Amador – Enkasp reuniu em prova de gala o melhor do kartismo amador de São Paulo

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Estratégia e sorte definiram o resultado final da oitava edição do Enkasp- Encontro de Kartistas de São Paulo, já que extrema qualidade de pilotagem era o que não faltava aos componentes dos vinte e sete conjuntos que lutaram na pista pela vitória. Afinal ali estavam reunidos em uma prova de altíssimo nível os mais destacados pilotos de kart amador do Estado de São Paulo, bem como alguns “botas” de respeito de outros estados.

Essa qualidade fica comprovada por dois fatos incontestes: A constante e grande alternância em todas as posições ao longo das cinco horas ininterruptas de corrida e a total ausência de qualquer acidente digno de nota. Apenas alguns naturais pequenos toques entre os competidores no calor da disputa, bem como a ocorrência de poucas rodadas com bólidos que não dispõem de ajustes prévios. Era sentar no kart “da vez” e mandar o sapato. Coisa de quem sabe (e bem) o que faz!

Cada kart inscrito representava um clube organizador de corridas de kart amador e dessa forma os clubes que não fugiram da raia não perderam a oportunidade de mostrar que talento é o que não falta em seus quadros. E com o livro de regras nas mãos os estrategistas das equipes trataram de colocar em ação seus planos de ação.

Bólidos lastreados para o peso mínimo do piloto de 85 quilogramas, oito paradas obrigatórias, com a também obrigatoriedade de realizarem oito voltas com o tempo mínimo de oito minutos e tempo máximo de “tocada” de 40 minutos, eram a equação a ser resolvida pelos estrategistas para as cinco horas da prova de endurance. A cada parada era obrigatória a substituição do kart e do piloto que estava no comando, mesmo que essa parada se desse por eventual defeito do micromonoposto.

Sorteados os carros os 27 bólidos partiram para a tomada de tempos classificatórios, de apenas cinco minutos. A pole position fixou com o kart 5 GP Kart (M. Pereira/ E. Pereira/ E. Correia), que sob o comando do velocíssimo Mauricio Pereira cravou a marca de 1m01s255. A segunda posição da grelha de partida ficou com o kart 2 CPKA (M. Mesquita/ C. Sartori/ M. Padovan), que estabeleceu exatamente o mesmo tempo de volta, igualando em décimos e milésimos de segundo o #5 GP Kart. Curiosamente ambos marcaram a flying lap na quinta passagem, ficando o “desempate” para o segundo melhor tempo de volta dos representantes da GP Kart e CPKA.

Prova inequívoca que a corria ia pegar fogo!

A segunda fila do partidor foi formada pelos karts 4 GP Kart (S. Santos/ D. Souza/ G. Zanella) e 24 Kipa (R. Varca/ C. Vieira/ D. Rodrigues). Tetracampeã (seguida) do Enkasp, a representação do Kartingas ficou com a quinta posição com o kart #6, sendo ladeado pelo #14 Kart GP.

O detalhe que não pode passar desapercebido é que os dezenove primeiros do grid estavam separados por menos de um segundo.

Terminada a pratica classificatória os competidores partiram para a formação do grid, com largada imediata, realizada de forma lançada, após uma volta de apresentação e aquecimento. Autorizada a largada, Mauricio Pereira manteve a ponta com o #5 GP Kart, abrindo boa vantagem para os karts #4 GP Kart, #24 Kipa, #2 CPKA, #6 Kartingas e 14 Kart GP que - nessa ordem - chegaram embolados da Curva 1 do circuito.

Fechada a primeira passagem, a vantagem do #5 sobre os demais competidores era pífia, já que recebia sinalização determinado um “stop’n go” por queima de largada. O #24 Kipa acabou fora do pelotão dianteiro, pois após um choque com outro kart no contorno do “S” logo após a primeira curva do traçado, acabou jogado para o final do pelotão.  Com isso a liderança passou para o #14 Kart GP, que ultrapassou o #4 GP Kart ao final da reta dos boxes, na abertura da volta dois. O #22 APKA vinha em terceiro, seguido de perto pelo #3 CPKA e #6 Kartingas, que fechavam na seqüência os cinco primeiros.

Nem mesmo o forte calor reinante no domingo paulistano serviu para arrefecer os ânimos dos “fast drivers” que faziam uma apresentação primorosa, digna de encher os olhos de quem gosta de ver uma corrida bem disputada, apertadíssima, mas com muito respeito e fair-play entre os participantes.

Aliás, cabe aqui um aviso para aqueles que habitualmente torcem o pomposo nariz quando se fala em prova de kart de locação: Kart amador não é corridinha de bate-bate de parquinho de diversão. Ao optarem por competir com “baratas” mais pesadas e sem os ajustes de set-up, trocas de eixos, mangas, cubos, carburadores, relação de transmissão e toda aquela cara e habitual parafernália das corridas do kartismo dito “profissional” – mas, que na verdade é tão amador quanto o de locação -, a diferença passa a ser exclusivamente em função da competência, da habilidade e talento dos pilotos. Mormente quando se utilizam para as provas karts com o apuro dos fornecidos pelo Kartódromo Granja Viana para aluguel. Cada micromonoposto é meticulosamente inspecionado, ajustado e com seus motores equalizados constantemente em dinamômetro.

Engana-se quem acredita na história da carochinha que piloto amador, piloto que corre com kart indoor é de somenos qualidade. Pilotos de renome (até) internacional, quando se aventuram a competir com “amadores” do naipe apresentado no Enkasp e que não estejam habituados a tocada refinada e sem erros que esses bólidos exigem, normalmente saem do habitáculo corados de vergonha por andarem segurando a lanterninha. Portanto, competidor de provas amadoras é piloto sim, e com “P” maiúsculo!


Well, mas a corrida do VIII Enkasp já estava com 95 voltas e uma hora e 43 minutos de duração. Na ponta uma (boa) surpresa: O kart 11 Nazcar (Al. Nazario/ Na. Nazario/ E. Glesser) que havia partido na oitava posição do grid, ocupava a liderança de prova. Não era certamente o kart mais rápido na pista, mas a correta estratégia e uma regularidade impressionante faziam a diferença. Na mesma volta apenas mais dois concorrentes, o #7 Kartingas (E. Oliveira/ A. Nishida/ L. Gritechers/ E. Yudi/ F. Laranjo/ M. Julião/ R. Lorente/ A. Lopes/ N. Alcântara), a apenas 338 milésimos de segundo atrás e o # 5 GP Kart, a 2s021.

Com 94 voltas completadas vinham, na seqüência, o #16 Speed Racer (P. Persinotto/ J. Pattaro), o 1 CPKA (W. Capraro/ P. Nakamura/ M. Castro), o #3 CPKA (R. Sgarbi/ J. Mauro) e o #18 APKA (A. Pombo/ C. Souza/ A. Silva/ Peru/ J. Granjeiro/ S. Malucelli/ L. Zacante). Completavam o top tem os karts #15 Speed Racer (A. Chiarella/ L. Saraiva/ P. Bagnati), o #8 Kartingas (A. Lopes/ F. Nascimento/ N. Alcântara/ J. Fernandes) e o #19 APKA (A. Pombo/ C. Souza/ A. Silva/ Peru/ J. Granjeiro/ S. Malucelli/ L. Zacante).

 



Mas a troca de posições e liderança era a constante da prova e dezoito voltas depois o panorama era totalmente diferente, com o #7 Kartingas na ponta, seguido pelo #3 CPKA, o #16 Speed Racer, o #11 Nazcar em quarto e o 15 Speed Racer na quinta posição.

 

 

 

A sorte começava, também, a exercer sua influência e alguns karts não resistiam ao calor da tarde de domingo e da disputa acirrada. Com 251 voltas completadas e a prova entrando em seu ocaso, o #11 Nazcar estava de volta à ponta da corrida, agora com o #18 APKA na vice-liderança e o #1 CPKA na terceira posição. Verdadeiro bicho-papão das quatro ultimas edições do Enkasp, o #7 Kartingas era o quinto colocado, logo atrás do 27 Kart São Paulo (O. Resende/ T. Kaki/ A. Kaki)

Com exatas cinco horas, 39 segundos e 366 milésimos, a bandeira a quadros tremulou na reta principal do Kartódromo Internacional Granja Viana, consagrando o trio do kart 11 Nazcar como vencedores da oitava edição do Enkasp. Merecidíssima conquista, diga-se, já que fruto de uma performance irretocável e digna da precisão de um relógio suíço por todos os componentes da equipe!

A inteligência e cuidadosa estratégia renderam ao 18 APKA a segunda colocação final, já que souberam valer-se das lacunas do regulamento de prova, optando por receber a punição imposta pela falta da oitava parada (redução de duas voltas no total de prova) e deixando de perder precioso tempo com a parada derradeira (e conseqüente volta de três minutos, o que é mais que duas voltas no traçado adotado). Jorge Granjeiro é, certamente, herdeiro direto do mago Gordon Murray, responsável por dezenas de vitórias e dois títulos na F1 de Nelson Piquet. O #18 APKA ficou com 273 voltas, uma atrás do conjunto vencedor.

