Você está Aqui: Início

Amador - Premiado Aldeia da Serra encerra temporada com grandes emoções em sua final

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Pilotos da Cadete
Foto:mundo Motor
O Kartódromo Aldeia da Serra (que desavisados cismam em chamar de Kartódromo Internacional da Aldeia da Serra) foi palco no ultimo sábado (3/11) da rodada final do certame amador Campeonato Premiado Aldeia da Serra, que encerrou a temporada em grande estilo.

Desta vez, havia motivos a mais para que o certame - disputado “oficialmente” desde o mês de abril - fosse ainda mais emocionante, já que o titulo máximo da maioria das categorias permanecia em aberto e, para aumentar ainda mais a tensão, estava prevista forte chuva no período da tarde, quando aconteceriam a maioria das provas, contribuindo para aumentar a adrenalina nos pilotos e, de quebra, atraindo bom público para as arquibancadas do kartódromo.

 

“É muito gratificante ver esse público todo aqui no kartódromo e ter tantos pilotos disputando o campeonato até o final”, afirmou Edson Lima, organizador do evento. “Isso só mostra que estamos no caminho certo. Em 2008, faremos um campeonato ainda melhor”, completou.

 

Apesar de veladamente coibidos pelas federações estaduais e pela CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, os certames amadores são a efetiva porta de entrada do kartismo de competição, com baixos custos de participação e revelando, a cada ano, novos valores para os certames oficiais. Em um esporte de tem “minguado” seus grids ano a ano, ao invés de combatidos os campeonatos amadores impunham ser incentivados, pois dele é que surge boa parte da “renovação” dos kartistas em certames “chapa branca”.

 

Chuva ajudou a decidir os campeões na RD

 

clique para ampliar
A largada da RD
Foto:Mundo Motor
As categorias RD Senior, Graduados e Novatos chegaram à última etapa do Campeonato Premiado Aldeia da Serra totalmente em aberto, ou seja, sem campeões definidos por antecipação e a ameaça de chuva que gerou indecisão sobre o uso de pneus, acabou decidindo a temporada na Novatos.

 

Este sábado era, portanto, o momento de decisão e os nervos estavam à flor da pele entre pilotos e equipes. Para complicar, a ameaça de uma chuva forte levava ainda mais tensão aos competidores. A chuva veio, e certamente decidiu o campeonato, pelo menos na categoria Novatos.

 

Logo na tomada de tempos, era iminente que viria água dos céus e, após algumas voltas, começou a esperada chuva que determinou aos pilotos recolheram seus karts para a troca de pneus na área de reparos. Entretanto, as nuvens carregadas se afastaram e um forte sol voltou a brilhar. Como ainda havia nuvens de chuva rondando a pista, as equipes resolveram, então, recolocar os pneus de pista seca. Nesse momento, chamou atenção apenas um kart, em qual piloto e mecânicos ainda trabalhavam para colocar os pneus de chuva: era Eduardo Poli, líder do campeonato na categoria Novatos, empatado com Vinícius Serafim.

 

Poli fez uma “aposta” arriscada, acreditando que a chuva voltaria e ele se daria bem com a configuração de pneus diferente. Haviam muitas chances da chuva voltar, mas isso não aconteceu. “Percebi que a opção foi errada antes da prova começar, mas aí não havia mais tempo para mudanças” afirmou o piloto após a prova.

 

Com isso, o campeonato estava nas mãos de Serafim, bastava ele pensar na célebre frase que Jean Todt fala a seus pilotos na Ferrari: “Guys, bring the toys home”, ou em bom português, “Garotos, tragam os brinquedos para casa”, uma forma simpática de dizer que eles não precisam arriscar muito, pois a situação está sob controle, basta completar a prova.

 

Serafim fez uma corrida tranqüila, cruzou a linha de chegada em segundo lugar e venceu o campeonato. “Estou muito feliz. É uma pena o que aconteceu com o Dudu (Poli), a disputa na pista seria muito boa, pois os dois estavam com muita vontade de vencer esta prova e ganhar o campeonato” afirmou o piloto após a prova.

 

O vencedor da prova foi Gustavo Cassolari, que conduziu muito bem seu kart de número 11 e ganhou com tranqüilidade.

 

Na categoria Graduados, a prova também foi tranqüila para o sorocabano Fábio Fogaça. O piloto cruzou a linha de chegada em primeiro na classificação geral, o que já seria suficiente para vencer o campeonato com folga. Para deixar as coisas ainda mais fáceis, Alan Synthes, o único que poderia alcançar Fogaça na pontuação geral, não participou desta etapa.

