Você está Aqui: Início

Campeonato Paulista - Categoria de elite do estadual volta à ativa em Aldeia da Serra

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Felipe Leonardos
Foto:Divulgação
KZ1, que reúne pilotos graduados e com passagem por diversas categorias de monopostos, é uma das atrações deste sábado na sexta rodada do Campeonato Paulista

Após dois meses de intervalo no calendário do Campeonato Paulista de Kart, o grupo de elite do kartismo nacional volta a se enfrentar no Kartódromo de Aldeia da Serra para a sexta rodada dupla da temporada, marcada para este sábado no circuito localizado a 32 km da Capital. Com provas de oito categorias, a etapa terá novamente como destaque a disputa da KZ1, destinada a karts de 42 cv de potência e câmbio de seis marchas, que reúne pilotos graduados e com passagem por diversas categorias de monopostos do Brasil e do exterior.

 

Também conhecida como Shifter Kart em outros torneios disputados no país, a KZ1 – que no Campeonato Paulista segue a nomenclatura internacional –, tem intensa disputa pela liderança na tabela entre dois dos pilotos mais experientes da competição, Danilo Dirani e Leonardo Cordeiro. A briga pela vitória neste fim de semana, no entanto, promete reunir pelo menos seis nomes, que coincidem com os seis primeiros colocados na tabela.

 

Além do equilíbrio habitual da categoria, promovido pelo uso de motores sorteados pela organização, o clima pode ter papel determinante no incremento da competitividade na KZ1. Uma das situações que mais exige atenção por parte das equipes é justamente aquela em que treinos e corridas são realizados em condições climáticas diferentes, e é este o cenário esperado para o próximo sábado em Aldeia da Serra.

 

“Estamos treinando durante boa parte da semana, mas a pista deve mudar muito até o dia da corrida”, prevê o piloto da Fórmula São Paulo Felipe Leonardos, que assim como Dirani e Cordeiro tem experiência em provas de monopostos. “Estamos vivendo dias de muita chuva na região, mas a previsão aponta para o outro lado para o fim de semana. Em razão do clima, treinos oficiais e corridas podem se transformar em loteria, e por isso acredito que a disputa seja muito equilibrada”, acrescentou Leonardos, quinto colocado na classificação geral do torneio.

 

O piloto paulista chamou a atenção para um dos itens da previsão meteorológica. A chuva, que vem caindo desde o início da semana em São Paulo, deve dar uma trégua no sábado, justamente na data da corrida. Para efeito de comparação, o volume água esperado para esta quinta-feira na Capital é de 30mm, um número 15 vezes maior que o aguardado para o próximo sábado.

 

“Minha equipe já está de olho na possibilidade de corrermos com pista seca e, caso o mau tempo realmente vá embora, teremos que mudar rapidamente o acerto do kart com base nas informações recolhidas em testes anteriores. Tudo indica que os próximos dias serão agitados e essa expectativa torna os preparativos para a corrida mais interessantes”, acrescentou o piloto.

 

 

Passadas as cinco primeiras rodadas do Campeonato Paulista de Kart, os seis pilotos mais bem colocados na tabela da categoria KZ1 são:

  1. 1) Danilo Dirani, 67 pontos
  2. 2) Leonardo Cordeiro, 64 pontos
  3. 3) Dennis Dirani, 48 pontos
  4. 4) Rafael Suzuki, 37 pontos
  5. 5) Felipe Leonardos e Andre Caldas, 30 pontos

 

Rafael Durante