Com “dose dupla” de Dolly na décima primeira edição da 500 Milhas de Kart Granja Viana, disputada neste final de semana (1 e 2/12), o kartista paulista Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ Techspeed/ KartZoom/ Targh 400) enfrentou o desafio de participar na formação de duas equipes.
Se competir por qualquer das sessenta e oito equipes inscritas na 11ª edição da 500 Milhas de Kart Granja Viana já é, por si, uma tarefa altamente estafante, fazer jornada dupla, competindo em bólidos de duas equipes distintas é uma tarefa titânica.
E foi exatamente isso que o kartista paulista Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ Techspeed/ KartZoom/ Targh 400) fez na edição 2007 da prova de gala do kartismo mundial, integrando a formação do kart #40 Targh 400/ Dolly em concurso com os pilotos gaúchos Pedro Gomes, Roberto Gomes e Fernando Wortmann, dos paulistas Oswaldo Negri Jr e João Gonçalves, além do mineiro Raphael Mattos. No outro kart, o #33 KartZoom/ Dolly, Rogério Raucci integrou com Paulo Navarro, João Visetti, André Muraro e Vinícius Moraes o quinteto de kartistas paulistas que conduziu o único chassis Techspeed inscrito na longa maratona.
Partindo da 61ª posição da grelha sob o comando de Paulo Navarro, o #33 KartZoom/ Dolly envolveu-se em um dos vários acidentes ocorridos na volta inicial, caindo para o final do longo pelotão. Na segunda hora de prova Raucci assumiu o comando do micromonoposto que já estava na 44ª posição - após bela recuperação de Navarro – e tratou de imprimir ritmo ainda mais forte, conquistando nada menos que 17 posições com o veloz Techspeed em sua magistral “tocada”, entregando o bólido no 27º posto.
Em sua escalada, o #33 KartZoom/ Dolly chegou a ocupar, na metade da prova, a 19ª colocação e parecia fadado a completar a corrida entre os dez primeiro colocados, mas no turno de João Visetti acabou envolvido em novo e forte acidente, com um kart que saiu dos boxes rapidamente, ingressando na pista sem a devida cautela. Como resultado da batida, o #33 foi recolhido aos boxes para reparos, o que determinou encerrar sua participação na 31ª posição.
“Nosso kart era o único Techspeed entre os 68 inscritos e a KartZoom entregou aos pilotos um verdadeiro ‘torpedo’. O kart era muito rápido durante a madrugada e quando entrei com ele na pista consegui conquistar nada menos que 17 posições, mas alguns problemas mecânicos e um acidente com meu companheiro de equipe não nos permitiram chegar entre os dez primeiros, o que era nosso objetivo. De qualquer forma a participação foi positiva e conseguimos demonstrar que o Techspeed é extremamente competitivo e tinha amplas condições de chegar entre os ocupantes do pódio”, declarou, exultante, o Campeão Brasileiro de Kart Endurance de 2007.
Já com o kart #40 Targh 400/ Dolly, a expectativa de um grande resultado era maior ainda, já que os dois karts da equipe comandada pelo preparador Neco Becker - #41 e #40 – tiveram excelente desempenho durante todos os treinos realizados ao longo da semana que precedeu a disputa. Ambos participaram do top qualify e conquistaram, respectivamente, a 2ª e 5ª colocações no partidor. Os dois karts entre os cinco primeiros!
Na segunda hora de prova, sob comando do campeão mundial de kart João Gonçalves, o #40 era o 6º colocado. A estratégia da equipe era manter o kart entre os 15 primeiros, para durante o período da manhã buscar as posições dianteiras em um sprint final. Raucci assumiu o controle do veloz #40 Targh 400/ Dolly no inicio da manhã. O micromonoposto começou a apresentar problemas no sistema de embreagem centrifuga durante sua tocada, mas, mesmo assim Rogério Raucci conseguiu manter o train de corrida imposto pela equipe, entregando o kart nos boxes na 16ª colocação. Na hora seguinte o defeito mecânico se agravou, determinando longa parada nos boxes para troca do motor e inexorável perda de muitas posições, caindo para a 45ª colocação.
