Você está Aqui: Início

Geral - Sucesso pleno na cirurgia de Thiago Cabrino

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Thiago Cabrino
Foto:Claudio Reis
Thiago Cabrino, o pequeno piloto Cadete da equipe Mauro Competições acidentado na tarde desta quinta-feira (13/12) no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – passou na tarde de ontem por delicada cirurgia para reconstituição dos danos causados por uma linha de pipa impregnada com “serol” – substancia cortante elaborada com vidro moído – que caiu sobre a pista durante o treinamento da categoria Cadete.

Rapidamente atendido pelo serviço médico da empresa JP Salva e transferido para o Hospital Albert Einstein, Cabrino foi cirurgiado pelo médico Antonio Canedo, um dos mais renomados cirurgiões nessa especialidade no Brasil e que, para sorte dos pilotos nacionais, é kartista de primeira linha, eis que é bi-campeão brasileiro da categoria Super Senior.

 

Por telefone, Dr. Canedo detalhou a extensão dos ferimentos e como foi o procedimento cirúrgico. “A linha atingiu o Thiago transversalmente, fazendo um corte profundo no braço esquerdo, na altura do deltóide. Houve comprometimento da musculatura, ligamentos, artérias e até o osso chegou a ser cortado pela linha. O braço direito teve um pequeno comprometimento, mais do tecido epitelial e um pouco da massa muscular. A cirurgia levou cerca de duas horas e conseguimos sucesso pleno na reconstituição dos músculos e ligamentos”, esclareceu o médico piloto.

 

Antonio Canedo, pai de um garoto com idade próxima à de Cabrino, elogiou a calma do pequeno piloto durante o atendimento, bem como a equipe médica que fez o pronto atendimento na pista, bem como o serviço de remoção. “Ele é um garotinho extremamente valente. Fiquei assombrado com a serenidade dele para um menino de apenas dez anos de idade, que não deu um ‘pio’ sequer para reclamar de dor. O atendimento médico na pista feito pela equipe da JP Salva foi exemplar e o médico socorrista fez todos os procedimentos corretos, tamponando a forte hemorragia – ele perdeu muito sangue pelo seccionamento de artérias – e mantendo o paciente estabilizado. Ainda no trajeto para o Albert Einstein ele foi me informando dos traumas e condições, o que agilizou o procedimento cirúrgico”, destacou o renomado cirurgião.

 

O risco gerado para pilotos pela presença de pipas na área de kartódromos é extremamente alto e o grave acidente deve prestar-se para uma reflexão sobre procedimentos de segurança que impõe-se serem rapidamente adotados. Equipes de segurança atentas e bem treinadas – não meros “porteiros” e a adoção de equipamentos simples, de baixo custo, podem ser indispensáveis para a redução dos riscos naturais da atividade esportiva.

“Se o Thiago não estivesse usando o protetor cervical – pescoceira – estaríamos agora pranteando mais um piloto. A linha da pipa praticamente destruiu a pescoceira, que deveria ser adotado por regulamento como equipamento obrigatório para todas as categorias. Acredito ainda que o ideal seria a CBA determinar a instalação de ‘antenas’ como as utilizadas nas motos nos dois lados da gravata do kart, em material não muito flexível e com altura que ultrapassasse a cabeça do piloto. Esse é um equipamento barato, mas que é eficaz e pode salvar vidas”, declarou em tom sério, sugerindo e indiretamente cobrando, o abalizado especialista Antonio Canedo.

 

Indagado sobre o futuro e recuperação de Thiago Cabrino, o médico veloz esclareceu: “O trauma foi grave e agora temos de superar o risco de infecções e até de uma eventual osteomielite, pois o osso do braço foi severamente atingido por um material altamente contaminado. Ele deve ficar aproximadamente quatro semanas imobilizado, para depois dar inicio ao processo de fisioterapia. Acredito que a recuperação seja completa e no ano que vem ele poderá estar acelerando novamente. Aliás ele até me perguntou isso e disse que ele vai ficar bom para ir até na Formula 1. Só espero que ele não esqueça de mim quando estiver lá”, concluiu de forma bem humorada.

 

Relativamente recuperado do forte impacto gerado pela notícia do acidente, Evandro Cabrino, pai do jovem pupilo da Mauro Competições destacou o abandono e insegurança que reina em Interlagos. O circuito é hoje uma sombra pálida do celeiro de talentos que revelou astros como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Helio Castoneves, Felipe Massa e outros. A Torre de Cronometragem foi criminosamente incendiada por vândalos que “passeavam” de carro e motos no circuito de kart, nas barbas da inepta segurança do local. Crianças e “marmanjos” da favela vizinha invadem as pistas do kartódromo e autódromo para empinar pipas, correr atrás de balões, ou ficar simplesmente “pedindo” de forma quase extorsiva moedinhas para tomar conta dos carros estacionados dentro do kartódromo, na área de vigilância dos seguranças contratados e pegos com nosso dinheiro – o complexo é municipal -. Quem se recusar a fazer a “contribuição forçadamente expontanea” sofre o risco de ter seu veículo riscado, pneus esvaziados e objetos deixados no interior furtados.

“Interlagos, infelizmente está abandonado e sem qualquer segurança para os freqüentadores e pilotos. Outro dia precisamos parar o treino e ir pedir para a garotada da favela vizinha deixar o kartódromo com as pipas, pois já estava perigoso. Esse acidente não é um fato isolado, era previsível que em algum momento alguém iria se machucar, ou até morrer por causa das linhas com serol”, disse Evandro Cabrino. “Algo tem de ser feito urgente para resolver essa questão, ou é melhor interditar definitivamente a praça desportiva em nome da segurança”, concluiu o pai de Thiago Cabrino.

 

“Mas independentemente disso tudo, quero de publico agradecer a inestimável atenção e carinho de Carlos Marcelino e Maurão, que não deixaram o Thiago um minuto sequer, ao Dr Canedo pelo atendimento muito além do profissional, à equipe da JP Salva que efetivamente salvou a vida de meu filho e aos kartistas do Brasil inteiro que conosco oram pelo restabelecimento de Thiago. Vocês estarão para sempre nos corações de nossa família”, detalhou em agradecimento Evandro Cabrino.

Última atualização ( Sex, 14 de Dezembro de 2007 09:19 )