Você está Aqui: Início

Geral - Confira como vai ser e qual o calendário da temporada de kart de 2008

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Piloto, ou cliente? - Imagem: Planet Kart
Foto:
As velas de sete dias já estão acesas, as orações encomendadas e a temporada 2008 de kart promete dar o pontapé inicial da retomada de um kartismo forte, com grids cheios e disputas sensacionais.

Maior certame regional da modalidade no Brasil, reunindo a média de 150 bólidos e mais de 180 pilotos por etapa, o Campeonato Paulista de Kart Granja Viana perderá o status de “paulista” no próximo ano, denominação que ficará restrita ao certame paulista “original”, o Campeonato Paulista de Kart, já que o Campeonato Paulista Light de Kart também perderá o adjetivo indicador da localização do certame regional.

Diferentemente do (argh) ludopédio, aquele maledetto esporte bretão que nos recusamos peremptoriamente a sequer escrever o nome, os campeonatos melhor “ranqueados” forma justamente os que tiveram o destino do Corinthians: Foram sumariamente rebaixados... Como não é mais “paulista”, o certame granjeiro bem que poderia ser denominado Campeonato Marciano de Kart Granja Viana e recolhendo as competentes taxas aos cofres de homens verdinhos, que ao menos não serão infelizes ao chamar os desportistas do certame que mais títulos nacionais trouxe para o estado bandeirante em 2007 de meros “clientes” preocupados em um bom restaurante e conforto, não em correr em “alto nível”.

De qualquer sorte o “rebaixado” campeonato chamar-se-á Campeonato Granja Viana de Kart – outro erro vernacular, posto que o certo seria Campeonato de Kart Granja Viana, já que o tal campeonato é de kart e não de Granja Viana – e terá a primazia de abrir as provas oficiais do território marciano/paulista no ano vindouro, com sua primeira etapa marcada para o dia 9 de fevereiro, nas suntuosas instalações do Kartódromo Internacional Granja Viana.

Na semana seguinte começa o “Paulista, primeiro e único”, nas espartanas instalações do Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, certamente ainda sem Torre de Cronometragem – que virou churrasco -, lugar para comer, sentar, ou fazer pipi e ladeado pela “Portelinha” que brinda pilotos com diáfanas linhas de serol.

Mas a boa nova é que o Campeonato Paulista de Kart volta a ser um certame com categorias nos termos do disposto no Regulamento Nacional de Kart (RNK), com categorias e motorização própria em consonância aos certames nacionais.

Além da categoria Biland, amplamente aceita pelos kartistas tupiniquins com a formula de motores locados, como nos certames nacionais, a categoria Cadete, bem como a Shifter Kart, contarão com motores sorteados fornecidos pela RBC. Já as categoria Junior Menor e Junior passarão a utilizar motor próprio refrigerado a água, nos moldes dos ditames da CNK/CBA; Novatos e Graduados (categoria única para Graduados A e Graduados B) farão uso dos tradicionais propulsores refrigerados a ar. No caso dos Graduados, com as especificações da classe B.

O Campeonato Light de Kart - que também perdeu o “título” de paulista – permanece com a formula de motores sorteados, fornecidos pela empresa mineira de preparação de motores, RBC. As categorias Cadete, Sprinter B, Master B, Master A e Super Senior permanecem inalteradas, utilizando o propulsor Riomar Super II. As novidades ficam por conta da Junior Menor, que tal qual o Paulista de Kart adotará motor refrigerado a água, na mesma regulamentação e configuração e da Junior que passará a contar com motor Riomar Super III e sistema de exaustão em conformidade com o regulamento CBA para a categoria. Também a Sprinter A recebe modificação técnica, trocando a motorização por unidades Riomar Super III, mas com configuração de Graduados B.

Para tentar empatar com a Granja Viana – ao menos no numero de categorias -, o Light tentará novamente formar grid mínimo na Mirim e contará com as duas classes de Shifter Kart com motorização TM K9C. Para os aficionados da categoria corrida é que não faltará, com provas na Granja Viana, no Paulista, no Light e provavelmente também em Itu, que realizará o Campeonato Ituano de Kart, certame regional – e agora chapa branca – em oito etapas e nos estritos moldes da cartilha da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo.

Aliás, o regulamento encaminhado pelo certame ituano para aprovação e homologação da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo, com mais de setenta detalhadas paginas, é extremamente similar ao agora adotado pelo Campeonato Paulista de Kart, fato de permitirá ao pilotos de alto nível competir simultaneamente em ambos certames com o mesmo equipamento e ficando mais “afinados” para os grandes certames nacionais.

Mas voltando ao Campeonato Light de Kart, a novidade final é a mudança de casa da categoria ROK. Destinada a pilotos com idade entre 12 e 15 anos, a classe passa a integrar a grade do Light, curiosamente fazendo uma espécie impar de concorrência interna, já que o “target” da categoria é o mesmo que contempla as categorias Junior, Menor, Junior e até a Sprinter B. Os grids serão fatalmente divididos e fragilizados.

