Você está Aqui: Início

Nacional - A Novatos terá, no Brasileiro, um concorrente de (muita) Fibra!

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

O kartista mais “rookie” entre os Novatos já mostrou seu cartão de visitas surpreendendo todo mundo e faturando o vice-campeonato no Open do Brasileiro de Kart

Até o inicio dos treinos oficiais do Open do Brasileiro de Kart, disputado nos dias 22 e 23 de junho, o paulista Dante Fibra (MCI Racing/ Fibrasil Logística/ EntrePontos Express/ Intellog Express/ Contém Design/ Danlex) era, efetivamente, um ilustre desconhecido para o publico, imprensa, equipes e demais concorrentes da categoria Novatos.

Com apenas cinco corridas no currículo desportivo - as cinco primeiras etapas da Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2018 -, o jovem kartista de apenas 15 anos de idade buscava aprender o máximo possível os segredos do técnico circuito da Granja Viana e, ao mesmo tempo, trabalhava com a experiente equipe MCI Racing, comandada pelo preparador Marcio Amaral, na busca dos melhores ajustes de seu chassis Mini e do motor que então dispunha.

A grande maioria dos pilotos da Novatos só o são nominalmente, eis que já competem a mais de dois anos na classe, portanto são “experientes Novatos” e, fatalmente, são os que integram o grupo que constantemente frequenta as posições cimeiras das corridas e campeonatos.  Dessa forma, com a experiência de cinco corridas, Fibra é o rookie, o estreante, entre seus pares de classe desportiva.

Na verdade, Dante Fibra já correu anteriormente de kart. Em 2010 fez algumas provas do Campeonato Paulista de Kart e participou, em Volta Redonda, do Campeonato Brasileiro de Kart, na categoria Mirim. A partir do ano seguinte nunca mais participou de qualquer competição, embora tenha mantido na equipe MCI Racing um kart para treinos, que procurava sempre fazer em Interlagos e Aldeia da Serra, por simples diletantismo e amor ao esporte motorizado.

Dessa forma, o “ilustre desconhecido” Dante Fibra chegou aos treinos oficiais do Open do Campeonato Brasileiro de Kart. Após as práticas o velho chassis do kart #5 foi trocado por um zerinho e reluzente Kart Mini, que começou parecendo um “Lego” de miríades de pecinhas no chão do box de seu team, na Granja Viana. O propulsor também foi trocado pela verdadeira usina de força KTT, preparada pelo mago Renato Tibola, de Cascavel (que é cobra até de moradia!).

No dia seguinte, o dia da tomada de tempos classificatórios e primeira corrida classificatória da Novatos, o #5, agora transmutado para #500, passou a voar pelo circuito granjeiro, enrugando o asfalto e começando a tirar o sono da concorrência. Era o casamento perfeito, de um kart ótimo e bem acertado, com um motor que fala grosso e um piloto de uma técnica refinadíssima, algo que não colide com sua inexperiência de corridas, já que fruto de longos anos de trabalho intenso em treinamentos e analises.

“Nos primeiros treinos do Open tivemos dificuldades para acertar o motor e carburação, por isso tomamos a decisão de trocar o preparador de motor um dia antes da primeira classificatória”, explicou o kartista de apenas 15 anos. “Mas, com o novo preparador, Tibola, e um bom acerto de chassis fizemos a pole e ganhamos a classificatória 1”, complementou Dante.

O posicionamento de chegada lhe garantiria a posição de honra para a Pré-Final, mas as coisas nunca são simples assim para os grandes pilotos. Durante a corrida seu Chefe de Equipe se desentendeu com o pai de um dos pilotos, dentro da pista. Claro, o desafeto foi reclamar com os Comissários Desportivos, que analisaram as imagens de vídeo (hoje qualquer lugar é o verdadeiro Big Brother) e, lá se foi a pole de Dante Fibra, em uma punição encetada. “Devido a um desentendimento com o nosso chefe de equipe fui penalizado e larguei em último. Acelerei tudo e cheguei em 6°”, explicou o piloto da MCI Racing.

A corrida Final foi fantástica e Dante repetiu o forte ritmo de corrida imposto ao #500. Fez uma largada belíssima e foi superando um a um os concorrentes, até chegar à vice-liderança da corrida e descontando a diferença que o separava do líder da competição. Não deu tempo para descontar a diferença e travarem um eventual duelo pela vitória.

“Na final larguei em 11° e consegui fazer uma ótima prova de recuperação e consegui no final ser Vice-campeão da Novatos no Open. Todos esses acontecimentos foram muito importantes, pois ganhei muita experiência e isso nos deu muita confiança para disputar o Campeonato Brasileiro de Kart”, detalhou o representante da MCI Racing, Fibrasil Logística, EntrePontos Express, Intellog Express, Contém Design e Danlex.

Claro, após a corrida foi um festival de pedidos na Vistoria Técnica de “abre isso, abre aquilo”. Motor e até o kart viraram outro “Lego”, que acabou confirmando a perfeita lisura no cumprimento das regras. Pois é, agora todos sabem que o “menino” Dante Fibra guia. Guia muito e, claro, com muita fibra...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Qui, 19 de Julho de 2018 23:48 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Kart para a sua publicação.
O Planet Kart reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Kart , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar