Você está Aqui: Início

Granja Viana - Rogerio Raucci leva Dolly ao pódio da 500 Milhas

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Na madrugada Raucci pilotou o 33 KartZoom-Dolly
Foto:Claudio Reis
Com “dose dupla” de Dolly na décima primeira edição da 500 Milhas de Kart Granja Viana, disputada neste final de semana (1 e 2/12), o kartista paulista Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ Techspeed/ KartZoom/ Targh 400) enfrentou o desafio de participar na formação de duas equipes.

Se competir por qualquer das sessenta e oito equipes inscritas na 11ª edição da 500 Milhas de Kart Granja Viana já é, por si, uma tarefa altamente estafante, fazer jornada dupla, competindo em bólidos de duas equipes distintas é uma tarefa titânica.

 

E foi exatamente isso que o kartista paulista Rogério Raucci (Refrigerantes Dolly/ Techspeed/ KartZoom/ Targh 400) fez na edição 2007 da prova de gala do kartismo mundial, integrando a formação do kart #40 Targh 400/ Dolly em concurso com os pilotos gaúchos Pedro Gomes, Roberto Gomes e Fernando Wortmann, dos paulistas Oswaldo Negri Jr e João Gonçalves, além do mineiro Raphael Mattos. No outro kart, o #33 KartZoom/ Dolly, Rogério Raucci integrou com Paulo Navarro, João Visetti, André Muraro e Vinícius Moraes o quinteto de kartistas paulistas que conduziu o único chassis Techspeed inscrito na longa maratona.

 

Partindo da 61ª posição da grelha sob o comando de Paulo Navarro, o #33 KartZoom/ Dolly envolveu-se em um dos vários acidentes ocorridos na volta inicial, caindo para o final do longo pelotão. Na segunda hora de prova Raucci assumiu o comando do micromonoposto que já estava na 44ª posição - após bela recuperação de Navarro – e tratou de imprimir ritmo ainda mais forte, conquistando nada menos que 17 posições com o veloz Techspeed em sua magistral “tocada”, entregando o bólido no 27º posto.

 

Em sua escalada, o #33 KartZoom/ Dolly chegou a ocupar, na metade da prova, a 19ª colocação e parecia fadado a completar a corrida entre os dez primeiro colocados, mas no turno de João Visetti acabou envolvido em novo e forte acidente, com um kart que saiu dos boxes rapidamente, ingressando na pista sem a devida cautela. Como resultado da batida, o #33 foi recolhido aos boxes para reparos, o que determinou encerrar sua participação na 31ª posição.

“Nosso kart era o único Techspeed entre os 68 inscritos e a KartZoom entregou aos pilotos um verdadeiro ‘torpedo’. O kart era muito rápido durante a madrugada e quando entrei com ele na pista consegui conquistar nada menos que 17 posições, mas alguns problemas mecânicos e um acidente com meu companheiro de equipe não nos permitiram chegar entre os dez primeiros, o que era nosso objetivo. De qualquer forma a participação foi positiva e conseguimos demonstrar que o Techspeed é extremamente competitivo e tinha amplas condições de chegar entre os ocupantes do pódio”, declarou, exultante, o Campeão Brasileiro de Kart Endurance de 2007.

 

clique para ampliar
Pela manhã de domingo, com o 40 Targh 400-Dolly
Foto:Claudio Reis
Já com o kart #40 Targh 400/ Dolly, a expectativa de um grande resultado era maior ainda, já que os dois karts da equipe comandada pelo preparador Neco Becker - #41 e #40 – tiveram excelente desempenho durante todos os treinos realizados ao longo da semana que precedeu a disputa. Ambos participaram do top qualify e conquistaram, respectivamente, a 2ª e 5ª colocações no partidor. Os dois karts entre os cinco primeiros!

 

Na segunda hora de prova, sob comando do campeão mundial de kart João Gonçalves, o #40 era o 6º colocado. A estratégia da equipe era manter o kart entre os 15 primeiros, para durante o período da manhã buscar as posições dianteiras em um sprint final. Raucci assumiu o controle do veloz #40 Targh 400/ Dolly no inicio da manhã. O micromonoposto começou a apresentar problemas no sistema de embreagem centrifuga durante sua tocada, mas, mesmo assim Rogério Raucci conseguiu manter o train de corrida imposto pela equipe, entregando o kart nos boxes na 16ª colocação. Na hora seguinte o defeito mecânico se agravou, determinando longa parada nos boxes para troca do motor e inexorável perda de muitas posições, caindo para a 45ª colocação.

