O experiente kartista de Bragança Paulista José Raul Girondi (Ortodontia Girondi/ Ygor Kart Racing) participou no ultimo final de semana (30/11, 1 e 2/12) da XI 500 Milhas de Kart Granja Viana, prova de gala do kartismo brasileiro realizada em Cotia – região metropolitana de São Paulo – no Kartódromo Internacional Granja Viana e disputando curvas e freadas com Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Massa.
O kart da equipe Acument By Ygor Kart Racing carrega com respeito o numero 18, numeral mítico na história do automobilismo brasileiro, já que imortalizado na mais famosa “carretera” de nossas pistas, a do às do volante Camilo Christófaro, o Lobo do Canindé. Não à toa esse numero sempre representa o principal bólido da Ygor Kart Racing, já que o team owner Ygor Galli é nada menos que genro do falecido campeão de nossas pistas.
Assim, com esse pedigree, o kart #18 Acument Global Technologies/ Ortodontia Girondi/ Chavetas/ Racha.com.br/ Ygor Racing naturalmente esteve sempre entres os mais velozes nos treinos livres realizados no decorrer da semana, cristalizando a expectativa no experiente quarteto de pilotos José Raul/ Dago Filho/ Roberto Azana/ Carlos Abreu de um bom posicionamento no grid de largada. Todavia, com o kart ajustado para melhor rendimento com pista fria – a maior parte da prova é realizada no período noturno e com essas condições -, José Raul não conseguiu na pratica classificatória, que definiu as posições no grid de largada, o mesmo desempenho que vinha apresentando nos treinos livres e garantiu apenas a 44ª posição na grelha formada por 68 karts.
Tal posicionamento não chega a ser um grande “problema”, ao se considerar que a 500 Milhas de Kart é uma prova com cerca de dez horas e meia de duração, nas quais a regularidade, eficiência no trabalho de box e uma certa dose de sorte são os elementos fundamentais. Mas largar do meio do pelotão para trás pode ser um “complicador” a mais, já que em meio a uma verdadeira plêiade de pilotos menos experientes e com risco de um acidente nas primeiras voltas potencializado.
E foi exatamente isso que aconteceu. Com os karts alinhados em 45º - largada estilo Le Mans – e pilotos perfilados no lado oposto da pista, o presidente da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo desfraldou a bandeira verde, autorizando o inicio da longa maratona. Na terceira curva do seletivo circuito o primeiro acidente, com vários karts fora da pista e entre eles o 18 Acument By Ygor Kart Racing de José Raul, que somente conseguiu retornar à pista na ultima posição.
A partir de então a “tática” seria acelerar o máximo possível, para recuperar posições e entregar o kart para o próximo piloto da equipe o mais adiante possível. Com motores fornecidos pela organização e sorteados entre os participantes, o equilíbrio era a tônica e ultrapassar a mais difícil das tarefas. Mesmo assim, José Raul conquistou 38 posições em seu turno de pouco mais de uma hora, entregando para Roberto Azana o veloz #18 na 30ª colocação.
Ainda nas primeiras votas da “tocada” de Azana novo acidente, que determinou a quebra da embreagem com longa para nos boxes para substituição do motor e conseqüente perda de várias posições. Mesmo assim o kart mostrava-se competitivo e retornou fazendo novamente muitas ultrapassagens, até ocupar a 15ª colocação logo após ser ultrapassada a metade das 640 voltas previstas.
No turno de Dago Filho, nova quebra da unidade propulsora e conseqüente perda de muitas posições para sua substituição. A prova estava irremediavelmente perdida, com mais de 30 voltas de desvantagem para o kart líder, o micromonoposto #72 de Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Renato Russo e Lucas Di Grassi, o provável novo piloto de testes da equipe Renault F1.
A prova foi encerrada antecipadamente, na 581ª passagem, após ocorrerem duas panes no sistema de cronometragem. A vitória ficou nas mãos do quarteto do #72 HSBC/ Caras/ Assolan, a sétima de Rubens Barrichello e Tony Kanaan.
