Você está Aqui: Início

Internacional - Bruno Carneiro é o vice - campeão de 2007 nos EUA

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Brun Carneiro é vice-campeão nos EUA
Foto:Bram Racing
Depois de duas corridas terríveis nas sétima e oitava etapas do Campeonato Estadual de Utah, o paulista Bruno Carneiro (8 anos) voltou com toda forma nas três corridas finais do campeonato.

Tudo começou depois de um forte acidente ocorrido em testes em meados de agosto em qual o Birel C28 de Bruno ficou completamente torcido. De kart novo, o bambino sofreu para terminar em um distante sexto lugar na sexta etapa.

 

clique para ampliar
Bruno Carneiro explica sobre-esterço para a TV
Foto:Bram Racing
Duas semanas mais tarde, na sétima etapa do certame, Bruno fez a sua melhor corrida, fazendo inúmeras ultrapassagens. Ao assumir o segundo lugar, Bruno colava na traseira do líder do campeonato Andrew Nish no miolo do circuito, mas nas retas Nish desaparecia. Como já se tornou do conhecimento dos brasileiros, Nish é um piloto de muito talento, mas que durante toda a temporada se valeu de motores que geraram suspeitas por sua potência “extra” por utilização gasolina congelada, fundamental para bons resultados nas longas retas do circuito da Miller em Tooele, Utah.

 

Bruno e Andrew trocaram de posições nove vezes. Bruno ultrapassava nas curvas do jeito que dava, mas tomava o troco nas retas. A duas voltas do final, Bruno preparou o bote na saída da curva “Carroussel” e ficou lado a lado com Nish. O americano de 10 anos não pensou duas vezes e na entrada da “The Box” mandou Bruno para a barreira de pneus. O companheiro de equipe de Bruno, o holandês Austin Versteeg, que vinha e atrás da dupla em terceiro lugar, ficou irado com o que viu e saiu a caça de Nish realizando uma ultrapassagem fantástica sobre o líder na ultima curva, vencendo espetacularmente a corrida com apenas 0s002 de vantagem.

 

clique para ampliar
Nish, Versteeg e Carneiro
Foto:Bram Racing
Esse foi o único abandono de Bruno na temporada.

 

As três etapas seguintes receberam a chegada do outono no hemisfério norte com estilo. Nuvens pesadas, frio, chuva e até neve, inverteram a ordem das coisas. Os traçados selecionados para a conclusão do campeonato foram mais técnicos e sem as retas longas das etapas anteriores.

 

Com a chegada do frio, o resfriamento de gasolina feito pela equipe de Nish  - cuja família é recordista em “Land Speed Record” e com pilotos na Indy nos anos 80 -, não fez tanta diferença como nos dias de quase 45 graus no meio do deserto de Utah.

Bruno liderou a oitava etapa até a ultima volta. Na entrada da reta final, o cabo de acelerador de Bruno se rompeu e o baixinho veio no embalo, sendo ultrapassado por Nish e Alex Yates na linha de chegada e terminando em terceiro.

 

clique para ampliar
Nuvens bailavam no céu de Utah - Nish, Versteeg e Carneiro
Foto:Bram Racing
Depois de quase um mês de intervalo, as equipes se encontraram novamente para as ultimas duas etapas de 2007. Dias 20 e 21 de outubro. As nuvens davam medo e ao mesmo tempo criavam um movimento incrível no céu, enquanto em terra os kartistas “bailavam” nas pistas molhados.

 

No sábado, Carneiro largou na pole e fez uma corrida perfeita, protegendo com maestria sua liderança dos ataques de Nish. Nish pulou para a ponta na sétima volta, mas Bruno deu o troco duas voltas mais tarde e completou as 15 voltas de prova com 0s05 a frente de Nish, seguido por Alex Yates em terceiro.