 Após Granja, Paulistão e Light, o Kartódromo Arena Schincariol - em Itu - abre suas portas para começar com pé direito e grandes eventos a temporada 2008. Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro realizará a terceira edição da 24 Horas de Kart – as edições anteriores foram em 1994 e 1995 –, prova com utilização de motores próprios das equipes e pilotos e em evento conjunto o 1º Endurance de Cadete, prova em qual os mini-pilotos competirão três horas ininterruptas em equipes formadas por trios de conjuntos kart/piloto. Ao invés de substituir o condutor de cada kart nas paradas, a substituição será simplesmente do sensor, que passará para outro kart da equipe, já como o novo “driver” dentro.

 Sem esfriar a pista, na semana seguinte será realizado no mesmo Kartódromo Arena Schincariol o 5º Internacional Kart GP, nome “oficial” do Campeonato Mundial de Biland que reunirá pilotos de treze países na briga pelo titulo mundial. E quinze dias depois terá inicio o campeonato regional com boa grade de programação reunindo bólidos de dois e quatro tempos. As provas serão realizadas aos domingos, permitindo aos kartistas, digamos, mais “ocupados” realizarem seus treinamentos e ajustes nos sábados e acelerarem forte nas corridas dominicais.

Ah... Mas tem um problema. Como o Kartódromo Arena Schincariol conta com ótima estrutura para receber – e bem – kartistas e publico, tem bom restaurante, arquibancada coberta, padock coberto, banheiros condizentes e higienicamente bem cuidados e até estacionamento para mais de mil veículos, é provável que seus desportistas sejam denominados meros “clientes”, não pilotos...

Será que por acaso filiação para carteira de “cliente” é mais barata de carteira de piloto?

 

Confira o calendário de kart 2008:

 

Fevereiro

  1. 09 – 1ª Etapa do Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana
  2. 16 – 1ª Etapa Campeonato Paulista de Kart - Kartódromo Aldeia da Serra
  3. 23 – 1ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  4. 24 – 1º Endurance de Kart Cadete – Kartódromo Arena Schincariol
  5. 24 – 3ª 24 Horas de Kart – Kartódromo Arena Schincariol

 

Março

  1. 01 – 5º Internacional Kart GP – Mundial de Biland - Kartódromo Arena Schincariol
  2. 01 – 2ª Etapa do Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana
  3. 08 – 2ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos
  4. 15 – 3ª Etapa Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana
  5. 16 – 1ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  6. 29 – 2ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra

 

Abril

  1. 05 – 3ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  2. 12 – 4ª Etapa do Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana
  3. 13 – 2ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  4. 20 – Campeonato Pan-americano de Kart – El Pinar - Uruguai
  5. 26 – 3ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra

 

Maio

  1. 10 – 4ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos ou Itu
  2. 17 – 4ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  3. 24 – 3ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  4. 31 – 5ª Etapa do Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana

 

Junho

  1. 07 – 5ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  2. 15 – 4ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  3. 21 – 5ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos ou Aldeia da Serra
  4. 28 – 6ª Etapa Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana

 

Julho

  1. 08 à 12 – Primeira Fase Campeonato Brasileiro de Kart - Local à definir
  2. 22 à 26 – Segunda Fase Campeonato Brasileiro de Kart - Local à definir

 

Agosto

  1. 02 – 7ª Etapa Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana
  2. 03 – 5ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  3. 16 – 6ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  4. 23 – 6ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos
  5. 29 – 2º GP Brasil de Kart e 3º Brasileiro de Shifter Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  6. 30 – 2º GP Brasil de Kart e 3º Brasileiro de Shifter Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  7. 31 – 5º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance - Kartódromo Arena Schincariol

 

Setembro

  1. 06 – 8ª Etapa Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana
  2. 13 – 7ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  3. 14 – 6ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  4. 20 – 7ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  5. 27 – 9ª Etapa Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana

 

Outubro

  1. 04 – 8ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  2. 05 – 7ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  3. 11 – 8ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  4. 14 à 18 – Copa Brasil de Kart – Local à definir
  5. 25 – 10ª Etapa do Campeonato Granja Viana de Kart – Kartódromo Granja Viana

 

Novembro

  1. 08 – 9ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  2. 09 – 8ª Etapa do Campeonato Ituano de Kart - Kartódromo Arena Schincariol
  3. 15 – 9ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos
  4. 22 – 3º Desafio Das Estrelas
  5. 29 – 500 Milhas de Kart da Granja Viana – Kartódromo Granja Viana

 

Dezembro

  1. 06 – 10ª Etapa Campeonato Light de Kart – Kartódromo Aldeia da Serra
  2. 13 – 10ª Etapa Campeonato Paulista de Kart – Interlagos ou Aldeia da Serra
  3. 14 – 2ª Copa Verão de Kart Itu - Kartódromo Arena Schincariol