que a melhor volta da categoria nos tempos consolidados agora é 50.188.

Mas as diferenças também são pequenas - novamente os motores são sorteados, fornecidos pela RBC - e Olin Galli está na cola, com apenas 0.121 de desvantagem para o conterrâneo. Lucas Okada tem o terceiro melhor tempo e os "brothers" Murilo Della Coletta e Marcel Coletta estão, respectivamente, com as quarta e quinta melhores marcas. Mas tem muita gente boa pouco mais atrás e só após as tomadas de tempos classificatórios é que poderemos fazer uma análise mais próxima da realidade. Até lá estamos apenas no campo da especulação...

Gaetano Di Mauro continua sendo o lider na tabela de tempos consolidados da categoria Shifter Kart Graduados. Na tarde de hoje, no TL3 Di Mauro estabeleceu o tempo de volta em 49.340, mas o chassis Energy do paranaense Julio Campos começou a voar e o piloto da Stock Car pulou para a P2, a 0.188 de Gaetano. O belíssimo (e ótimo) Tony Kart do esbeltíssimo Danilo Dirani "virou" dois décimos pior que o kart de Di Mauro, também do TL3 de hoje.

Esse trio promete...

 

 

Última atualização ( Qua, 12 de Julho de 2017 21:56 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar