500 Milhas – Confira o resultado final completo!

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Lá se vão dezenove anos, desde a primeira edição da 500 Milhas de Kart Granja Viana, ao final da temporada de 1997. A longa prova de resistência é, por essência, uma festa, um encontro entre amigos ao final de cada temporada. Amigos cuja atividade é acelerar fundo, seja profissionalmente, seja em busca de uma carreira, ou seja, ainda, de simples forma amadora. Aliás, amadora todas são, já que se corre por puro amor, profunda paixão pela velocidade.

A festa cresceu. De poucos karts sem carenagem e dois motores de 5,5hp, a corrida se tornou evento internacional, recebendo pilotos de F1, Indycar, Mundial de Endurance, GT, Stock Car, Turismo, Caminhão e até carrinho de rolemã e Autorama. Democrática, recebe de piloto de F1 ao Zézinho da padaria, que anda “no capricho” – como diria o narrador Sergio Mauricio Droge – de kart de locação. O popular e indefectível kart indoor.

Saiu do palco tradicional e foi parar, por cinco anos, em Santa Catarina, no belíssimo Kartódromo Beto Carreiro, desenhado por Hermann Tilke, o sujeito que fez as mais modernas pistas da F1.

Agora desembarcou no pujante interior paulista, tendo como novo palco a icônica pista do Kartódromo de Limeira, que não vivia seus melhores dias, mas recebeu um bom “face-lift” que o deixou em condições de receber dignamente entusiasmados competidores.

Não foi o melhor ano em numero de competidores. A crise econômica, a “novidade” do palco e outros fatores trouxeram grids magrinhos aos eventos paralelos – Cadete, classes Rotax e Shifter Kart -, mas manteve a diversidade das motos e da corrida com artistas e gente famosa. Mas isso não mudou o esmero e planejamento de equipes  como a Fittipaldi – que venceu mais uma vez – e a gostosa irreverência de competidores, como os Matogrossenses dos karts Red Bode e Bode Rosso, em divertida alusão às poderosas equipes Red Bull e Toro Rosso, bem como ao festejado preparador Zé do Bode. Tinha até o logotipo com dois bodinhos se encarando sobre uma meia lua amarela, bem ao estilo do logotipo oficial da Red Bull.

Não venceram a corrida, mas, decerto, venceram pelo “fair-play”, que fez todo mundo sorrir.

A vitória ficou com a galáctica equipe Fittipaldi, que fez dobradinha com seus kart #2 e #1, respectivamente. Tudo perfeito. Na tocada magistral de seus pilotos, na estratégia correta e, até na opção pelo ótimo chassis Kart Mini. O #02 Fittipaldi percorreu 644 voltas em 12h00m02s166, recebendo a checkered flag com o competentíssimo Dennis Dirani. O mesmo numero de voltas que seu co-irmão #1 Fittipaldi, que liderou a corrida, com Vitor Meira, até restarem apenas oito voltas para o final, mas precisou parar para um providencial “splash” de combustível, já que a pane seca se avizinhava.

Assim, o primeiro kart a completar a corrida de endurance entre os mortais foi o #777 Bifarma, carro multi-familiar de gente que acelera muito: Os três irmãos Coletta e os Reis, sempre aditados de João Cunha, Keka Teixeira e Peterson Nakamura. Só pé pesado. Na verdade, pesadíssimos!

Bom desempenho, também, do #555 Cifarma, kart que foi tocado por Valdeno Brito (Stock Car), Thiago Azalini (Marcas e Pilotos), Guto Matiazi (Brasileiro de Turismo), Renato Braga (Brasileiro de Turismo),  Giovani Bindança, Lucas "Bocão" Souza e Bruno Muggler. Completaram na quarta posição, com uma apresentação impecável. Sempre figurando entre os lideres. O outro carro da equipe, com os mesmo pilotos, estava no top ten até o finalzinho da corrida, mas, como o #1 Fitti, teve de entrar para um golinho de combustível, que o jogou para a P12. Também honrosa, para sorriso de Decio Azallini...

Os #72 Hanier CRG Brasil e #71 Hanier CRG Brasil, carros capitaneados por Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Giaffone, ficaram com as P7 e P8, respectivamente.

Nem todo mundo lembra, mas existem outros vencedores na 500 Milhas, os competidores da Classe B. Para quem não sabe, a “Bezona” é formada pelos karts que não  se  classificaram  para  a  prova Top Qualify e que, também, não completaram a 500 Milhas entre os seis primeiros colocados da geral.