“Tenho certeza que o #18 tinha plenas condições de chegar em uma ótima posição e poderíamos agora estar comemorando o pódio ao lado do Rubinho e do Tony, mas corridas são assim mesmo e não podemos ficar lamentando os acidentes e quebras que nos prejudicaram. Nossa participação foi positiva e já provamos anteriormente que somos vencedores, conquistando o vice-campeonato brasileiro de endurance e estando sempre entre os lideres nas principais provas de resistência no Brasil. Portanto esses problemas que surgem nas corridas apenas nos dão força para trabalhar mais ainda e buscar a vitória na próxima corrida” analisou o bragantino José Raul Girondi,
Confira o resultado final da 500 Milhas de Kart Granja Viana 2007:
- 1) 72-HSBC/ Caras/ Assolan, com 581 voltas em 10h35m41s829
- 2) 71-HSBC/ Caras/ Assolan, à 3s179
- 3) 29-Petrobras Carcasci, a 5s635
- 4) 41-Targh 400/ Dolly, a 43s195
- 5) 3-Piquet Sports, a 2 voltas
- 6) 28-Piquet Sports, a 2 voltas
- 7) 135-Spirit Sports, a 3 voltas
- 8) 34-Bomix 1, a 3 voltas
- 9) 77-Win Brasil Motorsport, a 3 voltas
- 10) 115-LP Kart Performance, a 5 voltas
- 11) 110-MG / Cabot / BV Financeira / Pujol, a 7 voltas
- 12) 74-Loctite/ Henkel, a 7 voltas
- 13) 107-BSRKC, a 7 voltas
- 14) 109-MG/ Cabot / BV Financeira, a 9 voltas
- 15) 38-Tejofran Power Segurança, a 9 voltas
- 16) 170-Massoni Racing, a 10 voltas
- 17) 111-LC Racing, a 10 voltas
- 18) 334-Nitrogeni Race Team, a 10 voltas
- 19) 75- Power Kart Motorsport, a 11 voltas
- 20) 45-MV/ Marba e Qualy, a 11 voltas
- 21) 333-Margeon/ Randon, a 14 voltas
- 22) 142-Lofty/ C&C, a 14 voltas
- 23) 2-Jonas Kart, a 14 voltas
- 24) 26-VKR, a 15 voltas
- 25) 23-ONS/ Enigma Racing, a 16 voltas
- 26) 12-Digi System Duro/ Porto Alcobaça, a 16 voltas
- 27) 286-Cinho Racing, a 16 voltas
- 28) 4-Piquet Sports, a 17 voltas
- 29) 10-CPDB Star Team, a 17 voltas
- 30) 92-Loctite, a 17 voltas
- 31) 33-Kartzoom/ Dolly, a 18 voltas
- 32) 9-M Riberi Motorsport, a 22 voltas
- 33) 69-Bomix 2 , a 22 voltas
- 34) 6-TR3 Motorsport, a 23 voltas
- 35) 777-Win Brasil Motorsport, à 25 voltas
- 36) 108-MG Tyres/ Cabot, a 26 voltas
- 37) 971-Speed 500 Racing, a 26 voltas
- 38) 8-Aboissa Racing Team, a 27 voltas
- 39) 63-Microboar/ Sabiá, a 30 voltas
- 40) 18-Acument By Ygor Kart Racing, a 31 voltas
- 41) 112-Chicas Racing Feminina, a 34 voltas
- 42) 27-Atrade Forwarding Racing, a 34 voltas
- 43) 40-Targh 400/ Dolly, a 36 voltas
- 44) 177-Web Motors, a 38 voltas
- 45) 100-Stop Aço Racing/ Marlia Racing, a 38 voltas
- 46) 101-Foz Iguaçu/ Girotto Racing/ C. A, a 39 voltas
- 47) 53-Ferrari K CMKG, a 40 voltas
- 48) 11-Loctite/ Henkel, a 43 voltas
- 49) 42-Lofty / C&C, a 44 voltas
- 50) 500-Cisão Motorsport/ Mingo Racing, a 51 voltas
- 51) 80-Fernando Meira, a 52 voltas
- 52) 977-Clube de Saúde, a 54 voltas
- 53) 32-Filomena Zsa Zsa/ RQX, a 54 voltas
- 54) 87-GTP, a 55 voltas
- 55) 99-Enigma Racing, a 56 voltas
- 56) 13-Spirit Sports, a 58 voltas
- 57) 5-Alcatéia, a 59 voltas
- 58) 97-Speed 500 Racing, a 65 voltas
- 59) 48-Kart Store/ Gordinho Racing, a 77 voltas
- 60) 24-Rio Kart 500, a 90 voltas
- 61) 90-Wal Racing, a 93 voltas
- 62) 19-GTP/ Massa, a 106 voltas
- 63) 1- Fittipaldi, a 122 voltas
- 64) 35-CKS/ Yes/ Gaspenha/ Oklahoma, a 162 voltas
- 65) 22-Stop Aço Racing/ Marlia Racing, a 184 voltas
- 66) 88-Red Bulletin Racing, a 247 voltas
- 67) 25-Massoni Racing, a 346 voltas
- 68) 7-MS Team, a 369 voltas