Você está Aqui: Início

Internacional - Igor Fraga é vice na final do AKOC - Asian karting Open Championship em Macau

E-mail Imprimir PDF

clique para ampliar
Igor Fraga
Foto:Divulgação
Com apenas 9 anos de idade, Igor Fraga ( Brastel/ Bom Preço Mercado/ Agua na Boca/ CRG Japan/ Just-one/ Pacific Motors/ Escritório São Paulo/ Trust ) já faz sua segunda participação em campeonato internacional, que foi realizada no dia 16 de dezembro em Macau na China.

Mais uma conquista para o precoce piloto Igor Fraga, que preenche seu currículo com um segundo lugar no Asian Karting Open Championship em Macau, o único brasileiro a participar da competição.

Igor Fraga começou seus treinos na quinta-feira (13/12), foram quatro treinos durante o dia e no último treino já foram lacrados os motores, já que o regulamento do campeonato só permite ao piloto usar um único motor, que após lacrado só permite sejam realizados ajustes na carburação.

Na sexta-feira Igor Fraga fez um treino livre, dois time-attack e duas provas de classificação. Na tomada de tempo o “brazuquinha” conquistou a quarta posição, o segundo lugar na primeira prova de classificação e na segunda prova garantiu a vitória verde-amarela. Todavia, o brasileirinho contava com um grave problema. O motor de seu kart não desenvolvia bem na reta principal do circuito, não “girando” bem, posto que normalmente o motor da categoria Mini Rok desenvolve entre 14.500 a 14.900 giros, mas o motor do brasileiro girava no máximo 14.000. Uma vez que o motor já estava lacrado, não permitindo ajustes internos, não havia o que fazer.

Para amenizar a situação, vários “acertos” no chassis foram realizados e Igor Fraga alinhou no sábado (15/12) seu bólido para o terceiro teste de classificação, em qual o brasileiro precisava chegar na frente do piloto Chang Wing Chung - local de Macau com 11 anos de idade -, para garantir a pole para a pré-final. Nessa prova, no momento em que Igor Fraga tentava uma ultrapassagem sobre o primeiro colocado, teve seu kart tocado por trás, que resultou em seu eixo e roda traseira empenados e completar a corrida na terceira posição. Feito o “balanço” da pontuação nas três provas de classificação, Igor Fraga conquistou o segundo lugar no grid para a pré-final e o piloto de Macau ficou com a pole.

clique para ampliar
Igor Fraga preparara-se para a prova em Macau
Foto:Divulgação
O problema de rendimento do motor do brasileiro não teve como ser solucionado, mas a equipe encontrou uma relação de coroa/pinhão possibilitava a Fraga contar com chances de ultrapassagem na parte interna do circuito, se andasse na reta pegando o vácuo do piloto de Macau, mas caso o piloto chinês abrisse uma vantagem o brasileiro não teria chances de brigar pela liderança, uma vez que Chang Wing era mais rápido na reta 0s3. Porém, as dificuldades que Igor Fraga encontrou e a vontade de superar o piloto local, fizeram com que a prova da categoria ganhasse uma atenção especial.

Na prova, era visível a diferença de rendimento do kart do brasileiro, mesmo assim Igor Fraga assumiu a liderança e conseguia manter a primeira posição na parte interna do circuito, mas na reta era sempre ultrapassado por Chang Wing. Os líderes trocaram de posição por quase todas as voltas, porém na penúltima volta Fraga pegou dois retardatários quando liderava a corrida e quando foi ultrapassá-los um deles tirou o kart do seu traçado fechando o brasileiro. Na manobra, brasileirinho ficou no lado “sujo” do circuito, perdendo aderência e a primeira posição para o adversário favorecido pela manobra do retardatário. Faltando apenas uma volta, Igor Fraga não tinha mais como buscar Chang Wing e terminou a prova na segunda colocação final.

Na final disputada no domingo (16/12), Igor Fraga faz uma boa largada assumindo de pronto a liderança. A única forma do brasileiro vencer a prova era se manter o maior tempo possível na primeira posição e Igor Fraga cumpriu muito bem o seu papel dando uma emoção especial a prova. Por várias vezes a arquibancada se levantou para assistir o pega do brasileiro com o piloto de Macau, mas um acidente com um dos pilotos da categoria fez a prova ser interrompida para o atendimento médico, fato que determinou nova largada.

Na hora do acidente Igor Fraga liderava a prova, que lhe garantiu a primeira posição na relargada. Após a nova largada a briga pela liderança ganhou mais um participante, com a aproximação do piloto terceiro colocado. Entre os três lideres, o brasileiro era nitidamente o mais lento, mesmo assim Fraga liderou a maior parte da prova, segurando como dava o piloto de Macau que nas últimas voltas conseguiu ultrapassar o brasileiro, bem como o terceiro colocado, que estava no vácuo, também conseguiu ultrapassar Igor Fraga, que caiu para a terceira posição.

Levando “no braço” seu equipamento, o brazuquinha não deixou o segundo colocado abrir vantagem e após algumas voltas conseguiu recuperar a segunda posição. Chang Wing conseguiu abrir boa distância e vencer a prova. Por seu turno, Igor Fraga segurou sua colocação como pôde e terminou a prova novamente em segundo lugar.

 

Edmundo Polck

clique para ampliar
Igor Fraga preparara-se para a prova em Macau
Foto:Divulgação
Última atualização ( Qua, 19 de Dezembro de 2007 23:21 )