Paraná – Copa Sul Paranaense de Endurance de Kart

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Neste país não é nenhuma novidade quando algo termina em pizza. Mas o esporte e em especial o kartismo é sempre inovador e nesta noite de sexta-feira (11/02) a Copa Sul Paranaense de Endurance de Kart começou em pizza!

“What?”, perguntará o mais britanicamente fleumático leitor e, tão rápido quanto noticiamos, explicamos a tal de “pizza invertida”.

Piloto especialista em provas com os resistentes four stroke de 13Hp, o paranaense Camilo Chably é proprietário da pizzaria LaPiazza, em Curitiba (PR), que gentilmente recepcionou nesta noite representantes da FPRA, Organizadores, Pilotos, representantes de equipes e os habituais curiosos & palpiteiros de plantão, para o lançamento do certame.

A Copa Sul Paranaense de Endurance de Kart será disputada em quatro etapas, percorrendo três municípios do Paraná: Irati, Rio Negro e São José dos Pinhais.

A localidade e circuito que será palco da quarta e última etapa ainda não está definida, mas sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail lagana@appk.com.br.

Segundo o regulamente, poderá haver a participação de até dois pilotos por kart. A Prova terá uma duração de duas horas, sendo que haverá três janelas obrigatórias de dez minutos cada, e em cada janela a equipe terá que ficar parada por três minutos.

A pontuação será progressiva, dando oportunidade até a etapa final, podendo ainda descartar uma prova não participada. A Copa será de pilotos, não sendo obrigatório a mesma dupla permanecer em conjunto até o final do certame.

Ao final da primeira rodada de pizza treze equipes demonstraram interesse em participar do certame sul-paranaense, sendo que nove delas já realizaram a pré-inscrição:
1.- 18 Osmar C. Polidoro Jr/ Joel Justino (PR)
2.- 16 João S. Machado/ Rafael S. Machado (PR)
3.- 77 Thiago Bittencourt/ Kid Azevedo (PR)
4.- 767 Ulisses Ribeiro/ Fernando Natal (PR)
5.- 58 França/ Camilo Chaby (PR)
6.- 52 Josias Miranda (PR)
7.- 99 Eduardo Godzikowski/ Billy Zonta (PR)
8.- 111 José Roberto PR
9.- 23 João Eduardo/ Thiago Santos (PR)

Informações podem ser obtidas pelo e-mail lagana@appk.com.br, ou com Dr. Lelê pelo fone (41) 9977-3747.

Confira o calendário da Copa Sul Paranaense de Endurance de Kart:

1.- 20/02 – Irati (PR)
2.- 17/04 - Rio Negro (PR)
3.- 15/05 - São J. dos Pinhais (PR)
4.- 18/06 - A definir

Confira o regulamento Desportivo:


CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO
FEDERAÇÃO PARANAENSE DE AUTOMOBILISMO
COMISSÃO PARANAENSE DE KART

COPA SUL PARANAENSE DE ENDURANCE DE KART - 2 0 11

REGULAMENTO DESPORTIVO


ART. 01 – DA CATEGORIA:
A categoria participante desta Copa Sul de Endurance de Kart 2011, será a F-4 com regulamentação técnica descrita em Regulamento Técnico desta Copa, anexos, e demais regulamentações oficiais. O número mínimo de participantes para a validade da categoria será de dez (10) karts, por Etapa. Para a segunda etapa e seguintes, só fará parte da Competição a Categoria que apresentar grid mínimo na Etapa anterior. Se não houver participação da categoria em qualquer das Etapas, esta fica extinta automaticamente.

1.1    - Categoria F-4
Participam até dois pilotos por kart, com idade mínima de 16 anos (dezesseis) completos, com ou sem graduação como piloto de KART.

ART. 02 - DAS INSCRIÇÕES:
Aberta a pilotos portadores da Cédula Desportiva 2011, sem impedimento junto a FAU e CBA. Os valores estão disponíveis no Regulamento Particular desta Competição.

ART. 03 – DAS ETAPAS:
O Campeonato será realizado em 04 (quatro) etapas, com 01 (uma) bateria em cada etapa, com 02h00min (duas horas) de duração.

3.1)    O LOCAL E DATA SERÃO:

1ª Etapa – 20/02/2011            Irati - Pr
2ª Etapa – 17/04/2011            Rio Negro - Pr
3ª Etapa – 15/05/2011            São José dos Pinhais - Pr
4ª Etapa – 18/06/2011            À DEFINIR

3.2)    BONIFICAÇÃO POR PARTICIPAÇÃO: Na 1ª etapa, cada piloto que alinhar o seu kart receberá 01 (um ponto) de bonificação. Na 2ª da mesma forma, mas com 02 (dois) pontos de bonificação. Na 3ª da mesma forma, mas com 03 (três) pontos de bonificação. Na 4ª da mesma forma, mas com 04 (quatro) pontos de bonificação.

3.3)    A pontuação é por piloto, e este compartilha a pontuação do parceiro de equipe da etapa;


3.4)    DESCARTES: N-1, podendo descartar prova organizada e não participada.