 

Na Senior, Thiago Joal, Rogério Lupino e Marcelo Romano tinham chances de levar a taça para casa. Romano se envolveu em um acidente com mais quatro pilotos logo no início da corrida e viu suas chances irem por água abaixo. Joal e Lupino passaram então a disputar na pista os pontos que decidiriam o campeonato e Joal levou a melhor: Cruzou a linha de chegada em segundo na geral, mais de três segundos à frente de Lupino, para levar o título da temporada 2007.

 

Título da Honda 13hp também foi decidido na última etapa

 

clique para ampliar
Podio da Honda
Foto:Mundo Motor
A categoria Honda 13hp no Campeonato Premiado Aldeia da Serra foi mais uma que chegou à última etapa totalmente indefinida, já que cinco pilotos tinham chances matemáticas de vencer o campeonato - Marcos Reina, Leandro Tonon, Silvio Tonon, Dirney e Ricardo Brandão -.

 

A prova foi emocionante, já que realizada ainda com pista molhada, fato que aumentou a dificuldade para os pilotos, uma vez que os karts utilizados nesta categoria usam somente pneus “slick” por serem karts de locação do próprio kartódromo.

 

Quem se deu melhor nessas condições foi Marcos “Arnaldão” Reina, que mesmo tendo ficado de fora de duas das oito etapas pontuou muito bem nas demais, conseguindo duas vitórias nas seis provas que disputou. Com isso, manteve a liderança com boa folga para Leandro Tonon, o segundo colocado na tabela, e levou a taça de campeão para casa.

 

Na prova, Silvio Tonon foi o quarto colocado, Leandro Tonon teve problemas durante a prova, Ricardo Brandão foi o sexto e Dirney terminou a corrida na segunda posição, posições insuficientes para reverter a conquista de Reina, que com vitória já estava consolidada.

 

França leva mais uma e Marcos “Massa” Peli é campeão na Parilla Senior

 

clique para ampliar
Marcos Peli levou o merecido título na Parilla Senior
Foto:mundo Motor
A prova das classes Parilla no Campeonato Premiado Aldeia da Serra também aconteceu sob chuva intensa. Momentos antes da largada, a chuva era torrencial, gerando dúvidas sobre a realização da corrida, que poderia ser cancelada. Entretanto, o abrandamento da tempestade permitiu que os pilotos fossem para a pista.

 

A categoria Graduados - até 155Kg - já conhecia seu campeão, Paulo França, que conquistara o título na etapa anterior. Por brincadeira, França “fingiu” não ir para a pista participar dessa rodada, mas na hora “H” alinhou seu veloz bólido e ganhou a prova com mais de 13s de diferença para o segundo colocado, Tony Menezes.

 

Lucas Martins, também da categoria Graduados, precisava de uma combinação de resultados para ser vice-campeão e acabou conseguindo seu objetivo. Mesmo envolvendo-se em um acidente no início da prova, Martins se recuperou e chegou em sexto no geral - quarto em sua categoria -, já contando que seu adversário mais direto nessa briga, Bruno Zarpelon, não participaria desta etapa. Com isso, a combinação de resultados que Martins precisava se formou e garantiu o vice-campeonato, fazendo “dobradinha” da Marinho’s Motors na categoria.

 

Na categoria Senior - até 165Kg -, Marcos Peli contou com sua competência e uma pitada de sorte para ganhar o título de 2007. Peli, que vinha tirando nas ultimas rodadas a diferença de pontuação que Roberto Thomé tinha sobre ele (Marcos não participou das duas primeiras etapas do certame), precisava chegar varias posições à frente do concorrente para vencer. Só que dessa vez, a sorte ajudou: Thomé não conseguiu chegar a tempo para competir. Com isso, bastava ao piloto da Marinho’s Motors um quarto lugar e um ponto por bonificação  - pole ou melhor volta – para garantir o titulo da temporada, mas acabou levando a pontuação máxima com o hat trick conquistado - pole, vitória e melhor volta -, com direito a “zerinho” na hora de cruzar a linha de chegada.

 

Destaque também para a participação na corrida de Luis Felipe Gama - piloto da Stock Car -, que prestigiou o evento. Gama chegou em quarto lugar na classificação geral e mostrou que está voltando à sua melhor forma nos micromonopostos.