Na terceira colocação completou o kart 7 Kartingas, também com 273 voltas completadas, mas com 39s938 de desvantagem para o #18 APKA e 11s334 de vantagem para o #17 Kart Master (R. Mesquita/ D. Ruggier/ R. Mantovani), que ficou com a quarta colocação final.

O quinto colocado fio o kart 3 CPKA, também com 273 voltas, o mesmo numero de giros completados pelo 27 Kart São Paulo, que completou o sexteto do pódio.

Que venha o IX Enkasp, abrindo a temporada de 2012!

 

Fotos oficiais

 

A equipe do Planet Kart produziu no VIII Enkasp mais de 8.000 fotos digitais em alta resolução, que já estão disponíveis para os pilotos e equipes que queiram eternizar e guardar como recordação (além de poder mostrar para a sogra) momentos de uma corrida fantástica.

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Confira o resultado final do Enkasp VIII:

1.- #11 Nazcar (Al. Nazario/ Na. Nazario/ E. Glesser)
2.- #18 APKA (A. Pombo/ C. Souza/ A. Silva/ Peru/ J. Granjeiro/ S. Malucelli/ L. Zacante)
3.- #7 Kartingas (E. Oliveira/ A. Nishida/ L. Gritechers/ E. Yudi/ F. Laranjo/ M. Julião/ R. Lorente/ F. Nascimento/ J. Fernandes)
4.- #17 Kart Master (R. Mesquita/ D. Ruggier/ R. Mantovani)
5.- #3 CPKA (R. Sgarbi/ J. Mauro)
6.- #27 Kart São Paulo (O. Resende/ T. Kaki/ A. Kaki)
7.- #14 Kart GP (F. Jorge/ J. Tubino/ M. Jansley)
8.- #1 CPKA (W. Capraro/ P. Nakamura/ M. Castro), o #3 CPKA (R. Sgarbi/ J. Mauro)
9.- #5 GP Kart (M. Pereira/ E. Pereira/ E. Correia)
10.- #2 CPKA (M. Mesquita/ C. Sartori/ M. Padovan)
11.- #23 Kipa (R. Varca/ G. Zimmerman/ A. Moura)
12.- #26 Kipa (F. Dappollonio/ F. Susca/ J. Mendes/ M. Clares)
13.- #16 Speed Racer (P. Persinotto/ J. Pattaro)
14.- #15 Speed Racer (A. Chiarella/ L. Saraiva/ P. Bagneti)
15.- #21 APKA (B. Biondo/ P. Sanchez/ F. Feitosa/ M. Bullara)
16.- #10 Pangaré (A. Lacava/ B. Lucchetti/ Re. Citrini/ Ro. Citrini)
17.- #4 GP Kart (S. Santos/ D. Souza/ G. Zanella) e 24 Kipa (R. Varca/ C. Vieira/ D. Rodrigues)
18.- #8 Katingas (A. Lopes/ F. Nascimento/ N. Alcântara/ J. Fernandes)
19.- #6 Kartingas (E. Oliveira/ A. Nishida/ L. Gritechers/ E. Yudi/ F. Laranjo/ M. Julião/ R. Lorente/ A. Lopes/ N. Alcântara)
20.- #9 Amika (J. Silva/ T. Cortizo/ H. Bota/ F. Masteguim)
21.- #13 Kart X (F. Buckeridge/ J. Sette/ B. Souza/ J. Junior/ R. Menegueli)
22.- #24 Kipa (R. Varca/ C. Vieira/ D. Rodrigues)
23.- #25 Kipa (F. Monteiro/ G. Martins/ F. Champs/ R. Prete)
24.- #22 APKA (A. Biondo/ N. Queiroz/ O. Lofti/ A. Egidio)
25.- #12 FIKA (F. Chimenti/ B. Tognozzi/ A. Cardoso/ M. Biasoli/ E. de Barros/ L. Almeida/ A. Carvalho/ P. Rodrigues)
26.- #19 APKA (A. Pombo/ C. Souza/ A. Silva/ Peru/ J. Granjeiro/ S. Malucelli/ L. Zacante)
27.- #20 APKA (B. Biondo/ P. Sanchez/ F. Feitosa/ M. Bullara)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Sex, 11 de Fevereiro de 2011 13:14 )