3.5)    PONTUAÇÃO: 1ª a 2ª etapas:

1º LUGAR        11 PONTOS                6º LUGAR        5 PONTOS
2º LUGAR        9 PONTOS                7º LUGAR        4 PONTOS
3º LUGAR        8 PONTOS                8º LUGAR        3 PONTOS
4º LUGAR        7 PONTOS                9º LUGAR        2 PONTOS
5º LUGAR        6 PONTOS                10º LUGAR        1 PONTO

3.4.1) - Na 3ª  etapa a pontuação do item 3.3  será acrescida em 50%.
3.4.2) - Na 4ª etapa a pontuação do item 3.3 será acrescida em 100%.
3.6)    CRITÉRIO DE DESEMPATE:
3.5.1) – Na Etapa: Resultado da Cronometragem, após melhor volta, segunda melhor volta e assim sucessivamente;
3.5.2) – Na Copa: 1- Melhor colocação na última etapa; 2 - Maior nº de vitórias em baterias; 3 - Maior nº de segundos lugares, de terceiros lugares e assim sucessivamente.

ART. 04 – BRIEFING: Será obrigatório o comparecimento de todos os pilotos.  O piloto que não comparecer, sem justificativa plausível, largará no final do grid, e, sendo mais de um piloto, estes obedecendo à ordem de inscrição.

ART. 05 – TOMADA DE TEMPO: A tomada de tempo será realizada por sorteio, 10 (dez) minutos antes da largada.

ART. 06 – PROVA: A formação do Grid de Largada será de acordo com o sorteio, os karts serão alinhados lado a lado, com o pneu traseiro (lado do freio) na linha branca no lado de dentro da pista, inclinado a 45º (quarenta e cinco graus), do primeiro a último colocado.

6.1 - A largada será do tipo "Le Mans" sendo unicamente permitida a presença de um membro da equipe devidamente identificado com jaleco, para segurar o kart.

6.2 - Dado o início da Prova, o kart que desrespeitar as linhas que limitam a pista obtendo alguma vantagem, sofrerá um Stop Go a ser cumprido em local previamente determinado, após análise dos Comissários Desportivos.

6.3 - A Prova terá a seguinte disposição:
A Prova terá três (03) janelas obrigatórias, sendo que a primeira e terceira janelas terám um tempo de abertura de (10) dez minutos, e a segunda janela obrigatória terá um tempo de (15) quinze minutos, nesta será obrigatório o abastecimento do kart.
Cada kart terá que ficar parado obrigatóriamente por (03) três minutos em cada janela.

Largada    1ª Janela        2ª Janela        3ª Janela        Chegada

12:00        12:25 a 12:35        12:55 a 13:10        13:25 a 13:35        14:00
pesagem        pesagem        pesagem        pesagem
Abastecimento

6.4 - O não cumprimento desta parada obrigatória o piloto será penalizado em 10 (dez) voltas no resultado final da Prova, por infração.

ART. 07 – QUEIMA DE LARGADA: Os concorrentes deverão estar com os karts dispostos paralelamente em ângulo de 45º (quarenta e cinco graus), estilo LE MANS, com motores em funcionamento, imóveis até o sinal de largada. Qualquer movimento será considerado queima de largada, e a penalização será de (05) cinco voltas no resultado final da Prova.

ART. 08 - FORMAÇÃO DO GRID: A formação do grid será por sorteio (Largada).

ART. 09 - TREINO: Serão (02) dois treino livres, realizado conforme a programação da etapa e com duração de 10 (dez) minutos cada. Será realizado com combustível adquirido da Organização.

ART. 10 - PUBLICIDADE: Deverá ser reservado 01 (um) espaço de 10 cm x 15 cm para os organizadores da prova na carenagem frontal (gravata) e carenagem Lateral (baú).
10.1)    Se o concorrente comprovar antecipadamente um patrocínio que seja conflitante com o da prova, poderá abster-se desta publicação.

ART. 11 - PENALIDADES: O piloto que receber a bandeira de advertência, será penalizado em 01 (uma) volta ao final da prova, esta penalização poderá ser imposta por até três (03) vezes, após, o piloto será desclassificado da Prova. As demais penalidades serão de acordo com o RNK / CBA 2011.

ART. 12 – PREMIAÇÃO: Nas Etapas serão premiados os (03) três melhores colocados com troféu. Na Copa Paranaense de Endurance de Kart – 2011, ao final das quatro etapas os três melhores colocados serão premiados com troféu.

ART. 13 – TROCA DE MOTOR: Para a categoria F-4, a troca de motor será autorizada pelo locador dos mesmo, e o piloto sofrerá a penalização de perda de (02) duas posições, para cada troca, no resultado final da Etapa.

ART. 14 – PNEU: Os pneus serão de selo vermelho e de livre procedência, novo ou usado, desde que ofereça segurança.

ART. 15 – RELAÇÃO: Pinhão 13 dentes e coroa 42 dentes, corrente (moto) passo de 428;

ART. 16 – PESO: O peso regulamentar kart/piloto é de 183 kg. 

ART. 16 – DA GERAL: Todas as dúvidas, controvérsias, ou questões em conflito neste Regulamento Desportivo, serão esclarecidas de acordo com o disposto no Regulamento Nacional de Kart – RNK – 2011.

Pinhais, PR, fevereiro de 2011.



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Rubens M. Gatti                    Alexandre Lagana
Federação Paranaense de Automobilismo        Comissão Paranaense de Kart - FPRA


Imprima a Ficha de Inscrição:

 

Última atualização ( Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 04:20 )