A partir de então o objetivo do #40 Targh 400/ Dolly passou a ser coadjuvar a performance do outro kart da equipe na busca da vitória, eis que desde o inicio da manhã o #41 Tagh 400/ Dolly entrara definitivamente na “briga”, assumindo a 4ª posição na mesma volta do líder. Na performance do Bi-campeão Brasileiro de Kart – e piloto da F3 Sul-Americana – Douglas Hiar, o #40 recuperou duas posições até a paralisação da corrida com bandeira vermelha, por pane no sistema de cronometragem.
Na volta seguinte à relargada, a equipe Targh 400/ Dolly chamou rapidamente seus bólidos ao Box para um “splash” de combustível, suficiente para completar a corrida sem mais qualquer parada. A inteligente medida deixou o #41 Targh 400/ Dolly em excelente condição de vantagem para os três karts que estavam em sua dianteira, posto que esses teriam, obrigatoriamente, de ingressar nos boxes para abastecimento.
Na 579ª, das 640 voltas previstas para o desfraldamento da bandeira a quadros, o kart #40 Targh 400/ Dolly encostou na traseira do kart líder (o #72 HSBC/ Caras/ Assolan de Tony Kanaan), buscando a ultrapassagem para descontar uma das voltas em desvantagem. Aparentemente o mais que competitivo campeão de F. Indy de 2004 confundiu o #40 que buscava descontar voltas com o #41 da mesma equipe e cores que lutava pela vitória, “endurecendo” a disputa, como se fosse a batalha final pela vitória.
Após duas passagens, Hiar conseguiu a ultrapassagem, mas, aparentemente nervoso, Kanaan acabou errando a forte freada da curva “dois e meio” e atingindo com violência a traseira do #40 Targh 400/ Dolly. Nesse exato momento o sistema de cronometragem apresentava nova e definitiva pane, pelo que o Diretor de Provas da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo já erguia a bandeira a quadros, para apresentá-la ao piloto soteropolitano na saída da curva seguinte, determinando a vitória da XI 500 Milhas de Kart Granja Viana para o #72 de Rubens Barrichello/ Tony Kanaan/ Renato Russo/ Lucas di Grassi.
“A Targh 400 é uma equipe fantástica, coesa e com grandes profissionais envolvidos, dentro dos boxes e dentro dos karts. É claro que preferíamos ter vencido a corrida, mas a 4ª posição final deve ser comemorada, posto que apresentamos uma ótima performance durante todos os treinos e a corrida, no mesmíssimo nível de grandes astros internacionalmente reconhecidos por sua capacidade que alinharam conosco. Em qualquer corrida apenas um pode vencer e hoje – domingo 2/12 – não era nossa vez, mas ficamos orgulhosos em perceber que nosso desempenho é notado por esses astros que chegam até a ficar ‘incomodados’ conosco. Neco Becker, Egon Hertzfeld, os irmão Gomes e todos os membros da equipe estão de parabéns pelo grande trabalho que fazem em favor do desenvolvimento do kartismo de endurance no Brasil”, analisou o representante da Refrigerantes Dolly que, novamente, ascendeu ao pódio.
