Você está Aqui: Início

Internacional - V International Kart GP

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Em 2006 a competição contou com 11 pilotos brasileiros
Foto:Flávio Quick
Mundial de Biland abrirá temporada dos grandes eventos do kartismo em 2008.

Após ter sediado um evento internacional de kart pela última vez em maio de 2006, quando realizou o Pan-Americano de Kart, o Brasil voltará no início de 2008 a figurar no calendário oficial de eventos da Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo - CIK/FIA.

 

Entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu - SP, receberá o V International Kart GP, também conhecido no país como Mundial de Biland.

 

Esta competição já foi realizada em Portugal, França, Republica Checa, Emirados Árabes e agora chega ao Brasil. Os competidores da nação verde-amarela, por sua vez, sempre se destacaram neste campeonato e já trouxeram três títulos com os pilotos André Sousa, André Nicastro e João Gonçalves.

 

Na última edição do torneio, realizada em Dubai – Emirados Árabes - no mês de dezembro de 2006, a delegação brasileira movimentou a paradisíaca cidade com cerca de 30 membros entre pilotos, mecânicos, dirigentes e familiares.

 

Devido ao profissionalismo encarado pelos promotores Paulo Breim e Andréia Octaviano, responsáveis pelo Team Biland Brasil, os organizadores da competição internacional escolherem o Brasil para sediar a quinta edição do International Kart GP.

 

Como Funciona a disputa?

 

O formato do V International Kart GP segue os mesmos moldes do Campeonato

Mundial de Kart, ou seja, serão realizadas provas classificatórias onde os 34 melhores colocados permanecem na disputa para as provas pré-final e final.

 

A programação da competição terá início no dia 27 de fevereiro com o sorteio dos equipamentos e montagem dos karts. No dia 28 serão realizadas cinco sessões de treinos livres no decorrer do período. Na sexta-feira, dia 29, acontece a tomada de tempos seguida pelas provas classificatórias. No sábado, dia 1º de março, acontecem a pré-final e a final.

 

Qual o equipamento?

 

O V International Kart GP é por base uma competição monomarca. Todos os pilotos recebem da organização um kart completamente novo, do qual farão seu uso durante a competição e, ao final, devolvendo o mesmo para a organização. O evento foi idealizado pela Biland Motorsport, fabricante dos motores SA 250, que equiparão todos os karts.

 

Estes propulsores pertencem à empresa Praktiko GT, de Dubai – Emirados Árabes, e foram os mesmo utilizados na competição de 2006. Todos eles passaram por cuidadosa revisão e foram equalizados para trazer a maior competitividade possível para a prova do Brasil.

 

Os pneus utilizados serão os novos compostos de selo vermelho da MG Pneus. A fábrica da região sul do país finalizou há poucas semanas o processo de homologação deste modelo e os utilizou oficialmente pela primeira vez na prova deste ano da 500 Milhas de Kart Granja Viana.

 

Ainda existe uma dúvida quanto a marca a ser utilizada de chassis. Birel Sudam, Kart Mini e Mega Kart apresentaram propostas de fornecimento que ainda estão sendo analisadas pelos organizadores da competição. Até o princípio de janeiro os organizadores informarão oficialmente qual será o chassi oficial.

 

Quem Participa?

 

Na manhã do dia 26 de fevereiro 48 pilotos de 13 nacionalidades estarão em frente ao Parque Fechado do Kartódromo Arena Schincariol para fazerem o sorteio e retirada do equipamento da competição.

 

Para chegarem à disputa do V International Kart GP todos os pilotos tiveram de competir nas provas com os motores Biland em suas respectivas regiões. De acordo com o número de competidores e sua representatividade no cenário internacional cada país trará determinado número de pilotos para a competição.

 

Brasil e Inglaterra lideram o ranking com sete pilotos cada. Em seguida aparecem Rússia e Chipre com seis, Alemanha e Irlanda com quatro, Estados Unidos e Malásia com três, Emirados Árabes, Itália e Suíça com dois e Portugal e França com apenas um representante.

 

O Kartódromo

 

Após ter sido anunciado que a competição seria realizada no Kartódromo de Praia Grande, também no estado de São Paulo, o Team Biland Brasil foi obrigado a mudar a sede do campeonato em virtude de quebra de acordo por parte dos responsáveis pela pista.

 

Desse modo, apareceu a oportunidade de levar a prova para o grandioso Kartódromo Arena Schincariol, em Itu. Esta pista foi inaugurada em abril de 1994 e já contou com inúmeras provas de repercussão nacional e internacional. Lá já aconteceram o Mundialito de Kart, dois campeonatos brasileiros e duas edições das 24 horas de Kart.

 

Considerado atualmente uma das mais completas pistas de kart do mundo o Kartódromo Arena Schincariol tem um traçado extremamente rápido e seletivo com 1.240 metros de extensão por oito de largura. Na parte de infra-estrutura destacam-se a grande arquibancada coberta capaz de abrigar mais de 1.500 pessoas além de restaurante, lanchonete e estacionamento para 1.350 veículos e 50 caminhões.

 

Na área de box o kartódromo continua mostrando o porque de ter sido escolhido para tão grandioso evento. São 60 boxes fechados com energia elétrica bi-voltagem, ar comprimido e bancadas. Fora isso, sobre toda a extensão dos boxes, está instalada uma grande área coberta capaz de abrigar vários camarotes e áreas V.I.P.

 

A organização do evento

 

Após receber o comunicado oficial da CIK/FIA confirmando a sua realização no país o V International Kart GP será organizado e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA, através da Comissão Nacional de Kart - CNK. A promoção ficará à cargo do Team Biland Brasil.

 

Disposta a aproveitar a oportunidade da competição internacional para alavancar ainda mais o kartismo no país a CBA deslocará para Itu toda a sua estrutura de eventos. Além de todos os oficiais de competição e seu caminhão de apoio logístico a entidade montará toda a parte visual do evento como faixas, bandeiras, placas e outras peças publicitárias.

 

Para Paulo Breim, diretor do Team Biland Brasil e promotor do evento, o momento é de grande comemoração para o Brasil. “Sempre fomos aos eventos internacionais e nosso esquema de confraternização e amizade fora do traçado misturado à competitividade e raça dentro da pista chamou a atenção de todos. Não foi mero acaso termos conquistado três dos quatro campeonatos realizados até hoje. Para o Brasil é uma enorme conquista termos conseguido trazer esta prova para cá e, agora, temos que trabalhar muito para deixarmos em todos os competidores o gostinho de quero mais”, finalizou o empresário.

 

 

 

Flávio Quick