 

Prova da Cadete foi a mais disputada do ano

 

clique para ampliar
Os meninos da Cadete deram show
Foto:Mundo Motor
Há quem esteja descrente sobre o futuro do automobilismo brasileiro, e, realmente, as perspectivas não são boas quando se olha o cenário atual, com altos custos em todas as categorias e a quase falência dos campeonatos de monopostos nacionais. Entretanto, quem tem a oportunidade de ver essa nova geração andando de kart, com certeza renova suas esperanças. São crianças de sete a dez anos pilotando como gente grande, um espetáculo de encher os olhos.

 

Neste sábado a categoria Cadete do Campeonato Premiado Aldeia da Serra foi uma prova disso, já que realizou a prova mais disputada e emocionante do ano, com cinco pilotos brigando intensamente pelas primeiras posições e dando um verdadeiro show na pista. Leonardo Lamelas, Matheus Jacques, Henrique Chequer, Victor Miranda e Arthur Fortunato levantaram a platéia e deixaram os pais de “cabelo em pé”!

 

O pole, Miranda, estava em dia inspirado. Sofrendo forte pressão dos demais, especialmente de Jacques (campeão da categoria por antecipação), soube se defender muito bem durante várias voltas, com direito a um “X” - quando o piloto é ultrapassado, muda o traçado e devolve a ultrapassagem na mesma curva -, duas vezes seguidas. Logo atrás Henrique Chequer também dava seu show. Acompanhava de perto os líderes, chegando a ultrapassar os adversários que o precediam e assumir a liderança. Lamelas e Fortunato vinham na seqüência, alternando várias vezes de posições com os demais lideres.

 

Em certo momento da prova Miranda e Lamelas se tocaram na Curva 3, com Miranda ficando um pouco para trás, mas Lamelas se recuperou e foi em busca da vitória, superou os adversários e cruzou a linha de chegada na primeira posição. Foi realmente um espetáculo de encher os olhos...

 

Confira a classificação final da rodada final do Campeonato Premiado Aldeia da Serra:

 

Cadete:

  1. 1º Leonardo Lamelas – 15 voltas
  2. 2º Matheus Jacques – a 0s910
  3. 3º Arthur Fortunato – a 2s670s
  4. 4º Henrique Chequer – a 2s960
  5. 5º Victor Miranda – a 7s360
  6. 6º João Posses – a 16s390
  7. 7º Giuseppe Vasi – a 47s400

 

Pole: Victor Miranda, com 51s090

Melhor volta: Leonardo Lamelas, com 51s110, na volta 12

 

RD Graduados:

  1. 1º Fábio Fogaça – 20 voltas
  2. 2º Luciano Torres – a 15 voltas

 

Pole: Fábio Fogaça, com 42s550

Melhor volta: Fábio Fogaça, com 42s680, na volta 13

 

RD Senior:

  1. 1º Thiago Joal – 20 voltas
  2. 2º Rogério Lupino – a 3s760
  3. 3º Luis “Patolino” Guirar – a 9s610
  4. 4º Bruno Bellei – a 2 voltas
  5. 5º Marcelo Romano – a 3 voltas

 

Pole: Bruno Bellei, com 43s290

Melhor volta: Thiago Joal, com 42s670, na volta 13

 

RD Novatos:

  1. 1º Gustavo Cassolari – 20 voltas
  2. 2º Vinícius Serafim – a 10s840
  3. 3º Silvino Bitente – a 13s830
  4. 4º Claudio Teruo – a 1 volta
  5. 5º Eduardo Poli – a 1 volta
  6. 6º Caio Ruela – a 2 voltas

 

Parilla Graduados (até 155Kg):

  1. 1º Paulo França – 20 voltas
  2. 2º Tony Menezes – a 13s020
  3. 3º Ricardo Sargo – a 56s890
  4. 4º Lucas Martins – a 1 volta
  5. 5º Victor Bastos – a 2 voltas
  6. 6º Johnatan Santos – a 3 voltas

 

Pole: Paulo França

Melhor volta: Paulo França, com 54s410, na volta 17

 

Parilla Senior (até 165Kg):

  1. 1º Marcos Peli – 20 voltas
  2. 2º Felipe Gama – a 5s250
  3. 3º Enzo – a 1 volta
  4. 4º André Wroblewski – a 2 voltas
  5. 5º Ricardo Curi – a 2 voltas
  6. 6º Ronaldo Monteiro – a 3 voltas

 

Pole: Marcos Peli

Melhor volta: Marcos Peli, com 55s340, na volta 14

 

 

*Edição de textos enviados por Mundo Motor

clique para ampliar
A largada da RD
Foto:Mundo Motor
Última atualização ( Qua, 07 de Novembro de 2007 22:07 )