Confira o resultado final da XI 500 Milhas de Kart Granja Viana:
- 1) 72-HSBC/ Caras/ Assolan, com 581 voltas em 10h35m41s829
- 2) 71-HSBC/ Caras/ Assolan, à 3s179
- 3) 29-Petrobras Carcasci, a 5s635
- 4) 41-Targh 400/ Dolly, a 43s195
- 5) 3-Piquet Sports, a 2 voltas
- 6) 28-Piquet Sports, a 2 voltas
- 7) 135-Spirit Sports, a 3 voltas
- 8) 34-Bomix 1, a 3 voltas
- 9) 77-Win Brasil Motorsport, a 3 voltas
- 10) 115-LP Kart Performance, a 5 voltas
- 11) 110-MG / Cabot / BV Financeira / Pujol, a 7 voltas
- 12) 74-Loctite/ Henkel, a 7 voltas
- 13) 107-BSRKC, a 7 voltas
- 14) 109-MG/ Cabot / BV Financeira, a 9 voltas
- 15) 38-Tejofran Power Segurança, a 9 voltas
- 16) 170-Massoni Racing, a 10 voltas
- 17) 111-LC Racing, a 10 voltas
- 18) 334-Nitrogeni Race Team, a 10 voltas
- 19) 75- Power Kart Motorsport, a 11 voltas
- 20) 45-MV/ Marba e Qualy, a 11 voltas
- 21) 333-Margeon/ Randon, a 14 voltas
- 22) 142-Lofty/ C&C, a 14 voltas
- 23) 2-Jonas Kart, a 14 voltas
- 24) 26-VKR, a 15 voltas
- 25) 23-ONS/ Enigma Racing, a 16 voltas
- 26) 12-Digi System Duro/ Porto Alcobaça, a 16 voltas
- 27) 286-Cinho Racing, a 16 voltas
- 28) 4-Piquet Sports, a 17 voltas
- 29) 10-CPDB Star Team, a 17 voltas
- 30) 92-Loctite, a 17 voltas
- 31) 33-Kartzoom/ Dolly, a 18 voltas
- 32) 9-M Riberi Motorsport, a 22 voltas
- 33) 69-Bomix 2 , a 22 voltas
- 34) 6-TR3 Motorsport, a 23 voltas
- 35) 777-Win Brasil Motorsport, à 25 voltas
- 36) 108-MG Tyres/ Cabot, a 26 voltas
- 37) 971-Speed 500 Racing, a 26 voltas
- 38) 8-Aboissa Racing Team, a 27 voltas
- 39) 63-Microboar/ Sabiá, a 30 voltas
- 40) 18-Acument By Ygor Kart Racing, a 31 voltas
- 41) 112-Chicas Racing Feminina, a 34 voltas
- 42) 27-Atrade Forwarding Racing, a 34 voltas
- 43) 40-Targh 400/ Dolly, a 36 voltas
- 44) 177-Web Motors, a 38 voltas
- 45) 100-Stop Aço Racing/ Marlia Racing, a 38 voltas
- 46) 101-Foz Iguaçu/ Girotto Racing/ C. A, a 39 voltas
- 47) 53-Ferrari K CMKG, a 40 voltas
- 48) 11-Loctite/ Henkel, a 43 voltas
- 49) 42-Lofty / C&C, a 44 voltas
- 50) 500-Cisão Motorsport/ Mingo Racing, a 51 voltas
- 51) 80-Fernando Meira, a 52 voltas
- 52) 977-Clube de Saúde, a 54 voltas
- 53) 32-Filomena Zsa Zsa/ RQX, a 54 voltas
- 54) 87-GTP, a 55 voltas
- 55) 99-Enigma Racing, a 56 voltas
- 56) 13-Spirit Sports, a 58 voltas
- 57) 5-Alcatéia, a 59 voltas
- 58) 97-Speed 500 Racing, a 65 voltas
- 59) 48-Kart Store/ Gordinho Racing, a 77 voltas
- 60) 24-Rio Kart 500, a 90 voltas
- 61) 90-Wal Racing, a 93 voltas
- 62) 19-GTP/ Massa, a 106 voltas
- 63) 1- Fittipaldi, a 122 voltas
- 64) 35-CKS/ Yes/ Gaspenha/ Oklahoma, a 162 voltas
- 65) 22-Stop Aço Racing/ Marlia Racing, a 184 voltas
- 66) 88-Red Bulletin Racing, a 247 voltas
- 67) 25-Massoni Racing, a 346 voltas
- 68) 7-MS Team, a 369 voltas