Assim, a vitória ficou com o carro #88 Claro/ Locres, conduzido pelo sexteto, Beto Monteiro, Renato Lopes, Gustavo Yacaman, Sandro Soares, Daniel Suarez e Carlos Crespo, que completou a corrida na P11 da geral. É de ressaltar que o colombiano Yacaman foi terceiro colocado no Mundial de Endurance (WEC) 2015, na formação do trio latino-americano do carro #28 Ligier JS P2 (LMP2), ao lado do brasileiro Pipo Derani e do mexicano Ricardo Gonzalez.

A segunda colocação final da classe B ficou com o #500 Seletiva 500, cuja tripulação era composta por seis pilotos amadores selecionados em um evento criado pelos pilotos Leonardo Jafet e Rafael Azrak.

Outro destaque foi o kart #23 TR3, equipe comandada por Waltinho Travaglini e que contou com os pilotos Luca Travaglini, Carlo Collet, Pietro Guglielmi e José Antonio. Embora tenha completado na decima sexta posição, andou muito tempo entre os dez primeiros – Luca Travaglini era P4 – e dava pinta que ia chegar bem classificado, principalmente durante os stints de Luca Travaglini e de Carlo Collet. Mas problemas com os freios mudaram o panorama mais otimista.

Ainda não se pode deixar de destacar os carros da equipe Ygor Racing, o #18 Executive e o #80 Executive Master. Pouca gente lembra (ou sabe), mas a equipe é comandada por Ygor Galli, genro do falecido “ás do volante” Camilo Christófaro, o Lobo do Canindé que venceu de tudo com sua famosa Carreteira Chevolet Corvette, a #18. Até por isso os “old boys” da Ygor Racing sempre usam nas pistas o numeral 18.

Pilotados por Zé Raul Girondi, Carlos Abreu, Vicente Borges, Fernando Meira, Welson Jacometti, Domingos Iorio, Eduardo Abrantes, Edu Violante, Munir Aboissa e Rafael Piazzon, o #80 Executive Master foi P20 na classificação geral (quinto da classe B) e o #18 Executive ficou com a P31 final, após ter problemas de motor e perder muitas posições.

Resultado final da 500 Milhas de Kart Granja Viana:

1.- #02 Fittipaldi , com 644 voltas em 12:00:02.166
2.- #01 Fittipaldi, à 41.681
3.- #777 Bifarma.com.br, com 642 voltas
4.- #555 Cifarma, com 641 voltas
5.- #34 N.A. Racing, com 640 voltas
6.- #49 KFF Pro Racing, à 12.391
7.- #72 Hanier CRG Brasil, com 638 voltas
8.- #71 Hanier CRG Brasil, com 637 voltas
9.- #213 Nelsinho Competições, à 36.609
10.- #12 KFF Pro Racing, com 635 voltas
11.- #88 Claro/ Locres (B), à 10.688
12.- #55 Cifarma, com 632 voltas
13.- #500 Seletiva 500 (B), à 19.457
14.- #13 Spirit Sports, com 629 voltas
15.- #128 GP 28 (B), à 16.553
16.- #23 TR3, à 26.912
17.- #00 KFF Pro Racing, com 625 voltas
18.- #33 N.A. Racing, com 624 voltas
19.- #07 MG Tyres/ WR/ Sabia (B), com 623 voltas
20.- #80 Executive Master (B), com 622 voltas
21.- #19 RB3 Sport Team/ PDC, com 621 voltas
22.- #358 Bode Rosso (B), com 617 voltas
23.- #39 RR Racing Team (B), com 616 voltas
24.- #06 Capifer/Tatu/Unimed-Lime (B), à  19.846
25.- #09 KFF Pro Racing (B), com 613 voltas
26.- #52 DF Sêniors (B), com 612 voltas
27.- #62 RR Racing Team, à 33.743
28.- #113 Spirit Sports (B), com 606 voltas
29.- #41 KFF Pro Racing (B), com 602 voltas
30.- #73 Hanier CRG Brasil, à 30.663
31.- #18 Executive (B), à 51.091
32.- #32 N.A. Racing (B), com 601 voltas
33.- #155 Itajai Speed Team (B), com 600 voltas
34.- #25 RR Racing Team, com 594 voltas
35.- #444 RR Racing Team (B), com 588 voltas
36.- #14 Magrão Racing (B), com 586 voltas
37.- #118 RXM/ SZR/ Sabia (B), com 585 voltas
38.- #77 Bifarma.com.br (B), com 584 voltas
39.- #301 Bifarma.com.br (B), com 539 voltas
40.- #28 MV Racing (B),com 499 voltas
41.- #08 Claro/ Locres, à 59:42.672
42.- #357 Red Bode (B), com 440 voltas
43.- #05 Capifer/Tatu/Unimed-Lime (B), à 2:24.638
44.- #377 Bifarma.com.br, com 436 voltas


Última atualização ( Ter, 22 de Dezembro de 2015 05:19 )