 

clique para ampliar
Bruno se prepara para mais uma entrevista na TV
Foto:Bram Racing
No domingo pela manhã, a pista era um tapetão branco de neve. Mas com o sol brilhando, as maquinas de remoção de neve começaram a trabalhar. Ninguém reclamou do atraso, pois quase todos os pilotos foram para as garagens assistir a última etapa da Formula 1 em São Paulo. Bruno dizia orgulhoso a quem quisesse ouvir que aquela cidade na TV era sua terrinha natal. Ainda que Alonso seja seu grande ídolo (e Senna sua inspiração), o baixinho vibrou com a vitória de Kimi.

 

Deu orgulho ver Interlagos tão lindo e lotado! Que saudade... Este que vos escreve, assistiu 12 GPs do Brasil em Interlagos. Em 93, invadi a pista após a vitória de Ayrton na reta oposta no setor G (até apareço na TV quando Ayrton é cercado em sua MP4/8), na esperança de correr até o pódio para entrega dos troféus. Ilusão! Parece perto, mas com tantos morros para escalar e com a grama molhada, quando cheguei nos boxes acho que os pilotos já estavam de banho tomado...

 

De volta a etapa derradeira em Utah 2007, Bruno sonhava em repetir o feito do dia anterior e levar mais uma vitória para casa. Nada feito!

 

Com pista gelada e o ar super seco, Bruno terminou a primeira bateria em quinto lugar. Na segunda bateria largou mal, tentou frear muito tarde para ganhar posições e rodou feio. Voltou à pista e terminou em quarto lugar.

 

clique para ampliar
Bruno Carneiro ultrapassa Nish
Foto:Bram Racing
Antes da final, Bruno ficou mais de 40 minutos com seu mecânico chefe, Garrett Porter, explicando o que sentia de errado em seu Birel. Porter optou por uma cambagem bem negativa na frente, apertou a traseira, passou de uma coroa 54 para 59 e mudou a pressão dos pneus...

 

Bruno saiu em quinto lugar e foi passando um por um. Colou em Nish e assumiu a liderança a duas voltas do final, para somar mais uma vitória em sua Rookie Season.

 

Com três vitórias, quatro segundos lugares, dois terceiros, três quartos, um sexto e um abandono, Bruno encerrou sua campanha de 2007 com chave de ouro, terminando em segundo lugar no campeonato em seu ano de estréia na categoria Junior, batendo o atual campeão da categoria Alex Yates, de 12 anos, que vai para a JR Rotax em 2008, além de outros veteranos como Licoln Steele, Marina Yardley, Max Woosley e Dale Christiansen.

 

No ano que vem, com um regulamento mais forte na classe Junior e prometida inspeção técnica mais rigorosa... Nish que se cuide!

 

Na sexta feira (19/10) o mecânico chefe de Bruno e Austin, Garrett Porter embarca com Mitch Wright, diretor esportivo da Miller, para Itália. Na mala estão levando resultados, fotos e videos para negociar apoio completo de fabrica da Birel para os pilotos Bruno Carneiro e Austin Versteeg.

 

 

clique para ampliar
Vice-Campeão dá entrevista para a rede CBS - Bruno Carneiro ultrapassa Nish
Foto:Bram Racing
Em entrevista ao canal de TV CBS, Bruno descreveu suas emoções ao pilotar seu kart número 42 (em homenagem a Senna). Quando perguntado se as meninas na sua escola o achavam mais “cool” por sua carreira no kartismo, Bruno disse que na verdade as meninas fogem dos meninos pois acham que estes são “sujinhos”.

 

O campeonato de kart 2007, como se diz, já está nos livros. E em nossos corações estão todos aqueles que acreditaram em Bruno, como Rodizio Grill, Ivan Utrera, Miller Motorsport Park, Planet Kart, LithoFlexo, Kid Fuel, RDD International, Red Bull e  Guarauto. Claro, além você leitor que prestigia a carreira de Bruno Carneiro através do Planet Kart. Valeu!

 

 

Luigi Carneiro

clique para ampliar
Bruno Carneiro explica sobre-esterço para a TV
Foto:Bram Racing
Última atualização ( Ter, 30 de Outubro de 2007 10:39 )