 

A partir de então o objetivo do #40 Targh 400/ Dolly passou a ser coadjuvar a performance do outro kart da equipe na busca da vitória, eis que desde o inicio da manhã o #41 Tagh 400/ Dolly entrara definitivamente na “briga”, assumindo a 4ª posição na mesma volta do líder. Na performance do Bi-campeão Brasileiro de Kart – e piloto da F3 Sul-Americana – Douglas Hiar, o #40 recuperou duas posições até a paralisação da corrida com bandeira vermelha, por pane no sistema de cronometragem.

 

Na volta seguinte à relargada, a equipe Targh 400/ Dolly chamou rapidamente seus bólidos ao Box para um “splash” de combustível, suficiente para completar a corrida sem mais qualquer parada. A inteligente medida deixou o #41 Targh 400/ Dolly em excelente condição de vantagem para os três karts que estavam em sua dianteira, posto que esses teriam, obrigatoriamente, de ingressar nos boxes para abastecimento.

 

Na 579ª, das 640 voltas previstas para o desfraldamento da bandeira a quadros, o kart #40 Targh 400/ Dolly encostou na traseira do kart líder (o #72 HSBC/ Caras/ Assolan de Tony Kanaan), buscando a ultrapassagem para descontar uma das voltas em desvantagem. Aparentemente o mais que competitivo campeão de F. Indy de 2004 confundiu o #40 que buscava descontar voltas com o #41 da mesma equipe e cores que lutava pela vitória, “endurecendo” a disputa, como se fosse a batalha final pela vitória.

 

Após duas passagens, Hiar conseguiu a ultrapassagem, mas, aparentemente nervoso, Kanaan acabou errando a forte freada da curva “dois e meio” e atingindo com violência a traseira do #40 Targh 400/ Dolly. Nesse exato momento o sistema de cronometragem apresentava nova e definitiva pane, pelo que o Diretor de Provas da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo já erguia a bandeira a quadros, para apresentá-la ao piloto soteropolitano na saída da curva seguinte, determinando a vitória da XI 500 Milhas de Kart Granja Viana para o #72 de Rubens Barrichello/ Tony Kanaan/ Renato Russo/ Lucas di Grassi.

“A Targh 400 é uma equipe fantástica, coesa e com grandes profissionais envolvidos, dentro dos boxes e dentro dos karts. É claro que preferíamos ter vencido a corrida, mas a 4ª posição final deve ser comemorada, posto que apresentamos uma ótima performance durante todos os treinos e a corrida, no mesmíssimo nível de grandes astros internacionalmente reconhecidos por sua capacidade que alinharam conosco. Em qualquer corrida apenas um pode vencer e hoje – domingo 2/12 – não era nossa vez, mas ficamos orgulhosos em perceber que nosso desempenho é notado por esses astros que chegam até a ficar ‘incomodados’ conosco. Neco Becker, Egon Hertzfeld, os irmão Gomes e todos os membros da equipe estão de parabéns pelo grande trabalho que fazem em favor do desenvolvimento do kartismo de endurance no Brasil”, analisou o representante da Refrigerantes Dolly que, novamente, ascendeu ao pódio.

 

Confira o resultado final da XI 500 Milhas de Kart Granja Viana:

  1. 1) 72-HSBC/ Caras/ Assolan, com 581 voltas em 10h35m41s829
  2. 2) 71-HSBC/ Caras/ Assolan, à 3s179
  3. 3) 29-Petrobras Carcasci, a 5s635
  4. 4) 41-Targh 400/ Dolly, a 43s195
  5. 5) 3-Piquet Sports, a 2 voltas
  6. 6) 28-Piquet Sports, a 2 voltas
  7. 7) 135-Spirit Sports, a 3 voltas
  8. 8) 34-Bomix 1, a 3 voltas
  9. 9) 77-Win Brasil Motorsport, a 3 voltas
  10. 10) 115-LP Kart Performance, a 5 voltas
  11. 11) 110-MG / Cabot / BV Financeira / Pujol, a 7 voltas
  12. 12) 74-Loctite/ Henkel, a 7 voltas
  13. 13) 107-BSRKC, a 7 voltas
  14. 14) 109-MG/ Cabot / BV Financeira, a 9 voltas
  15. 15) 38-Tejofran Power Segurança, a 9 voltas
  16. 16) 170-Massoni Racing, a 10 voltas
  17. 17) 111-LC Racing, a 10 voltas
  18. 18) 334-Nitrogeni Race Team, a 10 voltas
  19. 19) 75- Power Kart Motorsport, a 11 voltas
  20. 20) 45-MV/ Marba e Qualy, a 11 voltas
  21. 21) 333-Margeon/ Randon, a 14 voltas
  22. 22) 142-Lofty/ C&C, a 14 voltas
  23. 23) 2-Jonas Kart, a 14 voltas
  24. 24) 26-VKR, a 15 voltas
  25. 25) 23-ONS/ Enigma Racing, a 16 voltas
  26. 26) 12-Digi System Duro/ Porto Alcobaça, a 16 voltas
  27. 27) 286-Cinho Racing, a 16 voltas
  28. 28) 4-Piquet Sports, a 17 voltas
  29. 29) 10-CPDB Star Team, a 17 voltas
  30. 30) 92-Loctite, a 17 voltas
  31. 31) 33-Kartzoom/ Dolly, a 18 voltas
  32. 32) 9-M Riberi Motorsport, a 22 voltas
  33. 33) 69-Bomix 2 , a 22 voltas
  34. 34) 6-TR3 Motorsport, a 23 voltas
  35. 35) 777-Win Brasil Motorsport, à 25 voltas
  36. 36) 108-MG Tyres/ Cabot, a 26 voltas
  37. 37) 971-Speed 500 Racing, a 26 voltas
  38. 38) 8-Aboissa Racing Team, a 27 voltas
  39. 39) 63-Microboar/ Sabiá, a 30 voltas
  40. 40) 18-Acument By Ygor Kart Racing, a 31 voltas
  41. 41) 112-Chicas Racing Feminina, a 34 voltas
  42. 42) 27-Atrade Forwarding Racing, a 34 voltas
  43. 43) 40-Targh 400/ Dolly, a 36 voltas
  44. 44) 177-Web Motors, a 38 voltas
  45. 45) 100-Stop Aço Racing/ Marlia Racing, a 38 voltas
  46. 46) 101-Foz Iguaçu/ Girotto Racing/ C. A, a 39 voltas
  47. 47) 53-Ferrari K CMKG, a 40 voltas
  48. 48) 11-Loctite/ Henkel, a 43 voltas
  49. 49) 42-Lofty / C&C, a 44 voltas
  50. 50) 500-Cisão Motorsport/ Mingo Racing, a 51 voltas
  51. 51) 80-Fernando Meira, a 52 voltas
  52. 52) 977-Clube de Saúde, a 54 voltas
  53. 53) 32-Filomena Zsa Zsa/ RQX, a 54 voltas
  54. 54) 87-GTP, a 55 voltas
  55. 55) 99-Enigma Racing, a 56 voltas
  56. 56) 13-Spirit Sports, a 58 voltas
  57. 57) 5-Alcatéia, a 59 voltas
  58. 58) 97-Speed 500 Racing, a 65 voltas
  59. 59) 48-Kart Store/ Gordinho Racing, a 77 voltas
  60. 60) 24-Rio Kart 500, a 90 voltas
  61. 61) 90-Wal Racing, a 93 voltas
  62. 62) 19-GTP/ Massa, a 106 voltas
  63. 63) 1- Fittipaldi, a 122 voltas
  64. 64) 35-CKS/ Yes/ Gaspenha/ Oklahoma, a 162 voltas
  65. 65) 22-Stop Aço Racing/ Marlia Racing, a 184 voltas
  66. 66) 88-Red Bulletin Racing, a 247 voltas
  67. 67) 25-Massoni Racing, a 346 voltas
  68. 68) 7-MS Team, a 369 voltas
clique para ampliar
Pela manhã de domingo, com o 40 Targh 400-Dolly
Foto:Claudio Reis
Última atualização ( Sex, 07 de Dezembro de 2007 00:58 )